Evangelho segundo São Lucas (Lc) - Capítulo 24

1RESSURREIÇÃO
No primeiro dia da semana, bem de madrugada, as mulheres foram ao túmulo, levando os perfumes que tinham preparado.
2Encontraram a pedra do túmulo removida,
3mas, ao entrarem, não encontraram o corpo do Senhor Jesus
4e ficaram sem saber o que estava acontecendo. Nisso, dois homens com vestes resplandecentes pararam perto delas.
5Tomadas de medo, elas olhavam para o chão. Eles, porém, disseram-lhes: ?Por que procurais entre os mortos aquele que está vivo?
6Não está aqui. Ressuscitou! Lembrai-vos do que ele vos falou, quando ainda estava na Galiléia:
7?É necessário o Filho do Homem ser entregue nas mãos dos pecadores, ser crucificado e, no terceiro dia, ressuscitar?.
8Então as mulheres se lembraram das palavras de Jesus.
9Voltando do túmulo, anunciaram tudo isso aos Onze e a todos os outros.
10Eram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago. Também as outras mulheres que estavam com elas contaram essas coisas aos apóstolos,
11mas estes acharam tudo isso um delírio e não acreditaram.
12Pedro, no entanto, levantou-se e correu ao túmulo. Olhou para dentro e viu apenas os lençóis. Então voltou para casa, admirado com o que havia acontecido.
13OS DISCÍPULOS DE EMAÚS
Naquele mesmo dia, o primeiro da semana, dois dos discípulos iam para um povoado, chamado Emaús, a uns dez quilômetros de Jerusalém.
14Conversavam sobre todas as coisas que tinham acontecido.
15Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles.
16Os seus olhos, porém, estavam como vendados, incapazes de reconhecê-lo.
17Então Jesus perguntou: ?O que andais conversando pelo caminho?? Eles pararam, com o rosto triste,
18e um deles, chamado Cléofas, lhe disse: ?És tu o único peregrino em Jerusalém que não sabe o que lá aconteceu nestes dias??
19Ele perguntou: ?Que foi?? Eles responderam: ?O que aconteceu com Jesus, o Nazareno, que foi um profeta poderoso em obras e palavras diante de Deus e diante de todo o povo.
20Os sumos sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram.
21Nós esperávamos que fosse ele quem libertaria Israel; mas, com tudo isso, já faz três dias que todas essas coisas aconteceram!
22É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos assustaram. Elas foram de madrugada ao túmulo
23e não encontraram o corpo dele. Então voltaram, dizendo que tinham visto anjos e que estes afirmaram que ele está vivo.
24Alguns dos nossos foram ao túmulo e encontraram as coisas como as mulheres tinham dito. A ele, porém, ninguém viu?.
25Então ele lhes disse: ?Como sois sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram!
26Não era necessário que o Cristo sofresse tudo isso para entrar na sua glória??
27E, começando por Moisés e passando por todos os Profetas, explicou-lhes, em todas as Escrituras, as passagens que se referiam a ele.
28Quando chegaram perto do povoado para onde iam, ele fez de conta que ia adiante.
29Eles, porém, insistiram: ?Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando!? Ele entrou para ficar com eles.
30Depois que se sentou à mesa com eles, tomou o pão, pronunciou a bênção, partiu-o e deu a eles.
31Neste momento, seus olhos se abriram, e eles o reconheceram. Ele, porém, desapareceu da vista deles.
32Então um disse ao outro: ?Não estava ardendo o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras??
33Naquela mesma hora, levantaram-se e voltaram para Jerusalém, onde encontraram reunidos os Onze e os outros discípulos.
34E estes confirmaram: ?Realmente, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!?
35Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como o tinham reconhecido ao partir o pão.
36APARIÇÃO DE JESUS AOS ONZE
Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: ?A paz esteja convosco!?
37Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um espírito.
38Mas ele disse: ?Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração?
39Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um espírito não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho?.
40E dizendo isso, ele mostrou-lhes as mãos e os pés.
41Mas eles ainda não podiam acreditar, tanta era sua alegria e sua surpresa. Então Jesus disse: ?Tendes aqui alguma coisa para comer??
42Deram-lhe um pedaço de peixe assado.
43Ele o tomou e comeu diante deles.
44Depois disse-lhes: ?São estas as coisas que eu vos falei quando ainda estava convosco: era necessário que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos?.
45Então ele abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras,
46e disse-lhes: ?Assim está escrito: o Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia,
47e no seu nome será anunciada a conversão, para o perdão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém.
48Vós sois as testemunhas destas coisas.
49Eu enviarei sobre vós o que meu Pai prometeu. Por isso, permanecei na cidade até que sejais revestidos da força do alto?.
50ELEVAÇÃO DE JESUS AO CÉU
Então Jesus levou-os para fora da cidade, até perto de Betânia. Ali ergueu as mãos e abençoou-os.
51E enquanto os abençoava, afastou-se deles e foi elevado ao céu.
52Eles o adoraram. Em seguida voltaram para Jerusalém, com grande alegria,