Livro de Josué (Js) - Capítulo 17

1PATRIMÔNIO DE MANASSÉS OCIDENTAL. AS FILHAS DE SALFAAD
Também recebeu sua parte a tribo de Manassés, sendo este o primogênito de José. A Maquir, primogênito de Manassés, pai de Galaad, coube Galaad e Basã, pois era um homem de guerra.
2Também os outros filhos de Manassés receberam sua parte segundo seus clãs: os filhos de Abiezer, de Helec, de Esriel, de Sequém, de Héfer e de Semida, os quais foram os filhos homens de Manassés filho de José, segundo seus clãs.
3Salfaad filho de Héfer, filho de Galaad, filho de Maquir, filho de Manassés, não teve filhos, mas somente filhas, as quais se chamavam Maala, Noa, Hegla, Melca e Tersa.
4Elas se apresentaram ao sacerdote Eleazar, a Josué filho de Nun e aos representantes, dizendo: ?O Senhor ordenou a Moisés dar-nos uma herança no meio de nossos irmãos?. Deram-lhe, então, conforme a ordem do Senhor, uma herança no meio dos irmãos de seu pai.
5Couberam, pois, a Manassés dez lotes, sem contar a terra de Galaad e do Basã, além do Jordão,
6pois as filhas de Manassés receberam uma herança no meio dos filhos da mesma tribo, enquanto a terra de Galaad ficou para os outros filhos de Manassés.
7A fronteira de Manassés partia de Aser a Macmetat, a leste de Siquém, continuando pelo sul até Jasib, perto da fonte de Tafua.
8A terra de Tafua fora dada a Manassés, mas Tafua mesma, situada na fronteira de Manassés, pertencia aos efraimitas.
9A fronteira descia então até o ribeiro de Caná. Ao sul do ribeiro havia, entre as de Manassés, cidades que pertenciam a Efraim, mas a fronteira de Manassés passava ao norte do ribeiro e terminava no mar.
10O sul era, portanto, de Efraim e o norte, de Manassés, cujo território era limitado pelo mar e encostava em Aser ao norte e em Issacar a leste.
11Em Issacar e em Aser, Manassés obteve Betsã e suas vilas, Jeblaam e suas vilas, os habitantes de Dor e suas vilas, os de Endor e suas vilas, os de Tanac e suas vilas, os habitantes de Meguido e suas vilas, e a terceira parte da região de Nofet.
12Os descendentes de Manassés, porém, não conseguiram expulsar os habitantes daquelas cidades, e os cananeus persistiram em habitar essa terra.
13Quando os israelitas se tornaram fortes, submeteram os cananeus a trabalhos forçados, mas não chegaram a expulsá-los.
14RECLAMAÇÃO DOS DESCENDENTES DE JOSÉ
Os descendentes de José reclamaram com Josué: ?Por que nos atribuíste como herança apenas uma parte, uma só porção, enquanto somos um povo tão numeroso e o Senhor nos abençoou até agora??
15Josué respondeu-lhes: ?Se sois numerosos demais, subi a floresta e desbravai ali um lugar para vós, na terra dos fereseus e dos refaítas, uma vez que a montanha de Efraim é estreita demais para vós?.
16Os descendentes de José replicaram: ?A montanha não nos basta, ainda mais que todos os cananeus que habitam na terra do vale têm carros de ferro, tanto os que estão em Betsã e suas vilas, como os que estão no vale de Jezrael?.
17Josué disse então à casa de José ? a Efraim e Manassés ?: ?Sois um povo numeroso e forte: não tereis apenas uma parte,
18mas ocupareis a montanha toda com a floresta que desbravareis. Até lá se estenderão vossos limites. E ainda expulsarás os cananeus, apesar de seus carros de ferro e todo seu poderio?.

Capítulos