Livro de Josué (Js) - Capítulo 2

1CONQUISTA DE CANAÃ - OS ESPIÕES EM JERICÓ
Josué filho de Nun enviou secretamente, de Setim, dois espiões, dizendo: ?Ide reconhecer a terra e a cidade de Jericó?. Eles foram e entraram na casa de uma prostituta chamada Raab, e lá se hospedaram.
2Então foram avisar o rei de Jericó: ?Eis que esta noite vieram aqui alguns israelitas para espionar a região?.
3O rei de Jericó mandou dizer a Raab: ?Faze sair os homens que vieram a ti e entraram em tua casa, porque são espiões e vieram reconhecer todo o país?.
4A mulher, porém, levou os dois homens a um esconderijo. Depois disse: ?Os homens de fato vieram à minha casa, mas eu não sabia de onde eram.
5Quando as portas da cidade iam ser fechadas, ao escurecer, os homens saíram e não sei para onde foram. Persegui- os sem demora e os alcançareis?.
6Mas ela os havia feito subir ao terraço da casa e escondido entre os feixes de linho ali empilhados.
7Os soldados, entretanto, se puseram a persegui-los pelo caminho dos vaus do Jordão e, à sua saída, as portas da cidade se fecharam atrás deles.
8Antes que os espias se deitassem, a mulher foi vê-los no terraço e disse:
9?Eu sei que o Senhor vos entregou esta terra, sei que o terror se apoderou de nós e que todos os habitantes do país tremeram diante de vós.
10Ouvimos dizer que o Senhor secou as águas do Mar Vermelho à vossa frente, quando saístes do Egito. Ouvimos também o que fizestes aos dois reis dos amorreus do outro lado do Jordão, Seon e Og, os quais votastes ao extermínio.
11Quando ouvimos isso, tivemos grande medo, nosso coração desfaleceu e todo o mundo perdeu o alento por causa de vossa presença, porque o Senhor vosso Deus é Deus lá em cima no céu e aqui embaixo na terra.
12Agora, jurai-me pelo Senhor que, assim como eu tive misericórdia de vós, vós tereis misericórdia com a casa de meu pai. Dai-me um sinal seguro
13de que salvareis meu pai, minha mãe, meus irmãos e minhas irmãs e todos os seus bens, livrando-nos da morte?.
14Os homens disseram-lhe: ?À custa de nossa vida salvaremos a vossa, contanto que não reveleis a ninguém o que viemos fazer. Quando o Senhor nos entregar esta terra, usaremos de misericórdia e lealdade para contigo?.
15Ela, então, os fez descer com uma corda pela janela, pois a casa onde morava encontrava-se encostada na muralha.
16E disse-lhes: ?Ide para a montanha, para que os perseguidores não vos surpreendam aqui. E lá ficai escondidos durante três dias, até que os perseguidores passem aqui na volta. Depois, continuareis vosso caminho?.
17Os homens disseram-lhe: ?Para manter esse juramento a que nos obrigaste, vamos fazer o seguinte:
18Quando entrarmos no país, vais amarrar este cordão escarlate na janela por onde nos fizeste descer e reunir em tua casa pai, mãe, irmãos e toda a família.
19Se alguém sair da porta da casa, seu sangue lhe cairá sobre a cabeça e nós seremos inocentes. Mas quanto aos que ficarem contigo em casa, caia sobre nossa cabeça o sangue deles todos, se alguém puser a mão em um deles.
20Se, contudo, traíres o que combinamos, estaremos livres do juramento a que nos obrigaste?.
21Ela respondeu: ?De acordo. Faremos assim?. E, deixando-os partir, amarrou o cordão de fio escarlate na janela.
22Eles partiram para a montanha e permaneceram lá três dias, até que os perseguidores passassem de volta, tendo-os procurado por todo o caminho sem nada encontrar.
23Os dois espias desceram então da montanha, atravessaram o rio Jordão e foram a Josué filho de Nun. Contaram-lhe tudo o que lhes havia acontecido
24e disseram-lhe: ?O Senhor entregou toda essa terra em nossas mãos, e todos os seus habitantes tremem de medo por causa de nós?.