Livro de Isaías (Is) - Capítulo 48

1DEUS EXORTA OS EXILADOS
Ouvi isto, casa de Jacó, que recebestes o nome de Israel, que brotastes da fonte de Judá, que jurais pelo nome do SENHOR e celebrais o Deus de Israel, mas sem fidelidade e sem justiça.
2Pois da Cidade Santa eles têm o nome, recebem apoio do Deus de Israel, cujo nome é ?Senhor dos exércitos?.
3Aqueles fatos lá do princípio, que de há muito eu anunciara, foi dos meus lábios que eles saíram, eu já havia noticiado: num instante entrei em ação, e eles aconteceram.
4Eu sabia que eras teimoso, que teu pescoço era uma barra de ferro e tua testa era de bronze.
5E, então, tudo te anunciei há tanto tempo, antes que acontecesse, eu te avisei. Senão poderias dizer: ?Foi meu ídolo que fez isso, foi minha escultura ou imagem que mandou!?
6Se tu ouviste e previste tudo, por que não anuncias? Pois vou te anunciar uma coisa nova, deste momento, coisa guardada no segredo, e que tu não sabias.
7É coisa criada agora mesmo, não faz uma hora. Antes do dia de hoje não a tinhas ouvido, senão ainda poderias dizer: ?Eu já sabia disso?.
8Nunca tinhas ouvido, jamais soubeste, hora alguma se alertaram teus ouvidos. Sei que és um grande trapaceiro e desde o ventre tens o nome de velhaco.
9Mas por causa do meu nome dominarei a raiva, por honra de minha glória vou conter meu ímpeto contra ti.
10Vê que eu te pus num fogo a derreter, não, porém, como a prata, eu te apurei na fornalha da pobreza.
11Foi só por minha causa que fiz isso, para que eu não fosse injuriado. A minha glória eu não cedo a ninguém.
12Escuta-me, Jacó, dá-me atenção, Israel! Eu sou! Sou o primeiro e também o último!
13Foi minha mão que assentou os alicerces da terra, minha direita estendeu o céu. Basta eu chamá-los, e todos comparecem prontamente.
14Reuni-vos todos para ouvir. Quem deles anunciou estas coisas? O SENHOR quis a Ciro, para realizar o seu plano na Babilônia, será ele o seu braço poderoso entre os caldeus.
15Eu mesmo lhe falei, mais ainda, eu o chamei, e fui eu que o conduzi e tornei vitorioso o seu caminho.
16Achegai-vos e escutai bem: Desde o princípio, nunca falei às escondidas, desde o início dos acontecimentos, lá estava eu.
17LEGITIMAÇÃO DO PROFETA - AGORA O SENHOR DEUS ME ENVIOU COM SEU ESPÍRITO.
Assim diz o SENHOR, o teu Libertador, o Santo de Israel: Sou eu, o SENHOR teu Deus, sou quem te ensina o que vale a pena, quem te conduz pelo caminho que deves seguir.
18Quem dera tivesses levado a sério as minhas ordens! Tua paz seria grande qual um rio, a justiça que receberias, como as ondas do mar.
19Tua descendência seria numerosa como a areia da praia, os filhos de ti nascidos, incontáveis como grãos de areia. Jamais teu nome seria cortado, jamais seria eliminado de minha presença.
20Saí da Babilônia, fugi dos caldeus! Anunciai num cântico alegre, levai a todos esta notícia, fazei que ela chegue aos confins do mundo: ?O SENHOR libertou o seu servo Jacó!?
21Eles nunca passaram sede, mesmo quando os conduzia pelo deserto. Para eles tirou água de uma pedra: bateu na pedra e a água correu.
22Para os malvados ? diz o SENHOR ? nada de paz!