Livro de Isaías (Is) - Capítulo 23

1AS CIDADES DA FENÍCIA
Proclamação sobre Tiro. Uivai, navios de Társis, pois vossa morada foi destruída! Souberam da notícia ao chegarem da ilha de Chipre.
2Ficai calados, cidadãos da península, comerciantes de Sidônia cujos representantes atravessam o mar.
3Pelas águas imensas, os cereais do delta, as colheitas do rio Nilo eram sua fonte de renda, tornou-se o empório das nações.
4Envergonha-te, Sidônia, fortaleza à beira-mar, que o mar está dizendo: ?Eu mesmo não gerei, nem dei à luz ninguém, não criei meninos, nem eduquei meninas!?
5Quando se ouvir falar disso no Egito, vão se afligir com as notícias de Tiro.
6Ide para Társis uivando, cidadãos da península!
7Não era ela para vós uma cidade festiva, que vinha lá de trás, dos tempos antigos? Seus pés não a tinham levado a se estabelecer em lugares distantes?
8Quem planejou isso contra Tiro, a distribuidora de impérios, seus negociantes eram príncipes, seus empresários, os nobres do país.
9Foi o SENHOR dos exércitos quem o planejou, para rebaixar todo orgulho e esplendor, e humilhar os nobres do país.
10Agora, trata de lavrar a terra como o Egito, filha de Társis, pois o teu porto já não existe mais!
11Quando ergueu a mão sobre o mar, ele fez os reinos tremerem. O SENHOR mandou atacar Canaã para destruir-lhe as fortalezas.
12Ele disse: ?Tu não mais contarás vantagens, virgem violentada, filha de Sidônia! Vamos! Vai para Chipre! Nem lá haverá descanso para ti?.
13Olha a terra dos caldeus! Esse povo já não existe, os assírios o entregaram aos animais do deserto. Tinham erguido torres de vigia, mas estes derrubaram suas construções, tudo transformando em ruínas.
14Uivai, navios de Társis, pois vosso abrigo foi destruído!
15Acontecerá naquele dia que Tiro ficará esquecida, durante setenta anos, idade de um rei. Depois dos setenta anos, servirá para ela a canção da prostituta:
16?Pega um instrumento, sai pela cidade, prostituta esquecida! Toca bonito, multiplica as canções, a ver se ainda se lembram de ti!?
17Depois dos setenta anos, o SENHOR se lembrará de Tiro novamente e ela voltará aos seus negócios. Vai se prostituir com todos os reinos do mundo, por toda a face da terra.
18Seu ganho, seu lucro de prostituta, será consagrado ao SENHOR e, assim, não juntará dinheiro nem ficará rica, pois tudo vai pertencer aos que moram na presença do SENHOR, a fim de que possam comer à vontade e vestir-se com todo o luxo.

Capítulos