Livro de Jeremias (Jr) - Capítulo 36

1O ROLO DE JEREMIAS. BARUC
No quarto ano de Joaquim, filho de Josias como rei de Judá, veio a Jeremias esta palavra da parte do SENHOR:
2?Compra um rolo de papiro e escreve nele tudo o que eu te disse contra Israel, contra Judá e contra todas as nações, desde o dia em que comecei a falar-te, do tempo de Josias até hoje.
3Quem sabe, assim, a casa de Judá tome conhecimento de toda a desgraça que estou planejando contra ela, a ver se cada um volta atrás do seu mau caminho e eu lhe possa perdoar sua falta, seu pecado?.
4Jeremias chamou então Baruc, filho de Nerias, que escreveu num rolo de papiro, conforme Jeremias ia ditando, tudo o que o SENHOR lhe tinha dito.
5Em seguida Jeremias disse a Baruc: ?Estou preso e não posso ir ao templo do SENHOR.
6Vai, então, e lê deste rolo as palavras do SENHOR que eu ditei e tu escreveste. Lê para que o povo que estiver no templo no dia do jejum possa ouvir. Lê também para o pessoal de Judá que tenha vindo de seus povoados.
7Quem sabe venham a chegar à presença do SENHOR pedidos de perdão da parte deles e cada um volte atrás dos seus maus caminhos, pois grande é a ira, o furor que o SENHOR ameaça contra esse povo.
8Baruc, filho de Nerias fez como Jeremias lhe havia mandado e leu no templo as palavras do SENHOR.
9No nono mês do quinto ano de Joaquim, filho de Josias, como rei de Judá, foi convocado um jejum na presença do SENHOR para todo o povo que está em Jerusalém ou que, dos povoados de Judá, entra em Jerusalém.
10No templo do SENHOR, da sala do escrivão Gamarias, filho de Safã, que fica no balcão de cima, à entrada da Porta Nova do templo do SENHOR, Baruc leu as palavras de Jeremias que ele havia escrito.
11Miquéias, o, filho de Gamarias, filho de Safã, ouviu todas as palavras do SENHOR lidas daquele escrito.
12Desceu, então, até o palácio do rei, à sala do escrivão. Lá estavam sentados os chefes:o escrivão Elisama, Delaias, filho de Semeías, Elnatã, filho de Acobor, Gamarias, filho de Safã, Sedecias, filho de Hananias, todos os chefes.
13Miquéias contou-lhes, então, tudo o que tinha ouvido, lido por Baruc para o povo ouvir.
14Os chefes mandaram, pois, Judi, filho de Natanias, filho de Selemias, filho de Cusi, dizer a Baruc:?Pega o rolo que leste para o povo e vem ca!? Baruc, filho de Nerias pegou o rolo e foi.
15Disseram-lhe: ?Senta-te aí e lê para a gente ouvir!? Baruc leu para eles ouvirem.
16Quando acabaram de ouvir, eles olharam assustados uns para os outros e disseram a Baruc: ?Devemos relatar ao rei todas essas palavras!?
17Interrogaram Baruc: ?Conta-nos como foi que escreveste o que ele ditou?.
18Baruc respondeu: ?Ele ia ditando para mim todas essas palavras e, com tinta, eu as escrevia no rolo?.
19Os chefes disseram a Baruc: ?Vai te esconder, tu e Jeremias. E que ninguém fique sabendo onde estais!?
20Em seguida, foram ao encontro do rei, no interior do palácio. O escrito foi deixado na sala do escrivão Elisama. Relataram tudo ao rei.
21O rei mandou, então, que Judi fosse buscar o escrito. Ele o trouxe da sala do escrivão Elisama e passou a ler para que o ouvissem o rei e os chefes todos que estavam à sua volta.
22O rei estava sentado na ala de inverno do palácio, era o nono mês do ano, e um braseiro estava aceso diante dele.
23À medida que Judi lia três ou quatro colunas, o rei cortava o pedaço com a faca do escrivão e atirava ao fogo do braseiro, até queimar todo o rolo no fogo do braseiro.
24Nem o rei nem seus ministros ficaram impressionados, ninguém rasgou as vestes ao ouvir aquelas palavras.
25Apenas Elnatã, Delaias e Gamarias pediam ao rei que não queimasse o rolo, mas ele não os atendeu.
26No final, o rei mandou que o comissário Jaramiel, Saraias, filho de Azriel e Semeías, filho de Abdeel fossem prender o secretário Baruc e o profeta Jeremias, mas o SENHOR não permitiu que eles fossem encontrados.
27Após o rei ter queimado o rolo onde Baruc tinha escrito as palavras ditadas por Jeremias, a palavra do SENHOR veio a Jeremias nestes termos:
28?Compra outro rolo de se escrever e manda anotar nele todas as palavras anteriores que estavam no primeiro rolo, queimado pelo rei Joaquim de Judá.
29E a respeito do rei Joaquim dirás: Assim diz o SENHOR: Queimaste aquele rolo dizendo: ?Por que escreveste naquele rolo o anúncio da chegada do rei da Babilônia para devastar esta terra, eliminando dela o ser humano e também os animais??
30É por isso que assim diz o SENHOR contra Joaquim, o rei de Judá: Nenhum filho dele há de sentar-se no trono de Davi. Seu cadáver ficará jogado ao calor do dia e ao gelo da noite.
31Cobrarei dele, da sua família e dos seus ministros os pecados que cometeram. Farei vir sobre eles, sobre os cidadãos de Jerusalém e os senhores de Judá toda a desgraça com que os ameacei, sem que me escutassem.
32Jeremias adquiriu, então, um outro rolo e o entregou ao secretário Baruc, filho de Nerias, que foi escrevendo, à medida que Jeremias ditava, todas as palavras que estavam no rolo que Joaquim, rei de Judá, havia queimado. E a essas palavras muitas outras foram acrescentadas.