Livro de Jonas (Jn) - Capítulo 4

1A LIÇÃO DE JONAS
Jonas ficou, então, muito amargurado e irritado.
2E assim orou ao Senhor: ?Ah, Senhor! Não era isso mesmo o que eu dizia quando estava na minha terra? Foi por isso que eu corri, tentando fugir para Társis, pois eu sabia que és um Deus bondoso demais, sentimental, lerdo para ficar com raiva, de muita misericórdia e tolerante com a injustiça.
3Então, Senhor, tira a minha vida, pois eu acho melhor morrer do que viver?.
4O Senhor lhe respondeu: ?Será que está correto ficares tão irritado??
5Jonas saiu da cidade e foi para o lado do nascente, onde fez um abrigo. Ali sentou-se à sombra, para ver o que ia acontecer à cidade.
6O Senhor Deus providenciou uma mamoneira que cresceu sobre Jonas, de forma a fazer sombra na sua cabeça, refrescando-a da raiva que sentia. Jonas ficou muito satisfeito com a mamoneira.
7Deus, porém, providenciou um verme que na madrugada seguinte atacou a mamoneira e ela secou.
8Após o nascer do sol, Deus mandou um vento oriental muito quente e o sol passou a castigar a cabeça de Jonas, que se sentiu mal. Tornou a pedir a morte, dizendo: ?Prefiro morrer a ficar vivo!?
9E Deus lhe disse: ?Será que está correto tu ficares tão irritado por causa da mamoneira?? Ele respondeu: ?Está certo, sim, eu ficar com raiva e até pedir a morte!?
10O Senhor lhe disse: ?Estás com pena de uma mamoneira que não te deu trabalho, que não foste tu quem a fez crescer e que numa noite nasceu e numa noite morreu.

Capítulos