Livro dos Juízes (Jz) - Capítulo 2

1CENSURA DO ANJO EM BOQUIM
O anjo do Senhor subiu de Guilgal a Boquim, e disse: ?Eu vos tirei do Egito e vos introduzi na terra que jurei dar a vossos pais, e vos prometi não romper nunca minha aliança, que eu fiz convosco
2com a condição de não fazerdes aliança com os habitantes desta terra, mas destruirdes seus altares. Vós, porém, não quisestes ouvir a minha voz. Por que essa desobediência?
3Por isso, eu vos digo: não expulsarei esses povos da vossa presença, eles serão vossos adversários e seus deuses serão vossa ruína?.
4Quando o anjo do Senhor acabou de censurar assim a todos os israelitas, estes puseram-se a chorar em alta voz.
5Por isso aquele lugar foi chamado Boquim, lugar dos que choram. E ofereceram ali sacrifícios ao Senhor.
6MORTE DE JOSUÉ E SUBSEQÜENTE IDOLATRIA
Depois que Josué despedira o povo, os israelitas partiram cada qual para a sua herança, a fim de tomar posse do território.
7Serviram ao Senhor durante toda a vida de Josué e dos anciãos que lhe sobreviveram por muito tempo e tinham visto toda a grandiosa obra que o Senhor fizera em favor de Israel.
8Josué, filho de Nun e servo do Senhor, morreu com cento e dez anos
9e foi sepultado no território da sua herança, em Tamnat-Hares, na montanha de Efraim, ao norte do monte Gaás.
10Mas depois que toda aquela geração foi unir-se a seus pais, vieram outros, que não conheceram o Senhor, nem a obra que ele fizera em favor de Israel.
11Os israelitas ofenderam o Senhor e serviram aos ídolos de Baal.
12Abandonaram o Senhor, Deus de seus pais, que os havia tirado do Egito, e seguiram a outros deuses, os deuses dos povos que os rodeavam. Prostraram-se diante deles, provocando a ira do Senhor.
13Abandonaram o Senhor e serviram aos ídolos de Baal e de Astarte.
14Por isso acendeu-se contra Israel a ira do Senhor, que os entregou às mãos dos salteadores, que os saqueavam. Ele os vendeu aos inimigos que habitavam as redondezas e eles não puderam mais resistir aos adversários.
15Em tudo o que desejassem empreender, a mão do Senhor estava contra eles, para sua desgraça, como lhes havia dito e jurado. A aflição deles era extrema.
16OS ?JUÍZES?
Então o Senhor suscitou juízes que os livrassem das mãos dos saqueadores.
17Eles, porém, nem aos seus juízes quiseram ouvir, mas continuavam a prostituir-se com outros deuses, prostrando-se diante deles. Depressa afastaram-se do caminho seguido por seus pais, que haviam obedecido aos mandamentos do Senhor; não procederam como eles.
18Sempre que suscitava juízes, o Senhor estava com o juiz. Enquanto o juiz vivia, o Senhor livrava os israelitas das mãos dos inimigos, pois ele se deixava comover pelos gemidos que surgiam da opressão e da aflição.
19Mas, quando o juiz morria, voltavam a cair e portavam-se pior que seus pais, seguindo outros deuses, servindo-os e prostrando-se diante deles. Não desistiram de suas práticas perversas nem de sua conduta obstinada.
20POVOS CANANEUS NÃO VENCIDOS
O Senhor se tomou de ira contra Israel e disse: ?Já que esse povo transgrediu a aliança que estabeleci com seus pais e não deu ouvido a minha voz,
21também eu não expulsarei diante deles nenhuma das nações que Josué deixou quando morreu.
22Por meio delas, quero testar Israel, para ver se segue ou não pelo caminho do Senhor, como fizeram os seus pais?.