Livro do Levítico (Lv) - Capítulo 4

1SACRIFÍCIO PELO ?PECADO INVOLUNTÁRIO? DO SACERDOTE
O Senhor falou a Moisés:
2?Dize aos israelitas: Caso alguém peque por inadvertência contra qualquer um dos mandamentos do Senhor e faça alguma das coisas proibidas:
3se é o sacerdote ungido que peca, tornando assim culpado o povo, oferecerá pelo pecado cometido, como sacrifício expiatório ao Senhor, um bezerro sem defeito.
4Conduzirá o bezerro até à entrada da Tenda do Encontro à presença do Senhor, imporá a mão sobre a cabeça dele e o matará diante do Senhor.
5O sacerdote ungido pegará um pouco do sangue do bezerro e o levará para a Tenda do Encontro.
6Molhando o dedo no sangue, o sacerdote aspergirá sete vezes a frente do véu do santuário, diante do Senhor.
7Untará com sangue as pontas do altar do incenso aromático, que está diante do Senhor na Tenda do Encontro, e derramará todo o resto do sangue do bezerro ao pé do altar dos holocaustos, que está à entrada da Tenda do Encontro.
8Tirará depois a gordura do bezerro sacrificado pelo pecado, a gordura que cobre as vísceras e toda a gordura aderente,
9os dois rins com a gordura que os cobre na região lombar e a camada gordurosa do fígado, que deverá separar com os rins ?
10exatamente como se faz com o touro de um sacrifício de comunhão ? e o sacerdote queimará tudo sobre o altar dos holocaustos.
11O couro do bezerro, toda a carne, além da cabeça, pernas, vísceras e excrementos,
12enfim, levará o bezerro inteiro para fora do acampamento, a um lugar puro, onde se jogam as cinzas, e o queimará sobre a lenha. Será queimado no lugar onde se jogam as cinzas.
13?PECADO INVOLUNTÁRIO? DE OUTRAS PESSOAS
?Se toda a comunidade de Israel pecar por inadvertência, sem se dar conta do fato, fazendo alguma coisa proibida pelos mandamentos do Senhor e incorrendo assim em culpa,
14então, logo que se reconhecer o pecado cometido, a assembléia oferecerá como sacrifício pelo pecado um bezerro, que será conduzido até à entrada da Tenda do Encontro.
15Os anciãos da comunidade, na presença do Senhor, imporão as mãos sobre a cabeça do bezerro, que ali mesmo será sacrificado.
16Depois o sacerdote ungido levará parte do sangue do bezerro para a Tenda do Encontro.
17Molhando o dedo no sangue, aspergirá sete vezes na presença do Senhor a frente do véu.
18Untará com sangue as pontas do altar, que está diante do Senhor na Tenda do Encontro, e derramará o resto do sangue ao pé do altar dos holocaustos, que está à entrada da Tenda do Encontro.
19Depois removerá toda a gordura e a queimará no altar.
20Fará com este bezerro o mesmo que fez com o bezerro sacrificado pelo pecado. Assim o sacerdote fará por eles a expiação, e eles serão perdoados.
21Depois levará o bezerro para fora do acampamento para queimá-lo, como o bezerro anterior. Este é o sacrifício pelo pecado da assembléia.
22Se é um chefe que peca, fazendo por inadvertência alguma coisa proibida pelos mandamentos do Senhor seu Deus, e incorre assim em culpa,
23então, ao dar-se conta do pecado cometido, levará como oferta um bode sem defeito.
24Imporá a mão sobre a cabeça do bode e o matará no lugar onde se matam os holocaustos, na presença do Senhor. É um sacrifício pelo pecado.
25O sacerdote molhará o dedo no sangue do sacrifício pelo pecado e untará as pontas do altar dos holocaustos. O resto do sangue ele o derramará ao pé do altar dos holocaustos.
26Depois queimará toda a gordura no altar, como se queima a gordura dos sacrifícios de comunhão. Assim o sacerdote fará a expiação pelo chefe, e ele será perdoado.
27Se a pessoa que peca por inadvertência for alguém do povo, que fez algo proibido pelos mandamentos do Senhor e incorreu assim em culpa,
28então, ao se dar conta do pecado, levará como oferta uma cabra sem defeito, em expiação pelo pecado cometido.
29Imporá a mão sobre a cabeça da vítima expiatória e a matará no lugar onde se matam os holocaustos.
30O sacerdote molhará o dedo no sangue da vítima e untará as pontas do altar dos holocaustos. Derramará o resto do sangue ao pé do altar.
31Depois retirará toda a gordura, do mesmo modo como se faz no sacrifício de comunhão, e o sacerdote a queimará no altar, em suave odor ao Senhor. Assim o sacerdote fará a expiação por essa pessoa, e ela será perdoada.
32Se alguém traz uma ovelha como oferta pelo pecado, deverá oferecer uma fêmea sem defeito.
33Imporá a mão sobre a cabeça da vítima do sacrifício pelo pecado e a matará, em expiação, no lugar onde se matam os holocaustos.
34O sacerdote molhará o dedo no sangue desta vítima, untará as pontas do altar dos holocaustos e derramará todo o resto do sangue ao pé do altar.
35Depois removerá toda a gordura da vítima, como se fez com a gordura do cordeiro do sacrifício de comunhão, e o sacerdote a queimará no altar como oferta queimada para o Senhor. Assim o sacerdote fará a expiação pelo pecado cometido, e este lhe será perdoado.

Capítulos