Livro de Ezequiel (Ez) - Capítulo 5

1A ESPADA-NAVALHA
?Quanto a ti, filho do homem, pega uma espada afiada, usa-a como navalha de barbeiro e rapa os cabelos e a barba. Pega, depois, uma balança de pratos e divide em partes os pêlos cortados.
2Uma terça parte queimarás no fogo, dentro da cidade, quando se completarem os dias do cerco. Tomarás outra terça parte e a cortarás com a espada, ao redor da cidade. E a última terça parte dispersarás ao vento, e eu puxarei da espada atrás deles.
3Destes, porém, tomarás um pequeno número que atarás na orla do manto.
4Tirarás mais um pouco deles e os lançarás no meio do fogo para queimar. Deles sairá um fogo para toda a casa de Israel.
5JERUSALÉM SERÁ DESTRUÍDA
?Assim diz o SENHOR Deus: Esta é Jerusalém! Eu a estabeleci no centro das nações, com países ao redor dela.
6Mas ela se rebelou contra meus preceitos e minhas leis com mais perversidade que as nações e os países que a cercam. De fato, desprezaram meus preceitos e não viveram conforme minhas leis.
7Por isso, assim diz o SENHOR Deus: Uma vez que fostes mais rebeldes que as nações ao vosso redor, não vivestes segundo minhas leis, nem praticastes meus preceitos, nem mesmo agistes segundo os costumes das nações que vos cercam,
8por isso, assim diz o SENHOR Deus: Vê, também eu me ponho contra ti! Aplicarei castigos no meio de ti, à vista das nações.
9Por causa de todas as tuas abominações, farei contigo o que jamais havia feito nem o farei de novo.
10Por isso, os pais devorarão os filhos no meio de ti, e os filhos devorarão os pais. Aplicarei castigos contra ti e dispersarei em todas as direções o que restar de ti.
11Por isso, |juro| por minha vida ? oráculo do SENHOR Deus ?: uma vez que manchaste o meu santuário com todos teus ídolos detestáveis e tuas abominações, que também eu te raparei sem dó nem piedade.
12Um terço de tua população morrerá de peste e será aniquilado pela fome dentro de ti. Um terço tombará pela espada ao teu redor. E outro terço dispersarei em todas as direções e puxarei da espada atrás deles.
13Assim esgotarei minha ira, saciarei contra eles o meu furor e me vingarei. Eles saberão que eu, o SENHOR, falei no meu zelo, quando eu esgotar contra eles o meu furor.
14Farei de ti uma ruína e objeto de zombaria entre as nações vizinhas, à vista de todos os passantes.
15Serás para as nações vizinhas um objeto de opróbrio e zombaria, um motivo de advertência e de consternação, quando eu fizer justiça contra ti com ira, com furor e severas punições.
16Eu, o SENHOR, falei. Quando eu atirar contra vós as setas malignas da fome, portadoras da destruição, que eu lançarei para vos destruir, agravarei contra vós a fome cortando o suprimento de pão.
17Mandarei contra vós fome e animais ferozes para te privarem dos filhos. A peste e o no meio de ti quando eu trouxer contra ti a espada. Eu, o SENHOR, falei?.

Capítulos