Livro de Ezequiel (Ez) - Capítulo 16

1JERUSALÉM, ESPOSA INFIEL
A palavra do SENHOR veio a mim nestes termos:
2?Filho do homem, faze Jerusalém conhecer suas abominações.
3Dirás: Assim diz o SENHOR Deus para Jerusalém: Por tua origem e nascimento és da terra de Canaã. Teu pai era um amorreu e tua mãe, uma ateia.
4E como foi o teu nascimento? Quando nasceste, não te cortaram o cordão umbilical, não foste banhada em água para te limpar, nem esfregada com salmoura, nem envolvida em faixas.
5Ninguém teve dó de ti, prestando-te um destes serviços por compaixão. Ao contrário, no dia em que nasceste deixaram-te exposta em campo aberto, pela repugnância que causavas.
6Então eu passei junto de ti e vi que te revolvias no próprio sangue. E eu te disse, enquanto jazias em teu sangue: Vive!
7Eu te fiz crescer exuberante qual planta silvestre. Tu cresceste e te desenvolveste, entrando na puberdade. Teus seios se formaram e os cabelos cresceram, mas estavas inteiramente nua.
8Passando junto de ti, percebi que tinhas chegado à idade do amor. Estendi o manto sobre ti para cobrir a nudez. Eu te fiz um juramento, estabelecendo uma aliança contigo ? oráculo do SENHOR Deus ? e passaste a ser minha.
9Banhei-te na água, limpei-te do sangue e te ungi com óleo.
10Eu te revesti de roupas bordadas, calcei-te com sandálias de pele fina, cingi-te com faixa de linho e te cobri de seda.
11Adornei-te com jóias, pus braceletes em tuas mãos e um colar no pescoço.
12Eu te pus um anel no nariz, brincos nas orelhas e uma magnífica coroa na cabeça.
13Estavas ornada de ouro e de prata, tuas vestimentas eram de linho finíssimo, de seda e de bordados. Eu te nutria com flor de farinha, mel e óleo. Ficaste extremamente bela e chegaste à realeza.
14Tua fama espalhou-se entre as nações por causa de tua beleza, pois eras perfeita, devido ao esplendor com que te cobri ? oráculo do SENHOR Deus.
15Mas puseste tua confiança na beleza e te prostituíste graças à tua fama. Tu te oferecias desavergonhadamente a qualquer um que passasse e lhe pertencias.
16Tomaste tuas vestes para fazeres lugares altos de várias cores e ali te prostituíres, como jamais se fez nem se fará.
17Tomaste as jóias de ouro e de prata que te dei e fabricaste para ti imagens de homens, com as quais te prostituíste.
18Tomaste tuas vestes bordadas para cobri-los, colocando diante deles o meu óleo e o meu incenso.
19O pão que te dei, a flor de farinha, o óleo e o mel com que te alimentei, puseste-os diante deles como suave odor; e isso de fato aconteceu ? oráculo do SENHOR Deus.
20Tomaste teus filhos e tuas filhas, que para mim havias dado à luz, e lhes ofereceste em sacrifício, para que os devorassem. Não te bastavam as prostituições,
21para ainda imolares e ofereceres meus filhos, consagrando-os em sua honra?
22Em meio a tantas abominações e prostituições não te lembraste dos dias de tua juventude quando, inteiramente nua, te revolvias no próprio sangue.
23Ora, após tanta maldade ? ai! ai de ti! oráculo do SENHOR Deus ?
24construíste para ti um pódio e fizeste estrados |para te prostituir| em cada praça pública.
25Em cada esquina de rua construíste estrados, aviltaste tua beleza e abriste as pernas para qualquer um que passasse, multiplicando tuas prostituições.
26Tu te prostituíste com os egípcios, teus vizinhos de corpos sensuais, aumentando teu aviltamento para me irritar.
27Então eu estendi a mão contra ti, diminuí tua ração e te entreguei à mercê de tuas rivais, as cidades filistéias, envergonhadas com tua conduta depravada.
28Não satisfeita ainda, te prostituíste com os assírios. Tu te entregaste a eles, mas não ficaste satisfeita.
29Multiplicaste tuas prostituições até na terra dos mercadores, a Caldéia. Nem com isso ficaste saciada.
30Como poderei purificar o teu coração ? oráculo do SENHOR ? quando praticas todas estas ações, rainha das prostitutas!
31Quando construíste pódios em cada esquina de rua e estrados em cada praça pública, não eras como as outras prostitutas, pois desprezaste o pagamento.
32Eras como a adúltera: em vez do marido, acolhe estranhos.
33A todas as prostitutas se dão presentes. Tu, porém, deste presentes a todos os teus amantes. Ao te prostituíres, tu os subornavas para que viessem a ti dos arredores.
