Livro do Levítico (Lv) - Capítulo 16

1O DIA DA EXPIAÇÃO, OU DO GRANDE PERDÃO
O Senhor falou a Moisés depois da morte dos dois filhos de Aarão, mortos ao se proximarem diante do Senhor.
2O Senhor ordenou a Moisés: ?Fala a teu irmão Aarão para não entrar a qualquer hora na parte do santuário por detrás do véu, diante do propiciatório que está sobre a arca, para que não morra quando eu aparecer na nuvem sobre o propiciatório.
3É deste modo que Aarão entrará no santuário: oferecerá um bezerro como sacrifício expiatório e um carneiro em holocausto.
4Vestirá uma túnica sagrada de linho, usará roupa de baixo de linho, cingirá um cinto de linho e na cabeça trará um turbante de linho. São vestes sacras, que vestirá depois de tomar banho.
5Receberá da comunidade dos israelitas dois bodes para o sacrifício pelo pecado e um carneiro para o holocausto.
6Aarão oferecerá o bezerro pelo próprio pecado e fará a expiação por si e por sua família.
7Tomando depois os dois bodes, ele os apresentará diante do Senhor à entrada da Tenda do Encontro.
8Depois Aarão lançará as sortes sobre os dois bodes, uma para o Senhor e outra para Azazel.
9Aarão oferecerá o bode que coube por sorte ao Senhor, oferecendo um sacrifício pelo pecado.
10Quanto ao bode que tocou por sorte a Azazel, será apresentado vivo diante do Senhor, para fazer a expiação e mandá-lo ao deserto, para Azazel.
11Aarão oferecerá o bezerro do sacrifício pelo próprio pecado e fazendo a expiação por si e por sua família, imolará o bezerro.
12Tomará um incensório cheio de brasas, tiradas do altar que está diante do Senhor, e dois punhados cheios de incenso aromático pulverizado, e levará tudo para trás do véu.
13Na presença do Senhor porá o incenso sobre o fogo, de modo que a nuvem de incenso cubra o propiciatório que está sobre a arca da aliança; assim não morrerá.
14Em seguida, pegará um pouco do sangue do bezerro e com o dedo aspergirá a frente oriental do propiciatório, e com o dedo fará sete aspersões de sangue diante do propiciatório.
15Depois de ter imolado o bode pelo pecado do povo, levará o sangue para trás do véu e fará com ele o mesmo que fez com o sangue do bezerro, aspergindo-o sobre o propiciatório e diante dele.
16Assim fará a expiação pelo santuário, por causa das impurezas dos israelitas e de suas transgressões e todos os seus pecados. Fará o mesmo pela Tenda do Encontro, que está entre eles, no meio de suas impurezas.
17Quando Aarão entrar no santuário para fazer a expiação por si, por sua família e por toda a comunidade de Israel, ninguém fique na Tenda do Encontro, até ele sair.
18Quando tiver saído para o altar que está diante do Senhor, fará a expiação. Pegando um pouco de sangue do bezerro e do bode, ele o passará nas quatro pontas do altar.
19Fará com o dedo sete vezes a aspersão de sangue. Assim o santificará e o purificará das impurezas dos israelitas.
20Concluída a expiação do santuário, da Tenda do Encontro e do altar, mandará trazer o bode vivo.
21Impondo ambas as mãos sobre a cabeça do bode vivo, Aarão confessará todas as culpas, transgressões e pecados dos israelitas e os porá sobre a cabeça do bode. Depois, por meio de um homem para isso designado, o enviará ao deserto.
22Assim o bode levará sobre si todas as culpas dos israelitas para uma região desabitada. Uma vez despachado o bode para o deserto,
23Aarão entrará na Tenda do Encontro, tirará as vestes de linho que vestiu para entrar no santuário e as deixará ali.
24Lavará o corpo no lugar sagrado e vestirá suas roupas. Em seguida sairá e oferecerá o seu holocausto e o holocausto do povo, em expiação por si e pelo povo.
25Quanto às gorduras do sacrifício pelo pecado, ele as queimará no altar.
26Aquele que foi soltar o bode para Azazel deverá lavar as vestes e tomar banho, e depois poderá entrar no acampamento.
27Quanto ao bezerro e ao bode oferecidos pelo pecado, cujo sangue foi introduzido no santuário para fazer a expiação, serão levados para fora do acampamento e suas peles, carnes e excrementos serão queimados.
28Aquele que os queimar deverá lavar as vestes e tomar banho, e depois poderá entrar no acampamento.
29Esta será para vós uma lei perpétua: No dia dez do sétimo mês deveis jejuar e não fareis nenhum trabalho, nem o nativo do país, nem o estrangeiro que habita no meio de vós.
30Porque nesse dia se fará a expiação por vós, para vos purificar. Diante do Senhor sereis purificados de todos os vossos pecados.
31Será para vós sábado, um dia de descanso absoluto em que fareis jejum; é uma lei perpétua.
32A expiação será feita pelo sacerdote que recebeu a unção e a investidura para exercer as funções sacerdotais em lugar de seu pai. Vestirá as roupas de linho, as vestes sagradas,
33e fará a expiação pelo santuário sagrado, pela Tenda do Encontro e pelo altar; fará também a expiação pelos sacerdotes e por todo o povo da comunidade.
34Esta será, pois, para vós uma lei perpétua: Uma vez por ano se fará a expiação de todos os pecados dos israelitas?. E foi feito assim como o Senhor havia ordenado a Moisés.

Capítulos