Livro de Isaías (Is) - Capítulo 16

1De Petra do deserto, mandai à montanha da filha de Sião um cordeiro ao soberano deste país.
2Como pássaros que fogem, expulsos dos ninhos, as filhas de Moab tentam atravessar o rio Arnon.
3Delibera, toma decisão, estende tua sombra como noite em pleno meio-dia, para esconder os refugiados, manter em segredo os fugitivos.
4Recebe em tua terra os refugiados moabitas, sê para eles um abrigo contra aqueles que os perseguem. Quando essa pressão acabar, a destruição chegar ao fim e se eliminarem os invasores do país,
5um poder real vai se instalar, alicerçado na misericórdia. Quem o ocupar será o legítimo sucessor na tenda de Davi, a julgar e promover o direito e ministrar uma justiça sem delongas.
6Ouvimos falar do orgulho de Moab ? orgulhou-se demais ? e também da soberba, da vaidade, da arrogância, da tagarelice sem limites, bravatas que nada valem.
7Por isso, aos moabitas só resta chorar por Moab, todos irão chorar. Por causa dos bolos de passas de Quir-Hareset gemerão de pura tristeza.
8Os campos de Hesebon estão abandonados bem como os vinhedos de Sabama. Suas uvas de qualidade seduziam os chefes das nações. As vinhas se estendiam até Jazer, transitavam pelo deserto, seus ramos se alastravam, atravessando o mar.
9Por isso é que choro com Jazer pelos vinhedos de Sabama. Rego-te com minhas lágrimas, Hesebon e Elale, porque os gritos de alegria sumiram da tua vindima, da tua safra.
10A alegria e a animação sumiram dos pomares. Nos vinhedos ninguém mais alegre cantando, ninguém mais pisando as uvas no lagar; acabou aquela algazarra!
11Por Moab sinto em mim um pulsar igual ao das cordas da lira. Meu coração palpita por causa de Quir-Hares!
12Moab se cansará de ir aos lugares altos, vai cansar de procurar santuários para orar, sem nada conseguir.
13Foi o que o SENHOR disse sobre Moab naquela ocasião.
14Agora, assim diz o SENHOR: ?Dentro de três anos bem contados como anos de serviço, a alta classe de Moab será eliminada pela multidão do povo. Sobrará apenas uma parcela insignificante?.

Capítulos