Livro de Jeremias (Jr) - Capítulo 24

1OS DOIS CESTOS DE FIGOS
O SENHOR mostrou-me dois cestos de figos colocados em frente do templo do SENHOR, depois que Nabucodonosor, rei da Babilônia, levou embora de Jerusalém para a Babilônia o rei de Judá, Jeconias filho de Joaquim, com seus altos funcionários, ferreiros e serralheiros.
2Um dos dois cestos continha figos muito bons, como os do princípio da colheita, o outro continha figos ruins, impróprios para o consumo.
3Disse-me o SENHOR: ?Que estás vendo, Jeremias?? ? ?Figos, respondi, figos bons, bons de verdade; e também figos ruins, impróprios para o consumo?.
4Veio a mim, então, esta palavra do SENHOR:
5?Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: Como a estes figos saborosos,vejo com bons olhos os exilados de Judá, que expulsei deste lugar para a terra dos caldeus.
6Ponho neles um olhar favorável, para trazê-los de volta a esta terra, para reconstruí-los e nunca mais destruir, para replantá-los e nunca mais arrancar.
7A eles darei um coração capaz de me conhecer, pois eu sou o SENHOR. Eles serão um povo para mim e eu serei Deus para eles, porque eles se terão voltado para mim de todo o coração.
8Mas como se fossem aqueles figos ruins, de tão ruins impróprios para o consumo, assim vou agir com o rei de Judá, Sedecias, com seus altos funcionários e com quem ficou em Jerusalém ou pelo país, ou foi morar no Egito.
9Faço deles exemplo de terror e infelicidade para todos os reinos da terra, alvo de humilhação e ditos populares, de zombaria e de maldição em todos os lugares para onde os expulsei.
10Depois mando-lhes a guerra, a fome e a peste, até que desapareçam da superfície da terra, terra que dei a eles e a seus pais?.

Capítulos