Livro de Ezequiel (Ez) - Capítulo 21

1A ESPADA CONTRA JERUSALÉM
A palavra do SENHOR veio a mim nestes termos:
2?Filho do homem, volta o rosto para o sul, vaticina contra ele, profetiza contra o bosque da campina do Negueb.
3Dirás para o bosque do Negueb: Ouve a palavra do SENHOR! Assim diz o SENHOR Deus: Atearei em ti um fogo que consumirá todas as árvores, tanto verdes como secas. A chama ardente não se extinguirá e todas as faces, de norte a sul, ficarão chamuscadas.
4Toda criatura verá que eu, o SENHOR, acendi a chama e ela não se extinguirá?.
5Então eu disse: ?Ah! Senhor Deus; eles estão comentando a meu respeito: Não é ele que anda falando em parábolas??
6A palavra do SENHOR veio a mim nestes termos:
7?Filho do homem, volta o rosto para Jerusalém e vaticina contra o santuário deles. Profetiza contra a terra de Israel.
8Dize para a terra de Israel: Assim diz o SENHOR: Aqui estou contra ti. Vou arrancar a espada da bainha e eliminar de ti justos e pecadores.
9Porque vou eliminar de ti justos e pecadores, por isso minha espada sairá da bainha contra toda criatura, de norte a sul.
10Todas as criaturas saberão que eu, o SENHOR, puxei a espada da bainha, à qual não voltará mais.
11Quanto a ti, filho do homem, geme de partir o coração, geme amargamente à vista deles.
12Quando te perguntarem: ?Por que gemes??, tu dirás: Por causa de uma notícia. Quando ela vier, todos os corações desfalecerão, todas as mãos fraquejarão, todos os espíritos desanimarão, todos os joelhos se derreterão como água. Ela vem aí, e se cumprirá! ? oráculo do SENHOR Deus?.
13A palavra do SENHOR veio a mim nestes termos:
14?Filho do homem, profetiza! Dize: Assim diz o SENHOR:
15UMA ESPADA, UMA ESPADA FOI AFIADA E BEM POLIDA!
Para fazer carnificina, foi afiada, para lançar lampejos fulgurantes, foi polida.
16Mandaram-na polir para ser empunhada, uma espada afiada e polida para ser entregue na mão do carrasco.
17Grita e geme, filho do homem, pois ela é dirigida contra meu povo, contra todos os príncipes de Israel; eles estão destinados à espada com meu povo.
18Por isso bate no peito, pois já foi provada. (E o que será quando até o bastão rejeitado não mais existir?) ? oráculo do SENHOR Deus.
19Quanto a ti, filho do homem, profetiza, bate palmas para advertir! Que a espada se duplique, se triplique! É uma espada assassina, uma enorme espada mortal que os mantém encurralados.
20Para que os corações desfaleçam e se multipliquem os caídos. Junto de todas as portas coloquei a espada da chacina, feita para cintilar, polida para massacrar.
21?Dá estocadas à direita, vira à esquerda, para onde quer que te voltares!?
22Eu também bato palmas para advertir, e quero saciar o meu furor. Eu, o SENHOR, falei?.
23A ESPADA DO REI DA BABILÔNIA
A palavra do SENHOR veio a mim nestes termos:
24?E tu, filho do homem, traça dois caminhos de entrada para a espada do rei da Babilônia. Os dois caminhos deverão sair do mesmo país. No início de cada caminho que se dirige a uma cidade
25porás um sinal indicador para a espada entrar, ou em Rabá dos amonitas, ou em Judá, isto é, em Jerusalém, a cidade fortificada.
26Pois o rei da Babilônia está parado na encruzilhada, no início dos dois caminhos, adivinhando a sorte. Sacode as flechas, interroga os ídolos caseiros, examina o fígado.
27Na mão direita tem a sorte de Jerusalém, pronto para proclamar a matança, lançar gritos de guerra, colocar máquinas de arrombar contra as portas, fazer rampas e construir torres de assalto.
28Mas tal adivinhação lhes parece sem efeito, pois eles contam com solenes juramentos. Mas ele vai lembrar-lhes a falta pela qual serão capturados.
29Por isso, assim diz o SENHOR Deus: Uma vez que recordais vossa falta, revelando vossos crimes e manifestando vossos pecados em todas as más ações, uma vez que fostes lembrados, sereis capturados à força.
30Quanto a ti, infame e perverso príncipe de Israel, cujo dia é chegado com a hora da liquidação de culpas,
31assim diz o SENHOR Deus: Retira a tiara! Depõe a coroa! Tudo vai mudar! O que é baixo, será elevado, o que é alto, será abaixado!
32Escombros e mais escombros! A escombros vou reduzi- la, tais como nunca houve, até que venha aquele a quem caberá o julgamento, que eu lhe entregar.
33A ESPADA CONTRA OS AMONITAS
?Quanto a ti, filho do homem, profetiza! Dize: Assim diz o SENHOR Deus contra os amonitas e seus insultos. Dize: Uma espada, uma espada foi desembainhada para a chacina, polida para o extermínio, para cintilar como raio,
34enquanto a teu respeito tinham visões falsas e adivinhações mentirosas para colocar a espada sobre a nuca dos infames e perversos, cujo dia chegará na hora da liquidação de culpas.
35Põe a espada de volta à bainha. No lugar em que foste forjada, na tua terra de origem, eu te julgarei.
36Despejarei sobre ti a minha indignação, soprarei contra ti com o fogo de minha fúria. Vou entregar-te nas mãos de homens cruéis, mestres da destruição.
37Servirás de combustível para o fogo, teu sangue correrá pelo país. Não haverá mais lembrança de ti, porque eu, o SENHOR, falei?.