Evangelho segundo São Lucas (Lc) - Capítulo 3

1JOÃO BATISTA
No décimo quinto ano do império de Tibério César, quando Pôncio Pilatos era governador da Judéia; Herodes, tetrarca da Galiléia; seu irmão Filipe, tetrarca da Ituréia e da Traconítide, e Lisânias, tetrarca de Abilene;
2enquanto Anás e Caifás eram sumos sacerdotes, a palavra de Deus veio a João, o filho de Zacarias, no deserto.
3Ele percorreu toda a região do Jordão, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados,
4como está escrito no livro dos oráculos do profeta Isaías: ?Voz de quem clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as veredas para ele.
5Todo vale será aterrado; toda montanha e colina serão rebaixadas; as passagens tortuosas serão endireitadas, e os caminhos esburacados, aplanados.
6E todos verão a salvação que vem de Deus?.
7João dizia às multidões que iam a ele para serem batizadas: ?Víboras que sois, quem vos ensinou a querer fugir da ira que está para chegar?
8Produzi frutos que mostrem vossa conversão, e não comeceis a dizer a vós mesmos: ?Nosso pai é Abraão!?, pois eu vos digo: Deus pode destas pedras suscitar filhos para Abraão.
9O machado já está posto à raiz das árvores. Toda árvore que não der bom fruto será cortada e lançada ao fogo.?
10As multidões lhe perguntavam: ?Que devemos fazer??
11João respondia: ?Quem tiver duas túnicas, dê uma a quem não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo!?
12Até alguns publicanos foram para o batismo e perguntaram: ?Mestre, que devemos fazer??
13Ele respondeu: ?Não cobreis nada mais do que foi estabelecido.?
14Alguns soldados também lhe perguntaram: ?E nós, que devemos fazer?? João respondeu: ?Não maltrateis a ninguém; não façais denúncias falsas e contentai-vos com o vosso soldo?.
15Como o povo estivesse na expectativa, todos se perguntavam interiormente se João era ou não o Cristo,
16e ele respondia a todos: ?Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desatar a correia das suas sandálias. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.
17Ele traz a pá em sua mão para limpar a eira, a fim de guardar o trigo no celeiro; mas a palha, ele queimará num fogo que não se apaga?.
18Assim e com muitas outras exortações, João anunciava ao povo.
19Mas o rei Herodes, por ele repreendido por viver com Herodíades, a mulher de seu irmão, e por causa de todos os crimes que cometeu,
20acrescentou mais este crime: lançou João no cárcere.
21BATISMO, INVESTIDURA E GENEALOGIA DE JESUS
Enquanto todo o povo era batizado e Jesus, batizado, estava em oração, o céu se abriu
22e o Espírito Santo desceu sobre ele, em forma corpórea, como uma pomba. E do céu veio uma voz: ?Tu és o meu filho amado; em ti está o meu agrado?.
23Ao iniciar seu ministério, Jesus tinha cerca de trinta anos. Ele era, segundo se pensava, filho de José, filho de Heli,
24filho de Matat, filho de Levi, filho de Melqui, filho de Janai, filho de José,
25filho de Matatias, filho de Amós, filho de Naum, filho de Hesli, filho de Nagai,
26filho de Maat, filho de Matatias, filho de Semei, filho de José, filho de Jodá,
27filho de Joanã, filho de Resa, filho de Zorobabel, filho de Salatiel, filho de Neri,
28filho de Melqui, filho de Adi, filho de Cosã, filho de Elmadã, filho de Her,
29filho de Jesus, filho de Eliezer, filho de Jorim, filho de Matat, filho de Levi,
30filho de Simeão, filho de Judá, filho de José, filho de Jonã, filho de Eliaquim,
31filho de Meléia, filho de Mená, filho de Matatá, filho de Natã, filho de Davi,
32filho de Jessé, filho de Obed, filho de Booz, filho de Sala, filho de Naasson,
33filho de Aminadab, filho de Admin, filho de Arni, filho de Esron, filho de Farés, filho de Judá,
34filho de Jacó, filho de Isaac, filho de Abraão, filho de Taré, filho de Nacor,
35filho de Sarug, filho de Reú, filho de Faleg, filho de Héber, filho de Salé,
36filho de Cainã, filho de Arfaxad, filho de Sem, filho de Noé, filho de Lamec,
37filho de Matusalém, filho de Henoc, filho de Jared, filho de Malaleel, filho de Cainã,
38filho de Enós, filho de Set, filho de Adão, filho de Deus.