Livro de Jeremias (Jr) - Capítulo 11

1OS TERMOS DA ALIANÇA
Palavra do SENHOR a Jeremias:
2?Escuta os termos desta aliança e anuncia-os aos senhores de Judá e aos cidadãos de Jerusalém.
3Dirás: Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: Maldito aquele que não obedecer os termos desta aliança,
4que determinei aos vossos pais, no dia em que os tirei do Egito, aquela fornalha de ferro. Eu dizia, então: Dai ouvidos à minha palavra, fazei tudo o que vos mando, e sereis povo para mim e eu serei Deus para vós.
5Então cumprirei o juramento que fiz a vossos pais de lhes dar a terra onde correm leite e mel, conforme hoje acontece?. E eu respondi: ?Amém, Senhor!?
6Disse-me o SENHOR: ?Grita todas estas palavras nos povoados de Judá e nas ruas de Jerusalém: Obedecei aos termos desta aliança, colocai-os em prática,
7pois esta é a proclamação solene que fiz a vossos pais desde o dia em que os tirei do Egito até hoje. Sem cessar eu repetia: Obedecei à minha palavra!
8Mas não obedeceram nem prestaram atenção; ao contrário, cada um foi em frente seguindo seu coração duro e perverso. Então, eu fiz cair sobre eles todas as maldições contidas na aliança, aliança que eu tinha mandado que pusessem em pratica, mas eles não o fizeram?.
9Disse-me o SENHOR: ?Foi descoberta uma conspiração entre os senhores de Judá e os cidadãos de Jerusalém.
10Voltaram aos antigos pecados de seus pais, que não quiseram obedecer às minhas palavras, para seguir deuses estrangeiros e cultuá-los. A casa de Israel e a casa de Judá romperam a minha aliança concluída com seus pais.
11Por isso, assim diz o SENHOR: Trago-lhes uma desgraça da qual não poderão escapar. Clamareis por mim e eu não atenderei!
12Os povoados de Judá e os cidadãos de Jerusalém irão queixar-se aos deuses aos quais incensaram, mas na hora da desgraça eles não serão capazes de livrá-los.
13Sim, mais numerosos do que teus povoados, ó Judá, são os teus deuses, mais numerosos do que as ruas de Jerusalém são os altares que ergueste para a Vergonha, altares de queimar incenso a Baal.
14Tu, porém, não vás interceder por esse povo! Nunca me faças subir súplica e oração em favor dele, porque eu não atenderei, mesmo quando gritarem por mim no momento da desgraça.
15A OLIVEIRA DO SENHOR
?Que pretende a minha amada, em minha casa? Executar seus maus projetos? Acaso, promessas e carne consagrada poderão afastar de ti as maldades que eram a tua glória??
16Oliveira florescente, bonita, de frutos lindos era o nome que o SENHOR te dava. Mas ao barulho de enorme gritaria, ele ateou fogo em suas folhas e seus ramos se queimaram.
17O SENHOR dos exércitos, aquele que te plantou, pronunciou contra ti uma maldição, em vista da desgraça que a casa de Israel e a casa de Judá contra si mesmas atraíram ao provocarem minha indignação, ao incensarem a Baal.
18JEREMIAS AMEAÇADO POR SEUS PARENTES
O SENHOR me fez conhecer, e eu fiquei sabendo; fez-me ver os projetos deles,
19pois eu, qual manso cordeiro levado para o matadouro, não sabia que planos tramavam contra mim. Eles diziam: ?Vamos acabar com essa árvore enquanto é nova. Vamos cortá-lo, hoje, da terra dos vivos, para que seu nome não mais seja lembrado?.
20Mas, Senhor dos exércitos, cuja sentença é a justiça, que examinas a mente e o coração, possa eu ver a tua vingança contra eles, pois a ti eu expus a minha causa.
21Por isso, assim diz o SENHOR contra os senhores de Anatot, que te querem matar e dizem: ?Não profetizes mais em nome do SENHOR, para não morreres em nossas mãos!?
22Por isso, assim diz o SENHOR dos exércitos: ?Venho acertar contas com eles; os jovens morrerão à espada, seus filhos e filhas morrerão de fome.

Capítulos