Livro dos Provérbios (Pr) - Capítulo 10

1PRIMEIRA COLEÇÃO SALOMÔNICA - VIVER PARA A JUSTIÇA
Provérbios de Salomão. O filho sábio é a alegria do pai, o filho insensato entristece sua mãe.
2De nada servem tesouros iníquos, mas a justiça livra da morte.
3O Senhor não deixa que o justo passe fome, mas derrubará a cobiça dos ímpios.
4Mão preguiçosa produz a indigência, a mão dos diligentes adquire a riqueza.
5Quem recolhe na colheita é sábio, quem dorme no verão é desprezível.
6As bênçãos do Senhor estão sobre a cabeça do justo, mas a boca dos ímpios disfarça a violência.
7A memória do justo é abençoada, enquanto o nome dos ímpios apodrece.
8Quem tem um coração de sábio aceita os mandamentos, quem é insensato no falar se arruína.
9Quem anda na integridade anda seguro, quem falseia seus caminhos será descoberto.
10Quem pisca com os olhos provoca sofrimento, quem é insensato no falar se arruína.
11A boca do justo é fonte de vida, enquanto a boca dos ímpios encobre a violência.
12O ódio provoca rixas, o amor encobre todos os delitos.
13Nos lábios do sábio encontra-se a Sabedoria, nas costas de quem não tem juízo, a vara.
14Os sábios entesouram o saber, mas a boca do insensato está perto da ruína.
15Defesa do rico é a sua fortuna; ruína dos pobres, a sua indigência.
16O trabalho do justo conduz à vida, o ganho do ímpio leva ao pecado.
17Quem observa a disciplina caminha para a vida, quem despreza as correções se extravia.
18Os lábios mentirosos encobrem o ódio, quem profere injúrias é insensato.
19No muito falar não faltará o pecado, ao passo que é muito prudente quem modera os lábios.
20A boca do justo é prata finíssima, enquanto o coração dos ímpios nada vale.
21Os lábios do justo ensinam a muitos, mas os que não foram instruídos morrerão na ignorância.
22É a bênção do Senhor que faz os ricos, e nada lhe acrescenta o nosso esforço.
23Como por brincadeira, o insensato pratica o crime, ao passo que a Sabedoria pertence ao prudente.
24Ao ímpio acontece o que ele teme, mas aos justos se concede o que desejam.
25Como um temporal que passa,desaparece o ímpio, enquanto o justo é como um fundamento seguro.
26Como vinagre para os dentes e fumaça para os olhos, assim é o preguiçoso para aqueles que lhe dão uma tarefa.
27O temor do Senhor prolonga os dias, enquanto os anos dos ímpios serão abreviados.
28A expectativa dos justos é alegria, mas a esperança dos ímpios fracassa.
29O proceder do Senhor é fortaleza para o íntegro, mas é terror para os que praticam a maldade.
30O justo jamais será abalado, mas os ímpios não habitarão a terra.
31Na boca do justo germina a Sabedoria, ao passo que a língua perversa vai ser cortada.
32Os lábios do justo se ocupam com o que é bom, mas a boca dos ímpios, com a perversidade.