Livro de Oséias (Os) - Capítulo 9

1ANÚNCIO DO DESTERRO
Não te alegres, Israel, não faças festa como os outros povos! Tu agiste como prostituta, traindo o teu Deus; gostavas de receber tua paga em qualquer terreiro de trigo.
2Mas o terreiro e o lagar do vinho não mais lhes garantirão o alimento. O próprio vinho vai enganá- los.
3Não mais estarão habitando na terra do SENHOR; ao contrário, Efraim voltará para o Egito ou irá comer coisas impuras na terra da Assíria.
4Não poderão mais derramar o vinho em honra do SENHOR, nem oferecer-lhe seus sacrifícios. Seu pão será igual ao que servem nos velórios, quem deles come é considerado impuro. Esse pão só servirá para matar a fome, não para ser oferecido no templo do SENHOR.
5Como fareis, então, na ocasião das grandes peregrinações para as solenes festas do SENHOR?
6Já estão fugindo da invasão. O Egito os acolhe, Mênfis lhes oferece sepultura, as urtigas herdam seus talheres de prata, os espinheiros invadem suas moradas.
7Chegaram os dias do castigo! Chegou a hora de acertar contas! Que Israel fique sabendo! ?O profeta fica louco, o homem inspirado perde o controle?, ? pois teu crime é grande demais, a tua rebeldia passa da conta.
8Efraim, povo de meu Deus, vigia o profeta, tem um laço armado em todo seu caminho, armadilhas até na casa de seu Deus.
9Afundaram-se, abaixaram-se como no tempo de Gabaá. Deus, porém, vai lembrar-se de suas culpas e castigará seus pecados.
10?Como se fosse uvas no deserto assim encontrei Israel. Olhei para vossos pais como se fossem figos temporãos! Eles, porém, foram a Baal Fegor e ali se consagraram àquela coisa nojenta, tornaram-se repugnantes como aquilo de que gostavam.
11Efraim é como pássaro, sua grandeza bate asas, não há nascimento, nem gravidez, nem gestação.
12Mesmo que criem filhos, eu os privo deles, deixando-os sem gente. Ai deles, quando deles eu me afastar!
13Efraim fez de seus filhos uma caça, fez seus filhos saírem para o matadouro.
14?Dá-lhes, Senhor!... Dar o quê? Dá-lhes ventres murchos e peitos secos!?
15Toda a maldade dos israelitas já apareceu em Guilgal. Foi lá que comecei a detestá-los. Pela maldade que põem em tudo o que fazem, eu os ponho para fora da minha casa. Já não vou manifestar- lhes o meu carinho, porque seus chefes são todos rebeldes.
16Efraim foi ferido de morte, suas raízes secaram, nunca mais dará frutos. Mesmo que ainda venham a ter filhos, farei morrer o querido fruto do seu ventre?.
17Meu Deus vai expulsá-los porque não lhe deram atenção; e eles ficarão errantes entre as nações.

Capítulos