Livro de Ezequiel (Ez) - Capítulo 23

1OOLA E OOLIBA
A palavra do SENHOR veio a mim nestes termos:
2?Filho do homem, havia duas mulheres, filhas da mesma mãe.
3Prostituíram-se no Egito, prostituíram-se quando eram jovens. Lá lhes foram acariciados os peitos, comprimidos os seios virginais.
4Oola era o nome da mais velha e Ooliba o nome de sua irmã. Tinham sido minhas e deram à luz filhos e filhas. Quanto aos seus nomes, Oola é Samaria e Ooliba é Jerusalém.
5Oola tornou-se infiel a mim. Apaixonou-se por seus amantes, os assírios, guerreiros
6vestidos de púrpura, governadores e prefeitos, todos jovens e atraentes, cavaleiros montados em cavalos.
7A todos eles, à elite dos assírios, entregou-se como prostituta. Manchou-se com os ídolos de todos pelos quais se tinha apaixonado.
8Ela, porém, não renunciou à sua prostituição com os egípcios que haviam dormido com ela quando jovem, comprimindo-lhe os seios virginais e satisfazendo a própria luxúria.
9Por isso a entreguei em poder de seus amantes, em poder dos assírios pelos quais se havia apaixonado:
10eles puseram a descoberto a sua nudez, levaram-lhe os filhos e as filhas e executaram-na à espada. Pelos castigos que lhe aplicaram, tornou-se assim um caso famoso entre as mulheres.
11Sua irmã Ooliba assistiu a tudo, mas foi ainda mais depravada em sua prostituição que a irmã.
12Apaixonou-se pelos assírios, governadores e prefeitos, guerreiros vestidos impecavelmente, cavaleiros montados em cavalos, todos jovens atraentes.
13Notei que ela se manchava. Ambas seguiram o mesmo caminho,
14mas esta foi mais longe na prostituição. Quando viu figuras de homens nos muros, figuras de caldeus pintadas de vermelho,
15com os quadris cingidos de cinto, turbantes pendendo das cabeças, todos com ares de valentões, retrato fiel dos babilônios, naturais da Caldéia,
16apaixonou-se por eles à primeira vista e enviou-lhes mensageiros à Caldéia.
17A ela vieram os babilônios para contatos amorosos e mancharam-na com sua luxúria. Apenas se havia manchado com eles, afastou-se contrariada.
18Como havia tornado patente sua vida de prostituta e posto a descoberto sua nudez, também eu me afastei dela, como antes me havia afastado de sua irmã.
19Ela, porém, multiplicou as prostituições, recordando os dias de sua juventude, quando se prostituía no Egito.
20Apaixonou-se por esses degenerados, cujos membros são como os dos jumentos, e o orgasmo, como o de garanhões em cio.
21Tinhas saudade de tua devassidão juvenil, quando os egípcios te acariciavam os seios, apertando-te os peitos virginais.
22Por isso, Ooliba, assim diz o SENHOR Deus: Vou excitar teus amantes contra ti, dos quais te afastaste contrariada. Vou atraí- los contra ti de todos os lados:
23os babilônios e todos os caldeus, Facud, Soa e Coa e com eles todos os assírios, jovens atraentes, governadores e prefeitos, escudeiros e nobres, todos montados em cavalos.
24Virão contra ti com carros, veículos e uma multidão de povos. De todos os lados te cercarão com escudos grandes e pequenos, e com capacetes. A eles confiarei o julgamento para te julgarem conforme suas leis.
25Desencadearei o meu ciúme contra ti e eles te tratarão com furor. Cortarão fora teu nariz e tuas orelhas, e o que restar de teus habitantes sucumbirá pela espada. Levarão teus filhos e tuas filhas, e o resto de teus habitantes será consumido pelo fogo.
26Arrancarão tuas vestes e tomarão tuas jóias.
27Farei cessar tua devassidão e acabarei com tua prostituição iniciada no Egito. Nunca mais levantarás os olhos para eles, nem te lembrarás do Egito.
28Pois assim diz o SENHOR Deus: Vou entregar-te nas mãos dos que odeias, nas mãos daqueles de quem te apartaste.
29Vão tratar-te com ódio e levar tudo que ganhaste, abandonando-te nua e cheia de vergonha. Assim ficará exposta tua descarada vergonha e tua devassidão de prostituta.
30Agirão assim contigo por teres bancado a prostituta das nações, manchando-te com os seus ídolos.
31Seguiste o caminho de tua irmã, por isso porei seu cálice envenenado em tuas mãos.
32Assim diz o SENHOR Deus: Beberás o cálice de tua irmã, um cálice profundo e largo, que servirá de riso e de escárnio, um cálice de grande capacidade.
33Ficarás cheia de bebedeira e de aflição. Cálice sinistro e horroroso é o cálice de tua irmã Samaria!
34Tu o beberás, tu o esvaziarás, triturarás até os seus cacos e dilacerarás teus peitos, pois fui eu que falei? ? oráculo do SENHOR Deus.
35Por isso, assim diz o SENHOR Deus: ?Porque me esqueceste e me rejeitaste, voltando-me as costas, carrega também tu a tua devassidão de prostituta?.
36O SENHOR me disse: ?Filho do homem, não irás julgar Oola e Ooliba? Faze-lhes um relato de suas abominações.
37Pois elas cometeram adultério e têm sangue nas mãos. Cometeram adultério com seus ídolos e, para alimentá-los, ofereceram-lhes os filhos que me haviam gerado.
38Fizeram-me ainda isto: mancharam meu santuário naquele dia e profanaram os meus sábados.
39Quando imolaram os filhos aos ídolos, naquele mesmo dia entraram no meu santuário para profaná-lo. Foi assim que procederam dentro de minha casa.
40Mais ainda! Mandaram vir homens de longe, os quais vieram logo que lhes foram enviados mensageiros. Para eles te lavaste, pintaste os olhos e te enfeitaste.
41Sentavas-te sobre um esplêndido divã, diante do qual estava preparada uma mesa em que colocavas o meu incenso e o meu óleo.
42Ouvia-se junto dela o ruído de uma multidão festiva de homens aos uais se somavam outros, vindos de todas as partes do deserto. Eles lhe metiam braceletes e esplêndidas coroas na cabeça.
43E eu pensei: Eles cometem adultério com uma mulher já desgastada! É agora que se entregam à prostituição com ela!
44Aproximam-se dela como se vai a uma meretriz. Assim se achegam eles de Oola e Ooliba, essas mulheres desavergonhadas.
45Mas homens justos as julgarão com a pena reservada às adúlteras e assassinas. Realmente, são umas adúlteras e há sangue em suas mãos!
46Pois assim diz o SENHOR Deus: Convoca uma assembléia contra elas e entrega-as ao terror e à chacina.
47A assembléia lançará pedras contra elas e as cortará em pedaços com as espadas. Matarão seus filhos e filhas e incendiarão suas casas.
48Farei cessar a devassidão no país. Assim todas as mulheres serão advertidas e não imitarão vossa devassidão.
49Farão recair sobre vós vossa devassidão e haveis de carregar vossos pecados de idolatria. Então sabereis que eu sou o SENHOR Deus?.

Capítulos