Livro dos Juízes (Jz) - Capítulo 6

1CICLO DE GEDEÃO - OPRESSÃO MADIANITA
Os israelitas tornaram a fazer o que é mau aos olhos do Senhor e este os entregou por sete anos às mãos dos madianitas.
2A mão de Madiã pesava duramente sobre Israel. Por medo dos madianitas, os israelitas fizeram trincheiras nas montanhas, covas e fortins.
3Quando os israelitas acabavam de semear, vinham os madianitas, os amalecitas e outros povos do oriente,
4os quais acampavam em seus campos e pisavam todas as sementeiras até próximo de Gaza. Não deixavam para os israelitas meios de subsistência, nem ovelhas, nem bois, nem jumentos.
5Chegavam com todos os seus rebanhos e tendas, como se fossem gafanhotos; a multidão de homens e de camelos era inumerável, destruindo tudo o que tocavam.
6Assim, Israel ficou reduzido à miséria diante de Madiã. Então os israelitas clamaram ao Senhor.
7Os israelitas clamaram ao Senhor, pedindo auxílio contra os madianitas.
8E por meio de um profeta, ele mandou dizer: ?Assim fala o Senhor, Deus de Israel: Eu vos fiz sair do Egito e vos tirei da casa da escravidão.
9Libertei-vos das mãos dos egípcios e de todos os inimigos que vos afligiam. Expulsei-os diante de vós e vos entreguei suas terras.
10E eu vos disse: ?Eu sou o Senhor, vosso Deus. Não venereis os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais?. Mas não quisestes ouvir a minha voz?.
11VOCAÇÃO DE GEDEÃO, O MANASSEÍTA
Veio então o anjo do Senhor e sentou-se debaixo de um carvalho em Efra que pertencia a Joás, da família de Abiezer. Gedeão, seu filho, estava debulhando e tirando o trigo da eira, para escondê-lo dos madianitas.
12Apareceu-lhe então o anjo do Senhor e disse: ?O Senhor está contigo, valente guerreiro!?
13Gedeão respondeu: ?Meu senhor, por favor, se o Senhor está conosco, por que nos aconteceu tudo isso? Onde estão aquelas suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: ?O Senhor nos tirou do Egito?? Mas agora o Senhor nos abandonou e nos entregou às mãos dos madianitas?.
14Então o Senhor voltou-se para ele e disse: ?Vai, e com essa força que tens livra Israel da mão dos madianitas. Sou eu que te envio?.
15Gedeão replicou: ?Por favor, meu senhor, como poderei eu libertar Israel? Minha família é a mais humilde de Manassés, e na casa de meu pai eu sou o último?.
16O Senhor lhe respondeu: ?Eu estarei contigo, e tu derrotarás os madianitas como se fossem um só homem?.
17Gedeão prosseguiu: ?Se achei graça a teus olhos, dá-me um sinal de que és tu que falas comigo.
18Não te afastes daqui, até que eu volte com uma oferenda para te apresentar?. Ele respondeu: ?Ficarei aqui até voltares?.
19Gedeão retirou-se, preparou um cabrito e, com uma medida de farinha, fez pães ázimos. Pôs a carne numa cesta e o caldo numa vasilha, levou tudo para debaixo do carvalho e apresentou
20ao anjo do Senhor, que lhe disse: ?Toma a carne e os pães ázimos, coloca-os sobre esta pedra e derrama o caldo por cima?. E Gedeão assim fez.
21O anjo do Senhor estendeu a ponta da vara que tinha na mão e tocou na carne e nos pães ázimos. Então subiu um fogo da pedra e consumiu a carne e os pães. E o anjo do Senhor desapareceu da sua vista.
22Percebendo que era o anjo do Senhor, Gedeão exclamou: ?Ai de mim, Senhor Deus, porque vi o anjo do Senhor face a face!?.
23Mas o Senhor lhe disse: ?A paz esteja contigo, não tenhas medo: não morrerás!?
24Então Gedeão construiu ali mesmo um altar ao Senhor e o chamou: ?O Senhor é paz?. Este altar existe ainda em Efra de Abiezer.
25GEDEÃO E O ALTAR DE BAAL
Naquela mesma noite, o Senhor lhe disse: ?Pega o touro que pertence a teu pai, um touro cevado de sete anos, derruba o altar de teu pai, dedicado a Baal, e corta o tronco sagrado que está junto dele.
26Ergue depois um altar para o Senhor, teu Deus, no alto desta pedra sobre a qual puseste o sacrifício. Toma o touro cevado e oferece o em holocausto, com a lenha do tronco sagrado que cortaste?.
27Gedeão tomou dez de seus servos e fez o que o Senhor lhe ordenara. Mas, temendo a família de seu pai e os homens daquela cidade, não o quis fazer de dia, mas executou tudo de noite.
28De manhã, quando acordaram, os habitantes da cidade viram o altar de Baal demolido, o tronco sagrado cortado e o touro cevado posto sobre o altar que acabava de ser construído.
29E disseram uns aos outros: ?Quem fez isso?? Averiguando quem foi o autor da obra concluíram: ?Foi Gedeão filhode Joás que fez tudo isso?.
30Disseram então a Joás: ?Manda vir teu filho aqui para que seja morto, porque destruiu o altar de Baal e cortou o tronco sagrado?.
31E Joás disse a todos que o ameaçavam: ?Acaso é preciso que defendais Baal e que brigueis por ele? (Quem luta por Baal vai morrer antes do amanhecer.) Se Baal é deus, vingue-se a si mesmo de quem destruiu seu altar?.
32Daquele dia em diante Gedeão foi chamado Jerobaal, porque Joás disse: ?Vingue-se Baal daquele que destruiu seu altar?.
33O SINAL DO MANTO
Todos os madianitas, os amalecitas e os povos do oriente coligaram-se e, atravessando o rio Jordão, acamparam no vale de Jezrael.
34O espírito do Senhor apoderou-se de Gedeão, e ele tocou a trombeta e convocoua casa de Abiezer para que o seguisse.
35Enviou mensageiros por toda a tribo de Manassés, que também o seguiu. Do mesmo modo enviou mensageiros às tribos de Aser, Zabulon e Neftali, que foram juntar-se a ele.
36E Gedeão disse a Deus: ?Se realmente vais salvar Israel por minha mão como prometeste,
37vou estender este manto de lã na eira. Se o orvalho cair sobre a lã e o resto do chão ficar seco, reconhecerei nisso o sinal de que salvarás Israel por minha mão, como prometeste?.
38E assim aconteceu. Levantando-se de noite, espremeu o manto: com a água encheu uma bacia.
39Gedeão tornou a dizer a Deus: ?Não se inflame a tua ira contra mim, se eu ainda fizer outra prova, pedindo um sinal por meio do manto. Peço que só o manto fique seco e o chão em redor fique todo molhado de orvalho?.
40E naquela noite o Senhor fez o que Gedeão lhe havia pedido: só o manto ficou enxuto, enquanto havia orvalho no chão todo.

Capítulos