Evangelho segundo São Lucas (Lc) - Capítulo 17

1ESCÂNDALO, CORREÇÃO, PERDÃO
Jesus disse a seus discípulos: ?É inevitável que ocorram escândalos, mas ai daquele que os provoca!
2Seria melhor para ele ser atirado ao mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço, do que fazer cair um só desses pequenos.
3Cuidado, portanto! Se teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se arrepender, perdoa-lhe.
4Se pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes vier a ti, dizendo: ?Estou arrependido?, perdoa-lhe?.
5A FORÇA DA FÉ
Os apóstolos disseram ao Senhor: ?Aumenta a nossa fé!?
6O Senhor respondeu: ?Se tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira:? Arranca-te daqui e planta-te no mar?, e ela vos obedeceria.
7SOMOS SIMPLES SERVOS
?Se alguém de vós tem um servo que trabalha a terra ou cuida dos animais, quando ele volta da roça, lhe dirá: ?Vem depressa para a mesa??
8Não dirá antes: ?Prepara-me o jantar, arruma-te e serve-me, enquanto eu como e bebo. Depois disso, tu poderás comer e beber??
9Será que o senhor vai agradecer o servo porque fez o que lhe havia mandado?
10Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ?Somos simples servos; fizemos o que devíamos fazer??.
11OS DEZ LEPROSOS
Caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galiléia.
12Estava para entrar num povoado, quando dez leprosos vieram ao seu encontro. Pararam a certa distância
13e gritaram: ?Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!?
14Ao vê-los, Jesus disse: ?Ide apresentar-vos aos sacerdotes?. Enquanto estavam a caminho, aconteceu que ficaram curados.
15Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz;
16prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. E este era um samaritano.
17Então Jesus perguntou: ?Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão?
18Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro??
19E disse-lhe: ?Levanta-te e vai! Tua fé te salvou?.
20A VINDA DO REINO NÃO É OSTENSIVA
Os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Ele respondeu: ?O Reino de Deus não vem ostensivamente.
21Nem se poderá dizer: ?Está aqui?, ou: ?Está ali?, pois o Reino de Deus está no meio de vós?. Como nos dias de Noé e de Ló
22E ele disse aos discípulos: ?Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver.
23Dirão: ?Ele está aqui? ou: ?Ele está ali?. Não deveis ir, nem correr atrás.
24Pois como o relâmpago de repente brilha de um lado do céu até o outro, assim também será o Filho do homem, no seu dia.
25Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração.
26Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem.
27Comiam, bebiam, homens e mulheres casavam-se, até ao dia em que Noé entrou na arca. Então chegou o dilúvio e fez morrer todos.
28Acontecerá como nos dias de Ló: comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam.
29Mas no dia em que Ló saíu de Sodoma, Deus fez chover fogo e enxofre do céu e fez morrer todos.
30O mesmo acontecerá no dia em que se manifestar o Filho do Homem.
31Naquele dia, quem estiver no terraço não entre para apanhar objeto algum em sua casa. E quem estiver no campo não volte atrás.
32Lembrai-vos da mulher de Ló!
33Quem procurar salvar a vida, vai perdê-la; e quem a perder, vai salvá-la.
34Eu vos digo: naquela noite, dois estarão na mesma cama; um será tomado e o outro será deixado.
35Duas mulheres estarão juntas moendo farinha; uma será tomada e a outra será deixada.
36Dois homens estarão no campo; um será levado e o outro será deixado.
37Os discípulos perguntaram: ?Senhor, onde acontecerá isto?? Ele respondeu: ?Onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão os abutres?.