Evangelho segundo São Mateus (Mt) - Capítulo 5

1SERMÃO DA MONTANHA BEM-AVENTURANÇAS
Vendo as multidões, Jesus subiu à montanha e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se,
2e ele começou a ensinar:
3?Felizes os pobres no espírito, porque deles é o Reino dos Céus.
4Felizes os que choram, porque serão consolados.
5Felizes os mansos, porque receberão a terra em herança.
6Felizes os que têm fome e sede da justiça, porque serão saciados.
7Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
8Felizes os puros no coração, porque verão a Deus.
9Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.
10Felizes os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.
11Felizes sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por causa de mim.
12Alegrai-vos e exultai, porque é grande a vossa recompensa nos céus. Pois foi deste modo que perseguiram os profetas que vieram antes de vós.
13SAL E LUZ
?Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal perde seu sabor, com que se salgará? Não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e pisado pelas pessoas.
14Vós sóis a luz do mundo. Uma cidade construída sobre a montanha não fica escondida.
15Não se acende uma lâmpada para colocá-la debaixo de uma caixa, mas sim no candelabro, onde ela brilha para todos os que estão em casa.
16Assim também brilhe a vossa luz diante das pessoas, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus.
17JESUS E A LEI: A NOVA JUSTIÇA
?Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para cumprir.
18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo aconteça.
19Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar os outros, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.
20Eu vos digo: Se vossa justiça não for maior que a dos escribas e dos fariseus, não entrareis no Reino dos Céus.
21NÃO COMETER HOMICÍDIO
?Ouvistes que foi dito aos antigos: ?Não cometerás homicídio! Quem cometer homicídio deverá responder no tribunal?.
22Ora, eu vos digo: todo aquele que tratar seu irmão com raiva deverá responder no tribunal; quem disser ao seu irmão ?imbecil? deverá responder perante o sinédrio; quem chamar seu irmão de ?louco? poderá ser condenado ao fogo do inferno.
23Portanto, quando estiveres levando a tua oferenda ao altar e ali te lembrares que teu irmão tem algo contra ti,
24deixa a tua oferenda diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão. Só então, vai apresentar a tua oferenda.
25Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto ele caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão.
26Em verdade, te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo.
27NÃO COMETER ADULTÉRIO
?Ouvistes que foi dito: ?Não cometerás adultério?.
28Ora, eu vos digo: todo aquele que olhar para uma mulher com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela em seu coração.
29Se teu olho direito te leva à queda, arranca-o e joga para longe de ti! De fato, é melhor perderes um de teus membros do que todo o corpo ser lançado ao inferno.
30Se a tua mão direita te leva à queda, corta-a e joga-a para longe de ti! De fato, é melhor perderes um de teus membros do que todo o corpo ir para o inferno.
31NÃO REPUDIAR A ESPOSA
?Foi dito também: ?Quem despedir sua mulher dê-lhe um atestado de divórcio?.
32Ora, eu vos digo: todo aquele que despedir sua mulher ? fora o caso de união ilícita ? faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher que foi despedida comete adultério.
33NÃO JURAR
?Ouvistes também que foi dito aos antigos: ?Não jurarás falso?, mas ?cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor?.
34Ora, eu vos digo: não jureis de modo algum, nem pelo céu, porque é o trono de Deus;
35nem pela terra, porque é o apoio dos seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do Grande Rei.
36Também não jures pela tua cabeça, porque não podes tornar branco ou preto um só fio de cabelo.
37Seja o vosso sim, sim, e o vosso não, não. O que passa disso vem do Maligno.
38OLHO POR OLHO
?Ouvistes que foi dito: ?Olho por olho e dente por dente!?
39Ora, eu vos digo: não ofereçais resistência ao malvado! Pelo contrário, se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a esquerda!
40Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto!
41Se alguém te forçar a acompanhá-lo por um quilômetro, caminha dois com ele!
42Dá a quem te pedir, e não vires as costas a quem te pede emprestado.
43AMOR AOS INIMIGOS
?Ouvistes que foi dito: ?Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!?
44Ora, eu vos digo: Amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem!
45Assim vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus; pois ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e faz cair a chuva sobre justos e injustos.
46Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os publicanos não fazem a mesma coisa?
47E se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa?
48Sede, portanto, perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito.