Evangelho segundo São Marcos (Mc) - Capítulo 10

1A SUBIDA A JERUSALÉM
Jesus se pôs a caminho e foi dali para a região da Judéia, pelo outro lado do rio Jordão. As multidões mais uma vez se ajuntaram ao seu redor, e ele, como de costume, as ensinava. O repúdio da esposa
2Aproximaram-se então alguns fariseus e, para experimentá-lo, perguntaram se era permitido ao homem despedir sua mulher.
3Jesus perguntou: ?Qual é o preceito de Moisés a respeito??
4Os fariseus responderam: ?Moisés permitiu escrever um atestado de divórcio e despedi-la?.
5Jesus então disse: ?Foi por causada dureza do vosso coração que Moisés escreveu este preceito.
6No entanto, desde o princípio da criação Deus os fez homem e mulher.
7Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher,
8e os dois formarão uma só carne; assim, já não são dois, mas uma só carne.
9Portanto, o que Deus uniu o homem não separe!?
10Em casa, os discípulos fizeram mais perguntas sobre o assunto.
11Jesus respondeu: ?Quem despede sua mulher e se casa com outra, comete adultério contra a primeira.
12E se uma mulher despede seu marido e se casa com outro, comete adultério também?.
13ABENÇOANDO AS CRIANÇAS
Algumas pessoas traziam crianças para que Jesus as tocasse. Os discípulos, porém, as repreenderam.
14Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: ?Deixai as crianças virem a mim. Não as impeçais, porque a pessoas assim é que pertence o Reino de Deus.
15Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele!?
16E abraçava as crianças e, impondo as mãos sobre elas, as abençoava. O rico querendo seguir Jesus
17Jesus saiu caminhando, quando veio alguém correndo, caiu de joelhos diante dele e perguntou: ?Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna??
18Disse Jesus: ?Por que me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém.
19Conheces os mandamentos: não cometerás homicídio, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, não prejudicarás ninguém, honra teu pai e tua mãe!?
20Ele então respondeu: ?Mestre, tudo isso eu tenho observado desde a minha juventude?.
21Jesus, fitando-o, com amor, lhe disse: ?Só te falta uma coisa: vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me?.
22Ao ouvir isso, ele ficou pesaroso por causa desta palavra e foi embora cheio de tristeza, pois possuía muitos bens.
23Olhando em volta, Jesus disse aos seus discípulos: ?Como é difícil, para os que possuem riquezas, entrar no Reino de Deus?.
24Os discípulos ficaram espantados com estas palavras. E Jesus tornou a falar: ?Filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus!
25É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!?
26Eles ficaram mais admirados e diziam uns aos outros: ?Quem então poderá salvar-se??
27Olhando bem para eles, Jesus lhes disse:? Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível!?
28Pedro começou a dizer-lhe: ?Olha, nós deixamos tudo e te seguimos?.
29Jesus respondeu: ?Em verdade vos digo: todo aquele que deixa casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos e campos, por causa de mim e do evangelho,
30recebe cem vezes mais agora, durante esta vida ? casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições ?, e no mundo futuro, vida eterna.
31Muitos, porém, que são primeiros, serão últimos; e muitos que são últimos serão primeiros?.
32TERCEIRO ANÚNCIO DA PAIXÃO
Estavam a caminho, subindo para Jerusalém. Jesus ia à frente, e eles, assombrados, seguiam com medo. Jesus, outra vez, chamou os doze de lado e começou a dizer-lhes o que estava para acontecer com ele:
33?Estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos escribas. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos.
34Vão zombar dele, cuspir nele, açoitá-lo e matá-lo, mas três dias depois, ele ressuscitará?.
35AMBIÇÃO DOS FILHOS DE ZEBEDEU
Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se de Jesus e lhe disseram: ?Mestre, queremos que faças por nós o que te vamos pedir?.
36Ele perguntou: ?Que quereis que eu vos faça??
37Responderam: ?Permite que nos sentemos, na tua glória, um à tua direita e o outro à tua esquerda!?
38Jesus lhes disse: ?Não sabeis o que estais pedindo. Podeis beber o cálice que eu vou beber? Ou ser batizados com o batismo com que eu vou ser batizado??
39Responderam: ?Podemos?. Jesus então lhes disse: ?Sim, do cálice que eu vou beber, bebereis, com o batismo com que eu vou ser batizado, sereis batizados.
40Mas o sentar-se à minha direita ou à minha esquerda não depende de mim; é para aqueles para quem foi preparado?.
41Quando os outros dez ouviram isso, ficaram zangados com Tiago e João.
42Jesus então os chamou e disse: ?Sabeis que os que são considerados chefes das nações as dominam, e os seus grandes fazem sentir seu poder.
43Entre vós não deve ser assim. Quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que vos serve,
44e quem quiser ser o primeiro entre vós seja o escravo de todos.
45Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos?.
46CURA DO CEGO DE JERICÓ
Chegaram a Jericó. Quando Jesus estava saindo da cidade, acompanhavam-no os discípulos e uma grande multidão. O mendigo cego, Bartimeu, filho de Timeu, estava sentado à beira do caminho.
47Ouvindo que era Jesus Nazareno, começou a gritar: ?Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim?.
48Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava ainda mais alto: ?Filho de Davi, tem compaixão de mim?.
49Jesus parou e disse: ?Chamai- o!? Eles o chamaram, dizendo: ?Coragem, levanta-te! Ele te chama!?
50O cego jogou o manto fora, deu um pulo e se aproximou de Jesus.
51Este lhe perguntou: ?Que queres que eu te faça?? O cego respondeu: ?Rabûni, que eu veja?.
52Jesus disse: ?Vai, tua fé te salvou?. No mesmo instante, ele recuperou a vista e foi seguindo Jesus pelo caminho.