Evangelho segundo São Mateus (Mt) - Capítulo 21

1ENTRADA EM JERUSALÉM
Jesus e os discípulos aproximaram-se de Jerusalém e chegaram a Betfagé, no Monte das Oliveiras. Então Jesus enviou dois discípulos,
2dizendo-lhes: ?Ide até o povoado ali na frente, e logo encontrareis uma jumenta amarrada e, com ela, um jumentinho. Desamarrai-os e trazei-os a mim!
3E se alguém vos disser alguma coisa, direis: ?O Senhor precisa deles, mas logo os mandará de volta??.
4Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelo profeta:
5?Dizei à filha de Sião: Eis que o teu rei vem a ti, manso e montado num jumento, num jumentinho, num potro de jumenta?.
6Então os discípulos foram e fizeram como Jesus lhes havia mandado.
7Trouxeram a jumenta e o jumentinho e puseram seus mantos em cima, e Jesus montou.
8A numerosa multidão estendeu seus mantos no caminho, enquanto outros cortavam ramos de árvores e os espalhavam no caminho.
9As multidões na frente e atrás dele clamavam: ?Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos céus!?
10Quando Jesus entrou em Jerusalém, a cidade inteira ficou alvoroçada, e diziam: ?Quem é este??
11E as multidões respondiam: ?Este é o profeta Jesus, de Nazaré da Galiléia?.
12A PURIFICAÇÃO DO TEMPLO
Jesus entrou no templo e expulsou todos os que ali estavam vendendo e comprando.Derrubou as mesas dos que trocavam moedas e as bancas dos vendedores de pombas.
13E disse-lhes: ?Está escrito: ?Minha casa será chamada casa de oração?. Vós, porém, fizestes dela um antro de ladrões?.
14Os cegos e os aleijados aproximaram-se de Jesus, no templo, e ele os curou.
15Os sumos sacerdotes e os escribas ficaram indignados, ao ver as maravilhas que ele fazia e as crianças que gritavam no templo: ?Hosana ao Filho de Davi!?
16Interpelaram no: ?Estás ouvindo o que dizem?? ? ?Sim, estou?, respondeu Jesus. ?Nunca lestes nas Escrituras: ?Da boca dos pequeninos e das criancinhas preparaste um louvor???
17Então, os deixou, saiu da cidade e foi para Betânia, onde passou a noite.
18MALDIÇÃO DA FIGUEIRA
De manhã cedo, voltando para a cidade, Jesus teve fome.
19Ao avistar uma figueira na beira do caminho, foi até lá, mas não achou nada, a não ser folhas. Disse então à figueira: ?Nunca mais produzas fruto algum!? E, no mesmo instante, a figueira secou.
20Vendo, os discípulos disseram admirados: ?Como é que a figueira secou tão de repente??
21Jesus respondeu-lhes: ?Em verdade, vos digo: se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que fiz com a figueira, mas também, se disserdes a esta montanha: ?Arranca-te daí e joga-te no mar?, acontecerá.
22Tudo o que, na oração, pedirdes com fé, vós o recebereis?.
23A QUESTÃO DA AUTORIDADE
Jesus voltou ao templo. Enquanto ensinava, os sumos sacerdotes e os anciãos do povo aproximaram-se dele, perguntando: ?Com que autoridade fazes essas coisas? Quem te deu essa autoridade??
24Jesus respondeu-lhes: ?Eu também vou fazer-vos uma só pergunta. Se me responderdes, também eu vos direi com que autoridade faço isso.
25De onde era o batismo de João, do céu ou dos homens?? Eles ponderavam entre si: ?Se respondermos: ?Do céu?, ele nos dirá: ?Por que não acreditastes nele??
26Se respondermos: ?Dos homens?, ficamos com medo do povo, pois todos têm João em conta de profeta?.
27Então responderam-lhe: ?Não sabemos.? Ao que ele retrucou:? Pois eu também não vos digo com que autoridade faço essas coisas.
28OS DOIS FILHOS
?Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, disse: ?Filho, vai trabalhar hoje na vinha!?
29O filho respondeu: ?Não quero?. Mas depois mudou de atitude e foi.
30O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu:? Sim, senhor, eu vou?. Mas não foi.
31Qual dos dois fez a vontade do pai?? Os sumos sacerdotes e os anciãos responderam: ?O primeiro.? Então Jesus lhes disse: ?Em verdade vos digo que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus.
32Pois João veio até vós, caminhando na justiça, e não acreditastes nele. Mas os publicanos e as prostitutas creram nele. Vós, porém,mesmo vendo isso, não vos arrependestes, para crer nele.
33OS AGRICULTORES ASSASSINOS
?Escutai esta outra parábola: Certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, cavou nela um lagar para pisar as uvas e construiu uma torre de guarda. Ele a alugou a uns agricultores e viajou para o estrangeiro.
34Quando chegou o tempo da colheita, ele mandou os seus servos aos agricultores para receber seus frutos.
35Os agricultores, porém, agarraram os servos, espancaram a um, mataram a outro, e a outro apedrejaram.
36Ele ainda mandou outros ser-vos, em maior número que os primeiros. Mas eles os trataram do mesmo modo.
37Por fim, enviou-lhes o próprio filho, pensando: ?A meu filho respeitarão?.
38Os agricultores, porém, ao verem o filho, disseram entre si: ?Este é o herdeiro. Vamos matá-lo e tomemos posse de sua herança!?
39Então agarraram-no, lançaram-no fora da vinha e o mataram.
40Pois bem, quando o dono da vinha voltar, que fará com esses agricultores??
41Eles responderam: ?Dará triste fim a esses criminosos e arrendará a vinha a outros agricultores, que lhe entregarão os frutos no tempo certo?.
42Então, Jesus lhes disse: ?Nunca lestes nas Escrituras: ?A pedra que os construtores rejeitaram, esta é que se tornou a pedra angular. Isto foi feito pelo Senhor, e é admirável aos nossos olhos??
43Por isso vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e entregue a um povo que produza frutos.
44Quem cair sobre essa pedra ficará despedaçado, e se ela cair sobre alguém, o esmagará?.
45Os sumos sacerdotes e os fariseus ouviram as parábolas de Jesus e entenderam que estava falando deles.
46Procuraram prendê-lo, mas ficaram com medo das multidões, pois elas o tinham na conta de profeta.