34Quando te prostituías, aconteceu contigo o contrário das outras mulheres! Ninguém te procurava como prostituta. Dando pagamento, sem que ninguém te pagasse, inverteste os papéis.
35Por isso, prostituta, ouve a palavra do SENHOR.
36Assim diz o SENHOR Deus: Uma vez que esbanjaste teu dinheiro e mostraste tua nudez, ao te prostituíres com os amantes e com todos os ídolos abomináveis, e por causa do sangue dos filhos que lhes ofereceste,
37por isso vou reunir todos os amantes aos quais procuraste agradar, todos os que amavas e os que odiavas. Vou reuni-los de todas as partes contra ti, vou descobrir-lhes tua nudez para que a vejam por inteiro.
38Vou aplicar-te a pena das adúlteras e assassinas, descarregando em ti ira e furor.
39Vou entregar-te nas mãos deles. Eles derrubarão teus pódios, demolirão teus estrados, despirão tuas vestes, tomarão tuas jóias e te deixarão completamente nua.
40Instigarão contra ti a multidão para te apedrejar e te esquartejar com as espadas.
41Incendiarão tuas casas e farão justiça contra ti à vista de numerosas mulheres. Farei cessar tua vida de prostituta e já não darás presentes.
42Aplacarei em ti o meu furor, e então meu ciúme se afastará de ti. Ficarei apaziguado e já não me irritarei.
43Como não te recordaste dos dias de tua juventude e me provocaste com tudo isto, eu também te darei a paga que mereces ? oráculo do SENHOR Deus. Porventura não acrescentaste a infâmia a todas as tuas abominações?
44JERUSALÉM É PIOR QUE SAMARIA E SODOMA
?Os que inventam provérbios proferirão este a teu respeito: ?Tal mãe, tal filha!?
45És bem a filha de tua mãe, daquela que detestou o marido e os filhos! És bem a irmã de tuas irmãs, que detestaram seus maridos e filhos. Vossa mãe era hetéia, e o pai, amorreu.
46Tua irmã mais velha é Samaria, habitando ao norte, com suas filhas, os povoados vizinhos. Tua irmã mais nova, habitando no sul, é Sodoma com suas filhas, os povoados vizinhos.
47Não só trilhaste os mesmos caminhos e praticaste as mesmas abominações, mas aos poucos te corrompeste em tua conduta geral mais do que elas.
48Juro por minha vida ? oráculo do SENHOR Deus ?: Sodoma e suas filhas jamais fizeram o que tu e tuas filhas fizestes. (
49A culpa de Sodoma, tua irmã, consistiu em orgulho, alimentação excessiva, tranqüilidade ociosa, desamparo do pobre e do indigente.)
50Tornaram-se arrogantes e cometeram abominações em minha presença. Por isso as fiz desaparecer, conforme viste.
51Samaria não cometeu nem a metade dos teus pecados. Cometeste muito mais abominações do que ela. Com tantas abominações praticadas, tu as fizeste parecer justas.
52Carrega, pois, também tu a desonra, porque vieste a ser a advogada de tuas irmãs. Por causa dos pecados pelos quais te rebaixaste mais do que elas, são mais justas do que tu. Envergonha-te também tu e carrega a desonra por teres justificado tuas irmãs.
53Mudarei a sorte delas, a sorte de Sodoma e povoados vizinhos, a sorte de Samaria e povoados vizinhos. Mudarei também a tua sorte junto com a delas,
54a fim de carregares a desonra e ficares confundida por tudo o que fizeste para consolo delas.
55Tua irmã Sodoma e povoados vizinhos voltarão a serem como outrora. Samaria e suas filhas, os povoados, voltarão a serem como outrora. Também tu com tuas filhas voltarás à situação de outrora.
56Acaso tua irmã Sodoma não se tornou objeto de maledicência em tua boca, enquanto tu vivias na arrogância,
57antes de se tornar manifesta a tua maldade? Agora és tu o objeto de zombaria nas cidades filhas de Edom e em todas as cidades vizinhas dos filisteus, que de todos os lados te insultam.
58Deverás carregar tua infâmia e tua ignomínia ? oráculo do SENHOR.
59Pois assim diz o SENHOR Deus: Agirei contigo segundo teu proceder, tu que desprezaste o juramento, violando a aliança.
60Mas eu me lembrarei de minha aliança contigo, quando eras jovem, e estabelecerei contigo uma aliança eterna.
61Quando receberes tuas irmãs mais velhas e mais novas do que tu, recordarás tua conduta e ficarás envergonhada. Eu as entregarei a ti como filhas, embora não em virtude de tua aliança.
62Eu mesmo estabelecerei minha aliança contigo, e saberás que eu sou o SENHOR.
63É para que te recordes e te envergonhes, e na tua confusão já não abras a boca, quando eu te houver perdoado por tudo que fizeste ? oráculo do SENHOR Deus?.

Capítulos