Livro de Neemias (NE) - Capítulo 12

1SACERDOTES E LEVITAS
São estes os sacerdotes e os levitas que voltaram com Zorobabel filho de Salatiel e com Josué: Saraías, Jeremias, Esdras,
2Amarias, Meluc, Hatus,
3Sequenias, Harim, Meremot,
4Ado, Genton, Abias,
5Miamin, Madias, Belga,
6Semeías, Joiarib, Jedaías,
7Salu, Amoc, Helcias, Jedaías. Estes foram os chefes dos sacerdotes e de seus irmãos, no tempo de Josué.
8Os levitas: Josué, Benui, Cadmiel, Serebias, Judá, Matanias. Este último, com seus irmãos, dirigia os hinos de ação de graças,
9enquanto Becbecias, Ani e seus irmãos ficavam do lado oposto, distribuídos em diversos grupos.
10Josué foi pai de Joaquim, Joaquim foi pai de Eliasib, Eliasib foi pai de Joiada,
11Joiada foi pai de Joanã, Joanã foi pai de Jedua.
12No tempo de Joaquim, para as famílias sacerdotais os chefes eram os seguintes: Para a de Saraías era Meraías; para a de Jeremias, Hananias;
13para a de Esdras, Mosolam; para a de Amarias, Joanã;
14para a de Meluc, Jônatas; para a de Sebanias, José;
15para a de Harim, Ednas; para a de Meraiot, Helci;
16para a de Ado, Zacarias; para a de Genton, Mosolam;
17para a de Abias, Zecri; para a de Miniamin e Moadias, Felti;
18para a de Belga, Samua; para a de Semeías, Jônatas;
19para a de Joiarib, Matanai; para a de Jedaías, Ozi;
20para a de Selai, Celai; para a de Amoc, Héber;
21para a de Helcias, Hasabias; para a de Jedaías, Natanael.
22No tempo de Eliasib, de Joiada, de Joana e de Jedua, os levitas chefes das famílias sacerdotais foram registrados nos anais até o reinado de Dario, o Persa.
23Quanto aos levitas, os chefes das famílias foram registrados no Livro dos Anais até o tempo de Joanã, neto de Eliasib.
24Os chefes dos levitas foram Hasabias, Serebias, Josué, Benui e Cadmiel, com os irmãos, que ficavam diante deles para entoar os cânticos de louvor e ação de graças,conforme as instruções de Davi, o homem de Deus, em turnos de serviço.
25Matanias, Becbecias, Abdias, Mosolam, Telmom e Acub eram porteiros junto aos depósitos das portas.
26Esses viviam no tempo de Joaquim filho de Josué, filho de Josedec, e no tempo do governador Neemias e de Esdras, o sacerdote e escriba.
27A INAUGURAÇÃO DA MURALHA
Quando se tratou de inaugurar as muralhas de Jerusalém, os levitas foram procurados em todas as localidades em que moravam e levados a Jerusalém, a fim de fazerem da inauguração uma grande festa, com cânticos, música, címbalos, cítaras e harpas.
28Reuniram-se assim os cantores levíticos do distrito de Jerusalém e arredores, a saber, da aldeia dos netofatitas,
29de Bet-Guilgal, dos campos de Gaba e de Azmot, pois os cantores tinham organizado vivendas nos arredores de Jerusalém.
30Depois de se purificarem, os sacerdotes e os levitas purificaram o povo, as portas e as muralhas.
31Fiz os notáveis de Judá subirem sobre a muralha, formando dois grandes coros. O primeiro se dirigiu para a direita, sobre o alto da muralha, em direção à porta do Lixo.
32Atrás caminhavam Osaías e uma metade dos notáveis de Judá,
33além de Azarias, Esdras, Mosolam,
34Judá, Benjamim, Semeías e Jeremias,
35pertencentes aos sacerdotes, levando trombetas; Zacarias filho de Jônatas, filho de Semeías, filho de Matanias, filho de Miquéias, filho de Zacur, filho de Asaf,
36com os irmãos Semeías, Azareel, Malalai, Galalai, Maai, Natanael, Judá, Hanani, levando os instrumentos musicais de Davi, o homem de Deus. E Esdras, o escriba, ia à frente deles.
37Chegando à porta da Fonte, continuaram reto, subiram pela rampa do muro os degraus da Cidade de Davi e, ultrapassando o palácio de Davi, chegaram à porta das Águas, a leste.
38O segundo coro se dirigiu para a esquerda e eu o seguia com outra metade dos notáveis do povo, sobre a crista da muralha, para além da torre das Fornalhas, até o muro largo;
39depois passou pela porta de Efraim, a porta Velha, a porta dos Peixes, a torre de Hananeel, a torre dos Cem, até a porta das Ovelhas, parando junto à porta da Guarda.
40Os dois coros se colocaram junto ao templo de Deus, como também eu com a metade dos nobres,
41mais os sacerdotes Eliacim, Maasias, Miniamin, Miquéias, Elioenai, Zacarias, Hananias, todos com trombetas,
42como também Maasias, Semeías, Eleazar, Ozi, Joanã, Melquias, Elam e Ezer. Os cantores se faziam ouvir, sob a direção de Jezraías.
43Naquele dia foram oferecidos grandes sacrifícios, no meio de muita alegria, pois Deus mesmo lhes dera motivo para imensa alegria. Também as mulheres e crianças participaram da festa, e as manifestações de alegria se podiam ouvir de longe.
44ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA
Naquele tempo as dependências nas quais se depositavam as provisões, as ofertas, as primícias e os dízimos foram confiadas a responsáveis que deviam recolher as contribuições provenientes dos campos anexos às cidades e destinadas legalmente aos sacerdotes e levitas. É que Judá se alegrava ao ver os sacerdotes e os levitas exercendo suas funções.
45Eles cuidavam do serviço de Deus e dos ritos de purificação, como também os cantores e os porteiros cumpriam as ordens de Davi e de seu filho Salomão.
46Com efeito, no tempo de Davi, Asaf era o chefe dos cantores e os dirigia nos cânticos de louvor e ação de graças a Deus.
47Todo o povo de Israel, no tempo de Zorobabel e de Neemias, entregava aos cantores e aos porteiros as contribuições de acordo com as necessidades de cada dia. Aos levitas entregavam as doações sagradas e os levitas por sua vez entregavam aos descendentes de Aarão as quotas que lhes cabiam.

Capítulos