Livro de Isaías (Is) - Capítulo 45

1CIRO, O ?UNGIDO? DE DEUS
Assim diz o SENHOR a Ciro, o seu ungido, a quem tomou pela mão para subjugar-lhe nações e desarmar reis, para abrir diante dele todas as portas, sem fechar qualquer portão:
2?Irei eu caminhando à tua frente, montanhas aplanarei, arrombarei portões de bronze e arrebentarei trancas de ferro.
3Entrego-te até os mais secretos depósitos, e os tesouros subterrâneos. Tudo, para que fiques sabendo que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chamo pelo nome.
4Foi por amor a meu servo Jacó, a Israel, meu escolhido, que eu te chamei pelo nome e te dei um encargo, sem que tu me conhecesses.
5Eu sou o SENHOR e outro não há! Não existe deus fora de mim! Armei-te guerreiro e tu não me conhecias.
6Assim se ficará sabendo, do nascer do sol até o poente, que sem mim nada existe.
7Eu é que formo a luz e crio as trevas, faço o bem-estar e crio o sofrimento; eu sou o SENHOR, eu é que faço tudo isso.
8Que os céus deixem escorrer lá de cima, que as nuvens façam chover a justiça abra-se a terra, deixando germinar a salvação e ao mesmo tempo brote a justiça. Eu, o SENHOR, criei tudo isso?.
9Ai daquele que questiona quem o modelou, ele que é barro, barro do chão! Acaso o pote vai dizer ao oleiro: ?Que estás fazendo?? ou ?Tua obra não tem asas!?
10Ai daquele que diz ao pai: ?Que estás gerando?? ou à mãe: ?Que coisa dás à luz??.
11Assim diz o SENHOR, o Santo de Israel, Aquele que o modelou: ?Acaso estais pedindo satisfação a respeito de meus filhos; ou me quereis dar ordens a respeito do que é obra minha??
12Fui eu que fiz a terra e nela criei o homem, foram as minhas mãos que estenderam os céus. Ao exército dos astros eu é que dou ordens.
13Fui eu que despertei Ciro fazer justiça, e faço retos seus caminhos. Ele reconstruirá a minha cidade e porá em liberdade os meus cativos, sem pagamento e sem suborno?, diz o SENHOR dos exércitos.
14Assim diz o SENHOR: ?Deverão passar para as tuas mãos, tornar-se propriedade tua os trabalhadores do Egito, os negociantes da Etiópia, e também os sabeus, aqueles homens altos. Irão caminhando atrás de ti, terão de viajar acorrentados, estarão caindo a teus pés e implorando: ?Deus só está contigo, não há outro, não existe outro deus!?
15Realmente tu és um Deus que não se deixa ver Deus de Israel, o Salvador.
16Ficaram todos decepcionados e envergonhados, e foram-se, humilhados, os fabricantes de ídolos.
17Israel, porém, será salvo pelo SENHOR e será uma salvação para sempre. Nunca mais ficareis decepcionados ou envergonhados.
18Fala o SENHOR, o criador do céu, ele que é Deus, Aquele que modelou e fez a terra e firmou suas bases. ? não foi para ficar vazia que ele a criou, para ser habitada ele a modelou. ?Eu sou o SENHOR e outro não há.
19Nunca falei em segredo, num lugar escuro da terra, nunca disse aos descendentes de Jacó: ?É inútil procurar-me!? Sou o SENHOR, sempre falo o que é justo, anuncio o que é direito.
20Vós que escapastes dentre as nações, reuni-vos e vinde para mais perto. Os que carregam ídolos de madeira são ignorantes, oram a um deus que não pode salvar.
21Declarai, apresentai-vos, e enfim, deliberai: Quem noticiou isso lá no passado? Quem, desde então, o anunciou? Acaso não fui eu, o SENHOR? Não há Deus além de mim. Deus justo e salvador fora de mim não existe.
22Voltai-vos para mim, todos os confins da terra, para serdes salvos, pois eu é que sou Deus e outro não há.
23Por mim mesmo eu juro: De minha boca só sai o que é justo, palavra que não volta atrás. Para mim há de se dobrar todo joelho, por mim há de jurar toda língua,
24dizendo: Só no SENHOR se encontram a força e a justiça?. Diante dele chegarão humilhados os que se põem contra ele.
25No SENHOR a descendência de Israel encontrará sua justiça e alegria.