Livro do Gênesis (Gn) - Capítulo 48

1BÊNÇÃO DE EFRAIM E MANASSÉS
Depois desses acontecimentos comunicaram a José: ?Teu pai está doente?. José tomou consigo os dois filhos, Manassés e Efraim,
2e mandou avisar a Jacó: ?Teu filho José veio te visitar?. Então Israel, com muito esforço, sentou-se no leito.
3Depois Jacó disse a José: ?O Deus Poderoso me apareceu em Luza, na terra de Canaã, abençoou-me
4e me disse: ?Eu te farei fecundo e numeroso, transformando-te numa comunidade de povos; à tua descendência darei esta terra como propriedade perpétua?.
5Quanto aos dois filhos que tiveste no Egito, antes de vir para junto de ti, serão meus. Efraim e Manasses serão meus como Rúben e Simeão.
6Os que te nascerem depois deles serão teus e em nome de seus irmãos receberão a herança.
7É que, ao voltar de Padã-Aram, morreu me Raquel durante a viagem, na terrade Canaã, pouco antes de chegar a Éfrata. Eu a sepultei ali mesmo no caminho de Éfrata, que é Belém?.
8Ao ver os filhos de José, Israel perguntou:? Quem são estes??
9José respondeu: ?São meus filhos que Deus me deu aqui?. ?Faze-os aproximar-se de mim para que os abençoe?, disse Jacó.
10Israel tinha os olhos enfraquecidos pela idade e enxergava mal. José, então, os fez aproximar-se, e Israel os beijou e abraçou,
11dizendo a José: ?Não esperava ver nem teu rosto e eis que Deus ainda me fez ver também teus filhos?.
12José os tirou do colo do pai e prostrou-se com o rosto em terra.
13Depois, tomando os dois, Efraim à direita e Manasses à esquerda, aproximou-se de Israel para que Manassés ficasse à direita de Israel e Efraim à esquerda.
14Mas Israel estendeu a mão direita e a colocou sobre a cabeça de Efraim, que era o mais moço, e a esquerda sobre a cabeça de Manassés, cruzando as mãos, embora Manasses fosse o primogênito.
15Abençoou a José dizendo: ?O Deus em cuja presença andaram meus pais Abraão e Isaac, o Deus que foi meu pastor desde que existo até hoje,
16o Anjo que me livrou de todo mal, abençoe estes meninos. Que por meio deles seja recordado o meu nome e o nome de meus pais, Abraão e Isaac, e que eles se tornem uma multidão na terra?.
17José viu o pai colocando a mão direita sobre a cabeça de Efraim e ficou contrariado. Pegou a mão do pai, removendo-a da cabeça de Efraim para a de Manassés,
18e lhe disse: ?Não é assim, meu pai! O primogênitoé este! Põe a mão direita sobre a cabeça dele?.
19Mas o pai se recusou, dizendo: ?Eu sei, meu filho,eu sei. Também ele se tornará um povo, também ele será grande. Não obstante, seu irmão menor será maior do que ele e sua descendência se tornará uma multidão de nações?.
20Abençoou-os naquele dia, dizendo: ?Por vós o povo de Israel pronunciará bênçãos e dirá: Deus te faça semelhante a Efraim e Manassés?. Assim Jacó pôs Efraim à frente de Manassés.
21Depois Israel disse a José: ?Eu vou morrer, mas Deus estará convosco e vos reconduzirá à terra de vossos pais.
22Dou-te uma parte a mais que teus irmãos, Siquém, que tomei aos amorreus com minha espada e arco?.

Capítulos