Livro do Levítico (Lv) - Capítulo 8

1RITUAL DOS MINISTROS - CONSAGRAÇÃO DE AARÃO E DE SEUS FILHOS
O Senhor falou a Moisés:
2?Toma contigo Aarão e seus filhos, as vestes, o óleo da unção, o bezerro para o sacrifício expiatório, os dois carneiros, o cesto de pães sem fermento
3e reúne toda a comunidade à entrada da Tenda do Encontro?.
4Moisés fez como o Senhor lhe tinha ordenado, e a comunidade se reuniu à entrada da Tenda do Encontro.
5Moisés disse à comunidade: ?Eis o que o Senhor ordenou?.
6Mandou aproximar-se Aarão com seus filhos, lavou-os com água,
7vestiu o sacerdote com a túnica de linho, cingiu-lhe o cinto, revestiu-o com o manto e colocou-lhe o efod, o qual prendeu com o respectivo cinto.
8Pôs-lhe o peitoral com os Urim e Tumim.
9Cobriu-lhe a cabeça com a mitra e fixou sobre ela, na frente, a lâmina de ouro, o diadema sagrado, conforme o Senhor havia ordenado a Moisés.
10Depois, Moisés tomou o óleo da unção, ungiu a morada e tudo o que nela havia, para consagrá-la.
11Aspergiu sete vezes o altar e ungiu-o com todos os utensílios, bem como a bacia com o suporte, consagrando-os.
12Derramou o óleo da unção sobre a cabeça de Aarão e o ungiu para consagrá-lo.
13Depois mandou aproximarem-se os filhos de Aarão, vestiu-lhes as túnicas de linho, cingiu-lhes o cinto e lhes pôs os turbantes, como o Senhor havia ordenado a Moisés.
14Mandou trazer o bezerro para o sacrifício pelo pecado, e Aarão e seus filhos impusera mas mãos sobre a cabeça do bezerro.
15Depois de matá-lo, Moisés pegou do sangue dele e untou com o dedo as pontas em volta do altar, purificando-o. Derramou o sangue ao pé do altar e o consagrou, fazendo sobre ele a expiação.
16Moisés pegou toda a gordura que envolve as vísceras, a camada gordurosa do fígado e os dois rins com a respectiva gordura e queimou tudo no altar.
17o bezerro, com pele, carne e excrementos, queimou-o fora do acampamento, como o Senhor havia ordenado a Moisés.
18Mandou trazer o carneiro do holocausto, para que Aarão e seus filhos lhe Impusessem as mãos sobre a cabeça.
19Moisés matou-o e derramou o sangue em volta do altar.
20Depois de esquartejar o carneiro, Moisés queimou a cabeça e os pedaços com a gordura.
21Moisés lavou com água as vísceras e as patas e, assim, queimou o carneiro inteiro no altar. Era um holocausto, uma oferta queimada, de suave odor, para o Senhor, conforme o Senhor havia ordenado a Moisés.
22Mandou trazer o segundo carneiro, o carneiro da consagração, e Aarão e seus filhos impuseram as mãos sobre a cabeça do animal.
23Depois de matá-lo, Moisés pegou o sangue e untou o lóbulo da orelha direita de Aarão, o polegar da mão direita e o dedão do pé direito.
24Mandou que os filhos de Aarão se aproximassem, untou-lhes com sangue o lóbulo da orelha direita, o polegar da mão direita e o polegar do pé direito e, depois, derramou o sangue em torno do altar.
25Pegou a gordura, a cauda, toda a gordura que cobre as vísceras, a camada gordurosa do fígado, os dois rins com a gordura e a perna direita.
26Do cesto dos pães sem fermento, posto diante do Senhor, tomou um pão sem fermento, uma torta sem fermento amassada com azeite e um bolinho, e colocou tudo sobre as partes gordurosas e sobre a perna direita.
27Entregou tudo isso nas mãos de Aarão e de seus filhos, para que o oferecessem com um gesto diante do Senhor.
28Depois, tomou tudo das mãos deles e queimou- o no altar, sobre o holocausto. Era o sacrifício da investidura, uma oferta queimada, de suave odor, para o Senhor.
29Depois Moisés pegou o peito do carneiro e o ofereceu com um gesto diante do Senhor. Esta foi a porção do carneiro da investidura, pertencente a Moisés, como o Senhor lhe havia ordenado.
30Moisés tomou um pouco do óleo de unção e do sangue que estava sobre o altar, aspergiu Aarão e suas vestes, bem como os filhos de Aarão e suas vestes. Assim consagrou Aarão, seus filhos e as respectivas vestes.
31Moisés disse a Aarão e seus filhos: ?Cozinhai a carne à entrada da Tenda do Encontro. Ali mesmo a comereis, com o pão que está na cesta das ofertas da investidura, conforme eu ordenei: Aarão e seus filhos hão de comê-la.
32O que restar da carne e do pão devereis queimá-lo.
33Durante sete dias não saireis da entrada da Tenda do Encontro, até se completarem os dias da vossa investidura, pois ela durará sete dias.
34O que se fez no dia de hoje, o Senhor ordenou que fosse feito como expiação por vós.
35Ficareis durante sete dias, dia e noite, à entrada da Tenda do Encontro e observareis o que o Senhor mandou, para não morrerdes, pois esta é a ordem que recebi?.
36Aarão e seus filhos fizeram tudo o que o Senhor lhes havia ordenado por meio de Moisés.

Capítulos