Livro de Ezequiel (Ez) - Capítulo 34

1CONTRA OS PASTORES DE ISRAEL
A palavra do SENHOR veio a mim nestes termos:
2?Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel! Profetiza, dizendo-lhes: Assim diz o SENHOR Deus aos pastores: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Acaso os pastores não devem apascentar as ovelhas?
3Comeis de seu leite, vestis sua lã e sacrificais os animais gordos, mas não apascentais as ovelhas.
4Não fortalecestes a ovelha fraca, não curastes a ovelha doente nem enfaixastes a ovelha quebrada. Não trouxestes de volta a ovelha desgarrada, não procurastes a ovelha perdida, mas as dominastes com dureza e brutalidade.
5As ovelhas se dispersaram por falta de pastor, tornaram-se presa de todos os animais selvagens. Dispersaram-se
6minhas ovelhas e vaguearam sem rumo por todos os montes e colinas elevadas. Minhas ovelhas se dispersaram por toda a extensão do país, sem que ninguém perguntasse por elas ou as procurasse.
7Por isso, pastores, ouvi a palavra do SENHOR!
8|Juro| por minha vida ? oráculo do SENHOR Deus ? uma vez que minhas ovelhas foram entregues à pilhagem, tornando-se presa de todos os animais selvagens por falta de pastor; uma vez que meus pastores não se preocuparam com minhas ovelhas, apascentando-se a si mesmos em vez das ovelhas,
9por isso, pastores, ouvi a palavra do SENHOR!
10Assim diz o SENHOR Deus: Eu mesmo me ponho contra os pastores para reclamar deles as minhas ovelhas e lhes cassar o ofício de pastor. Esses pastores não mais poderão apascentar-se a si mesmos. Resgatarei de sua boca minhas ovelhas, que não lhes servirão mais de alimento.
11Pois assim diz o SENHOR Deus: Eis que eu mesmo buscarei minhas ovelhas e tomarei conta delas.
12Como o pastor toma conta do rebanho quando ele próprio se encontra no meio das ovelhas dispersadas, assim irei visitar as minhas ovelhas e as resgatarei de todos os lugares em que foram dispersadas em dia de nuvens e de escuridão.
13Eu as retirarei do meio dos povos e as recolherei do meio dos países para conduzi-las à sua terra. Apascentarei as ovelhas sobre os montes de Israel, no vale dos córregos e em todas as regiões habitáveis do país.
14Eu as apascentarei em viçosas pastagens, e no alto monte de Israel estará o seu curral. Ali repousarão num belo redil e pastarão em suculentas pastagens sobre os montes de Israel.
15Eu mesmo apascentarei minhas ovelhas e as farei repousar ? oráculo do SENHOR Deus.
16Procurarei a ovelha perdida, reconduzirei a desgarrada, enfaixarei a quebrada, fortalecerei a doente e vigiarei a ovelha gorda e forte. Vou apascentá-las conforme o direito.
17O JULGAMENTO DAS OVELHAS
?Quanto a vós, minhas ovelhas, assim diz o SENHOR Deus: Julgarei entre uma ovelha e outra, entre carneiros e bodes.
18Não vos bastou pastar na viçosa pastagem para ainda pisotear com as patas o restante de vossos pastos? Beber água cristalina e turvar com os cascos o resto das águas?
19Assim minhas ovelhas devem pastar o que pisoteastes com as patas e beber a sujeira de vossos cascos.
20Por isso, assim diz o SENHOR Deus: Aqui estou, eu mesmo, para julgar entre a ovelha gorda e a ovelha magra.
21Porque empurrastes com os flancos e com as espáduas todas as ovelhas fracas, dando-lhes chifradas a ponto de dispersá-las para longe,
22vou libertar minhas ovelhas e já não servirão para a pilhagem. Vou julgar entre uma ovelha e outra.
23O PASTOR MESSIÂNICO E A NOVA ALIANÇA
?Para apascentá-las estabelecerei sobre elas um único pastor, o meu servo Davi. Ele as apascentará e lhes servirá de pastor.
24Eu, o SENHOR, serei o seu Deus e o meu servo Davi será príncipe entre eles. Eu, o SENHOR, falei.
25Farei com eles uma aliança de paz, farei desaparecer os animais ferozes do país, de modo que poderão morar em segurança no deserto e dormir nos bosques.
26Darei a eles e aos arredores de minha colina uma bênção, farei cair chuva a seu tempo, chuvas que serão uma bênção.
27As árvores do campo produzirão fruto e a terra dará seu produto, e eles estarão em segurança na sua terra. Saberão que eu sou o SENHOR quando eu lhes quebrar as cavilhas do jugo e os libertar da mão dos que os escravizam.
28Já não servirão de pilhagem para as nações, e os animais selvagens não tornarão a devorá-los. Morarão em segurança sem que ninguém os aterrorize.
29Farei germinar para eles plantações tão fabulosas que não haverá mais focos de fome no país, nem terão de suportar a injúria das nações.
30Assim saberão que eu, o SENHOR, sou o Deus-com-eles, e eles, o meu povo, a casa de Israel ? oráculo do SENHOR Deus.
31E quanto a vós, minhas ovelhas, ovelhas de minha pastagem, vós sois seres humanos, e eu sou o vosso Deus ? oráculo do SENHOR Deus?.

Capítulos