Livro do Gênesis (Gn) - Capítulo 24

1Abraão já era velho, avançado em anos, e o Senhor o havia abençoado em tudo.
2Abraão disse ao mais antigo dos criados da casa, administrador de todos os seus bens: ?Põe a mão debaixo de minha coxa
3e jura-me pelo Senhor, Deus do céu e da terra, que não escolherás para meu filho uma mulher entre as filhas dos cananeus, no meio dos quais eu moro.
4Pelo contrário, irás à minha terra natal buscar entre os meus parentes uma mulher para meu filho Isaac?.
5E o criado lhe disse: ?E se a mulher não quiser vir comigo para cá, deverei levar teu filho para a terra donde saíste??
6Abraão respondeu: ?Guarda-te de levar meu filho de volta para lá.
7O Senhor, Deus do céu, tirou-me da casa de meu pai e de minha terra natal e me jurou: ?À tua descendência darei esta terra?. Ele mesmo enviará seu anjo diante de ti e tu vais trazer de lá uma mulher para meu filho.
8Ora, se a mulher não quiser vir contigo, ficarás livre deste juramento. Mas de maneira alguma levarás meu filho de volta para lá?.
9Então o criado pôs a mão sob a coxa de seu Senhor Abraão e prestou-lhe juramento nos termos propostos.
10O criado tomou dez camelos de seu Senhor e se pôs a caminho, levando consigo tudo o que seu Senhor tinha de melhor, e dirigiu-se à Mesopotâmia, à cidade de Nacor.
11Fez descansar os camelos fora da cidade, junto a um poço d?água, já de tarde, à hora em que as mulheres costumam ir apanhar água.
12E disse: ?Senhor, Deus de meu Senhor Abraão, que o dia de hoje me seja favorável. Mostra-te benigno com meu Senhor Abraão.
13Vou ficar junto à fonte, enquanto as moças da cidade vêm buscar água.
14Para eu saber que te mostras benigno com meu Senhor, vamos combinar o seguinte: se eu disser a determinada moça: ?Inclina o cântaro, por favor, para eu beber? e ela responder: ?Bebe, que vou dar de beber também aos camelos?, será esta que destinas a teu servo Isaac?.
15Ora, ainda não tinha acabado de falar, quando chegou Rebeca filha de Batuel, filho de Melca, a mulher de Nacor, irmão de Abraão. Ela trazia o cântaro no ombro.
16A jovem era muito bela, virgem, e nenhum homem a tinha conhecido. Desceu à fonte, encheu o cântaro e tornou a subir.
17O criado lhe correu ao encontro e disse: ?Por favor, dá-me de beber um pouco de água do teu cântaro?. ?
18?Bebe, meu Senhor?, respondeu ela, e logo abaixou o cântaro, apoiando-o sobre a mão, para dar-lhe de beber.
19Depois de lhe ter dado de beber, ela disse: ?Vou tirar água também para os camelos, a fim de beberem à vontade?.
20Esvaziou depressa o cântaro no bebedouro, correu de novo ao poço para apanhar mais e tirou água para todos os camelos.
21O homem a observava em silêncio e se perguntava se o Senhor tinha tornado bem sucedida sua viagem ou não.
22Quando os camelos acabaram de beber, o homem pegou para ela um anel de cinco gramas de ouro, dois braceletes de cem gramas de ouro
23e lhe perguntou: ?De quem és filha? Dize-me, por favor: não haveria em casa de teu pai um lugar para eu pernoitar??
24Ela respondeu: ?Sou filha de Batuel, o filho que Melca deu a Nacor?.
25E acrescentou: ?Em nossa casa há palha em abundância e lugar para pernoitar?.
26Então o homem ajoelhou-se e adorou o Senhor,
27dizendo: ?Bendito seja o Senhor, Deus de meu Senhor Abraão, que não negou sua amizade e fidelidade a meu Senhor, conduzindo-me à casa do irmão de meu Senhor?.
28A jovem correu para casa e contou à mãe o que acontecera.
29Rebeca tinha um irmão, de nome Labão. Ele saiu correndo até à fonte em busca do homem,
30pois tinha visto o anel e os braceletes na mão da irmã e tinha ouvido quando ela dizia: ?Assim me falou o homem?. Encontrou o homem com os camelos, parado junto à fonte
31e disse-lhe: ?Vem, abençoado do Senhor! Por que continuas parado aí fora? Já preparei a casa e um lugar para os camelos?.
32Enquanto o homem entrou em casa, Labão descarregou os camelos e deulhes palha e forragem; e ao homem, bem como a seus companheiros, deu-lhes água para lavarem os pés.
33Depois serviram-lhe comida, mas o homem disse: ?Não comerei enquanto não falar de meu assunto?. Labão respondeu: ?Fala, pois?.
34Então ele falou: ?Sou um criado de Abraão.
