Livro de Isaías (Is) - Capítulo 31

1Ai dos que descem ao Egito em busca de ajuda! Eles se apoiam nos cavalos, confiam nos carros, que são muitos, e nos cavaleiros, que são valentes. Só não olham para o Santo de Israel, só não procuram o SENHOR!
2Ele, porém, é sábio, e é capaz de trazer a desgraça. Mas a sua palavra ele não retira, levanta-se contra essa corja de malfeitores, contra a ajuda aos que praticam a injustiça.
3O egípcio é homem, não deus, seus cavalos são carne, não espírito. Basta o SENHOR erguer o braço, e o protetor já escorrega, o protegido cai no chão e os dois juntos se acabam de vez.
4Pois assim disse-me o SENHOR: ?Quando o leão, adulto ou novo, já rugiu para atacar a presa, se uma turma de pastores apronta contra ele uma gritaria, ele não se apavora com os gritos nem dá atenção à barulheira dos pastores. Assim também descerá o SENHOR dos exércitos para guerrear na montanha de Sião, combater na sua colina.
5Assim com a ave de asas abertas, o SENHOR dos exércitos defenderá Jerusalém, cobrindo e libertando, sobrevoando e livrando.?
6Filhos de Israel, voltai para Aquele contra quem fostes a fundo na rebelião!
7Naquele dia cada um vai renegar seus ídolos de prata ou de ouro, que ? grande pecado ? vossas mãos fabricaram.
8A Assíria cairá sob espada não-humana, espada não deste mundo vai derrotá-la! Tentará escapar dessa espada, mas seus jovens serão escravizados.
9De medo, sua rocha cederá, frente à bandeira tremem os comandantes ? oráculo do SENHOR, cujo fogo está em Sião, cuja fornalha está em Jerusalém.

Capítulos