Evangelho segundo São Mateus (Mt) - Capítulo 11

1A OBRA DO MESSIAS QUESTIONADA - A PERGUNTA DE JOÃO BATISTA
Quando Jesus terminou estas instruções aos doze discípulos, partiu dali, a fim de ensinar e proclamar nas cidades da região.
2Ora, João Batista, estando na prisão, ouviu falar das obras do Cristo e mandou alguns discípulos
3para lhe perguntar: ?És tu, aquele que há de vir, ou devemos esperar outro??
4Jesus respondeu-lhes: ?Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo:
5cegos recuperam a vista, paralíticos andam, leprosos são curados, surdos ouvem, mortos ressuscitam e aos pobres se anuncia a Boa-Nova.
6E feliz de quem não se escandaliza a meu respeito!?
7JOÃO, O REINO E A GERAÇÃO PRESENTE
Enquanto os enviados se afastavam, Jesus começou a falar às multidões sobre João: ?Que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento?
8Que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Olhai, os que vestem roupas finas estão nos palácios dos reis.
9Que fostes ver então? Um profeta? Sim, eu vos digo, e mais do que profeta.
10Este é de quem está escrito: ?Eis que envio meu mensageiro à tua frente, para preparar o teu caminho diante de ti?.
11Em verdade, eu vos digo, entre todos os nascidos de mulher não surgiu quem fosse maior que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele.
12A partir dos dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e violentos procuram arrebatá-lo.
13Pois até João foi o tempo das profecias ? de todos os Profetas e da Lei.
14E, se quereis aceitar, ele é o Elias que há de vir.
15Quem tem ouvidos, ouça.
16Com quem vou comparar esta geração? É parecida com crianças sentadas nas praças, gritando umas para as outras:
17?Tocamos flauta para vós, e não dançastes. Entoamos cantos de luto e não chorastes!?
18Veio João, que não come nem bebe, e dizem: ?Tem um demônio?.
19Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: ?É um comilão e beberrão, amigo de publicanos e de pecadores?. Mas a sabedoria foi reconhecida em virtude de suas obras?.
20A INCREDULIDADE DAS CIDADES DA GALILÉIA
Então Jesus começou a censurar as cidades nas quais tinha sido realizada a maior parte de seus milagres, porque não se converteram.
21?Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Se em Tiro e Sidônia se tivessem realizado os milagres feitos no meio de vós, há muito tempo teriam demonstrado arrependimento, vestindo-se de saco e cobrindo-se de cinza.
22Pois bem! Eu vos digo: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós.
23E tu, Cafarnaum! Acaso serás elevada até o céu? Até o inferno serás rebaixada! Pois se os milagres realizados no meio de ti se tivessem produzido em Sodoma, ela existiria até hoje!
24Eu, porém, te digo: no dia do juízo, Sodoma terá uma sentença menos dura do que tu!?
25A REVELAÇÃO AOS PEQUENOS
Naquela ocasião, Jesus pronunciou estas palavras: ?Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos.
26Sim, Pai, assim foi do teu agrado.
27Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
28Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso.
29Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós.
30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve?.