Livro de Josué (Js) - Capítulo 3

1A TRAVESSIA DO JORDÃO
Josué levantou-se de madrugada e desfez o acampamento. Saindo de Setim, ele e os israelitas chegaram ao Jordão, onde se detiveram antes de atravessar.
2Ao cabo de três dias, os responsáveis passaram pelo acampamento
3e deram ao povo esta ordem: ?Quando avistardes os sacerdotes levitas levando a arca da aliança do Senhor vosso Deus, levantai vosso acampamento e ponde-vos a caminho atrás dela,
4guardando distância de uns cem metros, sem dela vos aproximar. Assim sabereis qual o caminho a seguir, uma vez que nunca passastes por esse caminho?.
5Josué disse ao povo: ?Purificai-vos, porque amanhã o Senhor realizará maravilhas no meio de vós?.
6E Josué ordenou aos sacerdotes: ?Tomai a arca da aliança e passai à frente do povo?. Eles tomaram a arca da aliança e caminharam à frente do povo.
7O Senhor disse a Josué: ?Hoje começarei a engrandecer-te diante de todo o Israel, para que saibas que estou contigo assim como estive com Moisés.
8E tu, ordena aos sacerdotes que carregam a arca da aliança: ?Quando chegardes à beira das águas do Jordão, ficai parados ali?.
9Depois, Josué disse aos israelitas: ?Aproximai-vos para ouvir as palavras do Senhor, vosso Deus?.
10E acrescentou: ?Nisto sabereis que o Deus vivo está no meio de vós e que ele expulsará diante de vós os cananeus, os heteus, os heveus, os fereseus, os gergeseus, os amorreus e os jebuseus:
11A arca da aliança do Senhor de toda a terra vai atravessar o Jordão adiante de vós.
12Preparai doze homens das tribos de Israel, um de cada tribo.
13E logo que os sacerdotes que levam a arca do Senhor de toda a terra tocarem com a planta dos pés as águas do Jordão, elas se dividirão: rio abaixo, as águas continuarão a correr, mas rio acima, elas pararão, formando uma barragem?.
14Quando o povo levantou acampamento para atravessar o Jordão, os sacerdotes que carregavam a arca da aliança puseram-se à frente do povo.
15Chegaram assim ao rio Jordão, e os pés dos sacerdotes se molharam nas águas da margem (pois durante todo o tempo da colheita o Jordão transborda e inunda suas margens).
16Nesse momento, as águas de rio acima pararam, formando uma grande barragem até Adam, cidade vizinha de Sartã, e as de rio abaixo desceram para o mar da Arabá, o mar Salgado, até secarem completamente. Então o povo atravessou, na altura de Jericó.
17E os sacerdotes que carregavam a arca da aliança do Senhor conservaram-se firmes sobre a terra seca, no meio do rio, e ali permaneceram até que todo o Israel acabasse de atravessar o Jordão a pé enxuto.