Livro dos Juízes (Jz) - Capítulo 3

1Eis as nações que o Senhor deixou, para por meio delas, testar Israel e todos os que não tinham conhecido as guerras de Canaã
2só para ensinar o conhecimento da guerra às gerações de israelitas que não a experimentaram no passado.
3Eram: os cinco principados filisteus e todos os cananeus, os sidônios e os heveus que habitavam as montanhas do Líbano, desde o monte Baal-Hermon até à entrada de Emat.
4Foram deixadas para testar Israel e ver se obedeceria ou não aos mandamentos do Senhor, promulgados a seus pais por meio de Moisés.
5Assim os israelitas ficaram vivendo no meio de cananeus, heteus, amorreus, fereseus, heveus e jebuseus.
6Casavam-se com suas filhas e lhes davam as filhas em casamento, e serviam a seus deuses.
7OTONIEL, AOD, SAMGAR - O JUIZ OTONIEL
Os israelitas cometeram o que é mau aos olhos do Senhor; esqueceram-se do Senhor, seu Deus, servindo aos ídolos de Baal e de Astarte.
8A cólera do Senhor inflamou-se contra Israel e ele os deixou cair em poder de Cusã-Rasataim, rei de Aram, na Mesopotâmia. Os israelitas ficaram submetidos a Cusã-Rasataim durante oito anos.
9Então clamaram ao Senhor, que fez surgir um salvador para os libertar: Otoniel, filho de Cenez, irmão mais novo de Caleb.
10O espírito do Senhor veio sobre ele, que se tornou juiz de Israel. Quando saiu para a guerra, o Senhor lhe entregou Cusã-Rasataim, rei de Aram. Otoniel o subjugou.
11O país ficou em paz durante quarenta anos, até à morte de Otoniel filho de Cenez.
12O JUIZ AOD
Os israelitas tornaram a fazer o que é mau aos olhos do Senhor. O Senhor incitou então a Eglon, rei de Moab, contra Israel, porque faziam o que é mau aos olhos do Senhor.
13Eglon coligou-se com os amonitas e os amalecitas, marchou contra Israel e derrotou-o, apoderando- se da cidade das Palmeiras.
14Os israelitas serviram a Eglon, rei de Moab, durante dezoito anos.
15Então clamaram ao Senhor, e o Senhor suscitou um salvador: Aod, filho de Gera, o benjaminita canhoto. Os israelitas estavam enviando, por seu intermédio, um tributo a Eglon, rei de Moab.
16Aod mandou fazer um punhal de fio duplo com um palmo de comprimento e escondeu-o debaixo das vestes, sobre a coxa direita.
17Depois foi apresentar o tributo a Eglon, rei de Moab. Ora, Eglon era um homem muito gordo.
18Tendo apresentado o tributo, Aod partiu com os carregadores.
19Mas ao chegar aos Ídolos, perto de Guilgal, voltou e disse: ?Tenho uma mensagem secreta para ti, ó rei?. O rei pediu para que os deixassem a sós. Todos os acompanhantes se afastaram.
20Estando Eglon sentado em seu quarto privativo de verão, no andar superior, Aod se aproximou. ?Tenho uma mensagem de Deus para ti?, disse Aod. Quando o rei se levantou do trono,
21Aod estendeu a mão esquerda e apanhou do lado direito o punhal, que lhe enfiou no ventre.
22Até o cabo penetrou com a lâmina, e a gordura se fechou por cima. Aod nem retirou o punhal, mas saiu por uma abertura
23e, retirando-se pela galeria, fechou as portas do quarto superior atrás de si com a tranca.
24Depois que saiu, vieram os servos e, notando que as portas de cima estavam trancadas, disseram: ?Decerto está fazendo suas necessidades no quarto?.
25Ficaram esperando até entrarem em confusão. Como ninguém abrisse as portas, pegaram a chave e abriram. Aí viram o seu senhor, deitado morto no chão.
26Enquanto tardavam, Aod escapou e, tornando a passar pelos Ídolos, refugiouse em Seira.
27Ao chegar, tocou a trombeta pelas montanhas de Efraim. Precedidos por Aod, os israelitas desceram das montanhas.
28?Segui-me!?, exclamou, ?pois o Senhor vos entrega os moabitas, vossos inimigos?. Desceram, apoderaram-se dos vaus do Jordão pertencentes a Moab e não deixaram passar ninguém.
29Naquela ocasião derrotaram cerca de dez mil moabitas, todos homens robustos e valentes; não escapou ninguém.
30Naquele tempo Moab foi submetido por Israel e o país esteve tranqüilo durante oitenta anos.
31O JUIZ SAMGAR
Depois veio Samgar filho de Anat, que derrotou seiscentos homens com um aguilhão de bois. Ele também foi um salvador de Israel.

Capítulos