Livro de Jeremias (Jr) - Capítulo 44

1OS JUDAÍTAS NO EGITO
Palavra que veio a Jeremias para todos os judaítas que moravam no Egito, moradores de Magdol, de Táfnis, de Mênfis e da região sul:
2?Assim diz o SENHOR dos exércitos, o Deus de Israel: Vós bem vistes toda a desgraça que eu fiz cair sobre Jerusalém e os povoados de Judá. Hoje elas estão abandonadas, sem qualquer habitante.
3A causa disso foi o mal que praticaram. Irritaram-me queimando oferendas e prestando culto a deuses estranhos, que jamais conhecestes, nem vós, nem vossos pais.
4Continuamente eu vos mandei meus servos, os profetas, que diziam: Deixai essas práticas abomináveis que eu odeio.
5Mas eles não atenderam, nem prestaram atenção, para se converterem de sua malícia e deixarem de queimar oferendas aos deuses estranhos.
6Inflamou-se, então, minha ira e minha indignação contra os povoados de Judá e as praças de Jerusalém, que se tornaram lugar deserto e abandonado,como hoje se vê.
7Agora, pois, assim diz o SENHOR dos exércitos, o Deus de Israel: Por que praticais um mal tão grande contra vós mesmos? Eliminastes do vosso meio homens e mulheres, acabastes com crianças e bebês em Judá a ponto de não vos restar sobrevivente.
8Vós me irritais com vossas práticas, incensando a deuses estranhos na terra do Egito, onde vos refugiastes. Assim, minha ira vos elimina e transforma numa coisa maldita e vergonhosa para todas as nações da terra.
9Já esquecestes os pecados dos vossos pais? os pecados dos reis de Judá e de suas mulheres? e até vossos próprios pecados e de vossas mulheres? pecados cometidos por toda a terra de Judá e nas praças de Jerusalém!
10E até hoje ninguém se envergonhou, ninguém mostrou temor, ninguém cuidou de andar na lei e nos preceitos que eu mesmo dei na presença vossa e de vossos pais.
11Por isso, assim diz o SENHOR dos exércitos, o Deus de Israel:Ponho sobre vós o meu olhar para desgraça, para acabar com Judá inteiro!
12Vou pegar esse resto de Judá que decidiu emigrar para a terra do Egito e aí todos encontrarão o fim. Cairão mortos à espada ou de fome. Do menor ao maior, todos encontrarão seu fim. Morrerão pela espada ou de fome. Serão amaldiçoados, desgraçados, desprezados, envergonhados.
13Cuidarei dos que foram morar no Egito como cuidei de Jerusalém com a espada, com a fome e com a peste.
14Não haverá fugitivo ou sobrevivente do resto dos judaítas que emigrou para o Egito, para voltar à terra de Judá, para onde ansiosos desejam voltar e ficar morando. Não voltarão, a não ser os fugitivos?.
15CULTUANDO, NO EGITO, A RAINHA DO CÉU
Todos os homens, que bem sabiam que suas mulheres incensavam aos deuses estranhos, as mulheres todas, uma grande multidão, toda a população que estava morando no Egito na região sul, responderam a Jeremias:
16?Nenhum de nós vai obedecer ao que acabas de nos dizer em nome do SENHOR!
17Sim, nós vamos fazer tudo o que dissemos, continuaremos incensando à Rainha do Céu e vertendo vinho em sua honra, como sempre fizemos, nós e nossos pais, nossos reis e nossas autoridades, por todos os povoados de Judá e nas praças de Jerusalém. Então estávamos bem alimentados, tudo nos ia bem, e não víamos qualquer desgraça.
18Mas a partir de quando deixamos de incensar à Rainha do Céu e de verter vinho em sua honra, começamos a carecer de tudo e agora estamos sendo destruídos pela espada e pela fome.
19E quando incensamos à Rainha do Céu ou vertemos vinho em sua honra, acaso fazemos bolos com a figura dela ou vertemos vinho em sua honra, sem o consentimento dos maridos??
20A todo o povo, aos homens, mulheres, toda a população, que tais coisas lhe responderam, falou Jeremias:
21?O que o SENHOR lembrou, o que ele tem em mente não será exatamente o incenso que vós e vossos pais queimastes por todos os povoados de Judá e nas praças de Jerusalém?
22O SENHOR já não mais agüentava, por causa da maldade de vossas práticas, e das coisas abomináveis que fizestes. Vossa terra, então, transformou-se num lugar devastado, desgraçado e desprezado, sem moradores, como hoje se vê.
23Por terdes queimado incenso, pecando contra o SENHOR, deixando de atender à sua palavra e de caminhar na sua lei, preceitos e mandamentos, por isso aconteceram esses males como hoje se vê?.
24Falou Jeremias à população toda, especialmente às mulheres: ?Ouvi a palavra do SENHOR, judaítas que estais na terra do Egito!
25Assim diz o SENHOR dos exércitos, o Deus de Israel: Vós e vossas mulheres prometestes e cumpristes a promessa: ?Vamos cumprir o voto que fizemos de incensar à Rainha do Céu e verter vinho em sua honra?. Pois bem, cumpri a vossa promessa e voto!
26Mas escutai, então, a palavra do SENHOR, judaítas todos que estais morando na terra do Egito! Estou jurando por meu nome grandioso, diz o SENHOR, que nunca mais o meu nome será invocado por qualquer judaíta que, na terra do Egito, venha a dizer: ?Pela vida do SENHOR Deus!?
27Vou montar guarda contra eles para o mal, não para o bem, hei de liquidar os cidadãos de Judá que estão na terra do Egito, pela espada ou pela fome, até acabarem todos.
28Uns poucos que conseguirem escapar da espada voltarão do Egito para Judá. Então, o resto de Judá que se refugiou no Egito ficará sabendo qual a palavra que se há de cumprir, a minha ou a deles.
29E para vós haverá um sinal ? oráculo do SENHOR ? de que estou cuidando de vós neste lugar, sabereis que cumpro as ameaças que fiz contra vós.
30Assim diz o SENHOR: Entregarei o rei do Egito, o faraó Hofra, nas mãos dos inimigos, dos que querem tirar-lhe a vida, da mesma forma como entreguei Sedecias, o rei de Judá, nas mãos do rei da Babilônia, Nabucodonosor, seu inimigo mortal.

Capítulos