Evangelho segundo São Lucas (Lc) - Capítulo 13

1OS GALILEUS E A TORRE DE SILOÉ
Nesse momento, chegaram algumas pessoas trazendo a Jesus notícias a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado, misturando o sangue deles com o dos sacrifícios que ofereciam.
2Ele lhes respondeu: ?Pensais que esses galileus eram mais pecadores do que qualquer outro galileu, por terem sofrido tal coisa?
3Digo-vos que não. Mas se vós não vos converterdes, perecereis todos do mesmo modo.
4E aqueles dezoito que morreram quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados do que qualquer outro morador de Jerusalém?
5Eu vos digo que não. Mas, se não vos converterdes, perecereis todos do mesmo modo?.
6A FIGUEIRA ESTÉRIL
E Jesus contou esta parábola: ?Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi lá procurar figos e não encontrou.
7Então disse ao agricultor: ?Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Para que está ocupando inutilmente a terra??
8Ele, porém, respondeu: ?Senhor, deixa-a ainda este ano. Vou cavar em volta e pôr adubo.
9Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então a cortarás?.
10CURA DA MULHER ENCURVADA, NO SÁBADO
Jesus estava ensinando numa sinagoga, num dia de sábado.
11Havia aí uma mulher que, dezoito anos já, estava com um espírito que a tornava doente. Era encurvada e totalmente incapaz de olhar para cima.
12Vendo-a, Jesus a chamou e lhe disse: ?Mulher, estás livre da tua doença?.
13Ele impôs as mãos sobre ela, que imediatamente se endireitou e começou a louvar a Deus.
14O chefe da sinagoga, porém, furioso porque Jesus tinha feito uma cura em dia de sábado, se pôs a dizer à multidão: ?Há seis dias para trabalhar. Vinde, pois, nesses dias para serdes curados, mas não em dia de sábado?.
15O Senhor respondeu-lhe: ?Hipócritas! Não solta cada um de vós seu boi ou o jumento do curral, para dar-lhe de beber, mesmo que seja em dia de sábado?
16Esta filha de Abraão, que Satanás amarrou durante dezoito anos, não devia ser libertada dessa prisão, mesmo em dia de sábado??
17Essa resposta envergonhou todos os inimigos de Jesus. E a multidão inteira se alegrava com as maravilhas que ele fazia.
18O GRÃO DE MOSTARDA E O FERMENTO
E Jesus dizia: ?A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo?
19É como um grão de mostarda que alguém pegou e semeou no seu jardim: cresceu, tornou-se um arbusto, e os pássaros do céu foram fazer ninhos nos seus ramos?.
20Jesus disse ainda: ?Com que mais poderei comparar o Reino de Deus?
21É como o fermento que uma mulher pegou e escondeu em três porções de farinha, até tudo ficar fermentado?.
22A PORTA ESTREITA
Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém.
23Alguém lhe perguntou: ?Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?? Ele respondeu:
24?Esforçai-vos por entrar pela porta estreita. Pois eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão.
25Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ?Senhor, abre-nos a porta!?. Ele responderá: ?Não sei de onde sois?.
26Então começareis a dizer: ?Comemos e bebemos na tua presença, e tu ensinaste em nossas praças!?
27Ele, porém, responderá: ?Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim, todos vós que praticais a iniqüidade!?
28E ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas, no Reino de Deus, enquanto vós mesmos sereis lançados fora.
29Virão muitos do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus.
30E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos?.
31HERODES, A RAPOSA. LAMENTAÇÃO SOBRE JERUSALÉM
Naquela hora, alguns fariseus aproximaram-se e disseram a Jesus: ?Sai daqui, porque Herodes quer te matar?.
32Ele disse: ?Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia chegarei ao termo.
33Entretanto, preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã, pois não convém que um profeta morra fora de Jerusalém.
34Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintainhos debaixo das asas, mas não quiseste!
35Vede, vossa casa ficará abandonada. Eu vos digo: não mais me vereis, até que chegue o tempo em que digais: ?Bendito aquele que vem em nome do Senhor??.