Livro de Isaías (Is) - Capítulo 19

1O EGITO
Proclamação contra o Egito. Vede o SENHOR, montado em nuvem veloz, invadindo o Egito! À sua presença, vacilam os deuses do Egito e derretem-se no peito os corações dos egípcios.
2?Provocarei o Egito contra o Egito, porei a guerrear irmão contra irmão, companheiro contra companheiro, cidade contra cidade, reino contra reino.
3O espírito do Egito vai diluir-se dentro dele, vou embaralhar sua política. Terão de consultar seus ídolos, pedir conselho aos feiticeiros, aos que evocam os mortos, aos adivinhos...
4Entregarei o Egito nas mãos de um ditador, um rei prepotente governará o país? ? oráculo do SENHOR, Deus dos exércitos.
5A água do mar há de secar, o rio ficará vazio e seco,
6os canais de irrigação, exalando mau cheiro, os braços do rio Nilo, diminuindo até secar; e murcham o caniço e o junco.
7O verde do Nilo, das margens do Nilo, tudo o que cresce ao longo do Nilo, há de secar, cair, desaparecer.
8Os pescadores vão chorar e lamentar, os que pescam de anzol ou de rede estarão todos desanimados.
9Passarão vergonha os que trabalham com linho, fiandeiros e tecelões de linho branco.
10Os produtores do Egito estarão preocupados e os assalariados, de ânimo abatido.
11Como são tolos os chefes de Tânis, conselheiros que ao Faraó dão conselhos ingênuos. Como podeis dizer ao Faraó: ?Sou filho de sábios, filho de reis antigos??
12Onde estão os teus sábios? Que eles te revelem, te desvendem o plano do SENHOR dos exércitos em relação ao Egito!
13Tornaram-se tolos os chefes de Tânis, enlouqueceram os chefes de Mênfis. As elites das tribos desorientam o Egito.
14Para eles o SENHOR misturou uma bebida que embriaga. Assim vai cambaleando o Egito em tudo o que faz, como bêbado, cambaleando e vomitando.
15O Egito não terá, então, o que fazer ? nada que cabeça ou cauda, palmeira ou erva rasteira possam fazer.
16Naquele dia os egípcios estarão parecendo mulheres, cheios de pavor e medo, ao movimento da mão o SENHOR dos exércitos que se ergue contra eles.
17A terra de Judá será um pesadelo para o Egito. Sempre que alguém lembrar Judá, entrará em pânico, por causa do plano do SENHOR dos exércitos contra o Egito.
18Naquele dia, cinco cidades do Egito estarão falando a língua de Canaã e fazendo seus juramentos no nome do SENHOR dos exércitos. (Uma delas chama-se Cidade do Sol.)
19Naquele dia haverá um altar para o SENHOR no interior do Egito, e, na fronteira, um obelisco em homenagem ao SENHOR.
20Será na terra do Egito sinal e testemunha do SENHOR dos exércitos. Quando, então, clamarem a ele por causa do opressor, o SENHOR há de mandar salvador e defensor para libertá-los.
21O SENHOR será conhecido no Egito, naquele dia os egípcios conhecerão o SENHOR. Hão de prestar-lhe culto com sacrifícios e oferendas e vão cumprir as promessas que fizerem ao SENHOR.
22O SENHOR vai ferir o Egito, ferir para depois curar. Os egípcios se voltam ao SENHOR, ele os atende e cura.
23Naquele dia haverá uma estrada do Egito para a Assíria. O Egito poderá ir até a Assíria e a Assíria poderá ir até o Egito. Os egípcios prestarão o culto junto com os assírios.
24Naquele dia Israel será uma terceira força ao lado do Egito e da Assíria. Haverá no meio da terra uma bênção
25pronunciada pelo SENHOR dos exércitos, nestes termos: ?Bendito seja o meu povo, o Egito, bendita a obra de minhas mãos, a Assíria, bendita a minha herança, Israel?.

Capítulos