Livro de Ezequiel (Ez) - Capítulo 46

1SÁBADO E LUA-NOVA
?Assim diz o SENHOR Deus: A porta do pátio interno, voltada para o leste, ficará fechada durante os seis dias de trabalho. Será aberta aos sábados e nos dias de lua nova.
2O príncipe entrará de fora, passando pelo vestíbulo da porta e parando junto aos gonzos da porta. Os sacerdotes oferecerão o holocausto do príncipe e o sacrifício de comunhão. Ele se prostrará sobre a soleira da porta e depois sairá. A porta não será fechada até a tarde.
3O povo da terra se prostrará diante do SENHOR na entrada dessa porta aos sábados e nos dias de lua nova.
4O holocausto, que o príncipe oferecerá ao SENHOR aos sábados, será de seis cordeiros e um carneiro sem defeito.
5A oblação será de três arrobas pelo carneiro, e pelos cordeiros o quanto puder dar, além de um jarro de seis litros de azeite acompanhando cada três arrobas.
6Nos dias de lua nova oferecerá um bezerro sem defeito, seis cordeiros e um carneiro sem defeito.
7Fará uma oblação de três arrobas pelo bezerro e de três arrobas pelo carneiro, e o quanto estiver ao seu alcance pelos cordeiros, além de seis litros de azeite acompanhando cada três arrobas.
8OUTRAS NORMAS
?O príncipe sempre entrará pelo vestíbulo da porta e pelo mesmo caminho sairá.
9Quando o povo da terra vier à presença do SENHOR para adorá-lo por ocasião das solenidades, os que entram pela porta Norte sairão pela porta Sul, e os que entram pela porta Sul sairão pela porta Norte. Ninguém sairá pela porta pela qual entrou, mas sairá do lado oposto.
10O príncipe entrará no meio deles quando eles entrarem e sairá quando saírem.
11Por ocasião das festas e solenidades, a oblação será de uma arroba por bezerro e uma arroba por carneiro, e pelos cordeiros o quanto ele puder, mais um jarro de seis litros de azeite acompanhando cada arroba de farinha.
12Quando o príncipe oferecer ao SENHOR um holocausto ou um sacrifício de comunhão voluntários, abrirão para ele a porta que dá para o leste. Ele oferecerá o holocausto e o sacrifício de comunhão, como faz aos sábados, e sairá. Logo que ele sair a porta será fechada.
13Oferecerás diariamente como holocausto ao SENHOR um cordeiro de um ano, sem defeito; farás isto cada manhã.
14Acrescentarás cada manhã a oblação de um sexto de arroba de cereal e dois litros de azeite para umedecer a farinha. É a oblação ao SENHOR, estabelecida por lei para sempre.
15O cordeiro, a oblação e o azeite serão oferecidos todas as manhãs para o holocausto permanente.
16QUESTÕES PATRIMONIAIS DO PRÍNCIPE
?Assim diz o SENHOR Deus: Se o príncipe doar uma parte da herança a um de seus filhos, a doação passará aos filhos deste último. Será a propriedade fundiária deles na herança.
17Se fizer doação de uma parte da herança a um dos súditos, essa lhe pertencerá até ao ano da remissão. Depois voltará ao príncipe. Apenas a herança dada aos filhos será permanente.
18O príncipe não deverá tirar nada da herança do povo, expulsando-o à força das propriedades. Da sua propriedade dará uma herança aos filhos, de modo que ninguém de meu povo seja expulso de sua propriedade?.
19AS COZINHAS DO TEMPLO
Ele me levou, pela entrada que está ao lado da porta, em direção às salas do santuário, voltadas para o norte, reservadas ao sacerdotes. Ali, nos fundos, do lado oeste, havia uma dependência.
20Ele me disse: ?Esse é o lugar onde os sacerdotes assam a carne do sacrifício de reparação e do sacrifício pelo pecado e cozem a oblação de farinha. Deste modo não precisam levá-las para fora, ao pátio externo, para não tornarem consagrado o povo?.
21Levou-me então ao pátio externo e me fez passar junto aos quatro ângulos do pátio, e eu vi que em cada um havia um pátio.
22Nos quatro ângulos do pátio havia pequenos pátios, de vinte metros de comprimento por quinze de largura, todos os quatro do mesmo tamanho.
23Havia um muro em torno, cercando os quatro pequenos pátios, e fornos construídos ao pé destes muros.
24Ele me disse: ?Estas são as cozinhas, onde os que servem no templo assam os sacrifícios do povo?.

Capítulos