35O Senhor tem abençoado muito meu Senhor, e ele se tornou rico. Deu-lhe ovelhas e bois, prata e ouro, escravos e escravas, camelos e jumentos.
36Sara, a mulher de meu Senhor, depois de velha, deu-lhe ainda um filho, que recebeu todos os seus bens.
37O meu Senhor fez-me jurar e ordenou: ?Não escolhas para o meu filho uma mulher entre as filhas dos cananeus, em cuja terra eu moro.
38Ao contrário, vai à casa de meu pai e dos meus parentes, para trazer uma mulher para meu filho?.
39Eu disse a meu Senhor: ?E se a mulher não quiser vir comigo??
40Ele me respondeu: ?O Senhor, em cuja presença eu ando, enviará contigo seu anjo e dará feliz êxito à viagem: tu escolherás dentre meus parentes e da casa de meu pai uma mulher para meu filho.
41Ficarás livre do juramento quando fores até os meus parentes; se eles te negarem a mulher, estarás livre do juramento?.
42o chegar hoje à fonte, eu disse: ?Senhor, Deus de meu Senhor Abraão, peço-te que eu tenha êxito na viagem que estou fazendo.
43Vou colocar-me junto à fonte de água. A jovem que vier buscar água e a quem eu disser: Dá-me de beber, por favor, um pouco de água de teu cântaro,
44e que responder: Bebe, não somente tu, mas tirarei água também para os camelos, essa deverá ser a mulher que o Senhor destinou para o filho do meu Senhor?.
45Não havia ainda acabado de dizê-lo para mim mesmo, quando vi Rebeca vindo com o cântaro ao ombro. Ela desceu à fonte e tirou água. Então eu lhe falei: ?Dá-me de beber, por favor?.
46Ela logo baixou o cântaro de cima do ombro e disse: ?Bebe, que eu vou dar de beber aos camelos?. Eu bebi e ela deu de beber também aos camelos.
47Perguntei-lhe: ?De quem és filha?? Ela respondeu: ?Sou filha de Batuel filho de Nacor, nascido de Melca?. Então pus-lhe o anel no nariz e os braceletes nas mãos,
48ajoelhei-me para adorar o Senhor, bendizendo o Senhor, Deus de meu Senhor Abraão, que me tinha guiado pelo caminho certo a fim de escolher a filha de seu irmão para esposa do seu filho.
49Portanto, dizei-me se estais dispostos ou não a demonstrar amizade e fidelidade a meu Senhor, a fim de que eu saiba o que fazer?.
50Labão e Batuel responderam: ?Isso vem do Senhor; nós não podemos dizer-te nada que não seja de sua vontade.
51Aí tens Rebeca, leva-a contigo, para que seja a esposa do filho de teu amo, conforme a palavra do Senhor?.
52Quando o criado de Abraão ouviu estas palavras, prostrou-se em terra diante do Senhor.
53Tirou da bagagem os objetos de prata e ouro e os vestidos e os deu a Rebeca. Ofereceu também presentes ao irmão e à mãe.
54Então com os companheiros se pôs a comer e beber e foi dormir. Pela manhã, ao levantar, disse o criado: ?Deixai-me voltar para junto de meu Senhor?.
55O irmão e a mãe de Rebeca disseram: ?Fique a jovem conosco ainda uns dez dias, depois partirá?.
56Ele respondeu: ?Não retardeis minha volta, já que o Senhor deu feliz êxito à minha viagem. Deixai-me partir para que volte a meu Senhor?.
57Disseram-lhe: ?Vamos chamar a jovem e perguntar sua opinião?.
58chamaram Rebeca e lhe perguntaram: ?Queres ir com este homem?? E ela respondeu: ?Quero?.
59Deixaram, pois, partir sua irmã Rebeca, juntamente com sua ama de leite, o criado de Abraão e seus homens.
60Abençoaram Rebeca, dizendo:?Tu, irmã nossa, multiplica-te aos milhares e os teus descendentes conquistem as cidades inimigas?.
61Rebeca levantou-se com suas criadas, montaram nos camelos e acompanharam o homem. E assim o criado levou Rebeca e partiu.
62Isaac andava perto do poço de Laai-Roí; ele morava, então, na região do Negueb.
63Assim, ao cair da tarde, saiu para passear pelo campo e, erguendo os olhos, viu camelos chegando.
64Rebeca também, erguendo os olhos, viu Isaac. Ela desceu do camelo
65e perguntou ao criado: ?Quem é aquele homem que vem caminhando pelo campo ao nosso encontro?? O criado respondeu: ?É o meu Senhor?. Ela puxou o véu e se cobriu.
66Então o criado contou a Isaac tudo o que havia feito.
67E Isaac introduziu Rebeca na tenda de Sara, sua mãe, e recebeu-a por esposa. Isaac amou-a, consolando-se assim da morte da mãe.

Capítulos