Livro dos Provérbios (Pr) - Capítulo 21

1Água corrente é o coração do rei nas mãos do Senhor: Ele o dirige para onde quiser.
2O ser humano pensa que seu caminho é sempre reto, mas é o Senhor quem sonda os corações.
3Praticar a misericórdia e o direito é mais agradável ao Senhor do que os sacrifícios.
4Olhar arrogante e coração orgulhoso, a lâmpada dos ímpios não é senão pecado.
5Os planos de quem é diligente produzem abundância, quem se apressa demais está sempre na pobreza.
6Quem ajunta tesouros com língua mentirosa, o vento o lançará nos laços da morte.
7A violência dos ímpios os destruirá, pois negaram-se a praticar o direito.
8O caminho tortuoso é funesto; quem é puro, porém, suas obras são retas.
9É melhor morar num canto do sótão do que, com mulher briguenta, na mesma casa.
10A alma do ímpio deseja o mal; nem do seu vizinho ele tem compaixão.
11Quando se castiga o zombador, o inexperiente aprende; quando o sábio é instruído, ele adquire conhecimento.
12O Senhor, que é justo, está atento à casa do ímpio: Ele é quem precipita os ímpios na desgraça.
13Quem tapa os ouvidos ao clamor do pobre, também clamará, e não será ouvido.
14Presente discreto aplaca a ira; gorjeta enfiada no bolso acalma o furor mais violento.
15Praticar o direito é alegria para o justo, mas ruína, para os malfeitores.
16Quem se desvia do caminho da prudência há de parar na assembléia dos mortos.
17Quem gosta de banquetes vai acabar na indigência; quem aprecia vinho e mesa farta, jamais ficará rico.
18O ímpio serve de resgate pelo justo e, pelos retos, o iníquo.
19É melhor morar numa região deserta do que com mulher briguenta e raivosa.
20Há um tesouro precioso e opulento na casa do sábio, mas o imprudente o desperdiça.
21Quem segue a justiça e a misericórdia encontrará vida, justiça e glória.
22O sábio escala a cidade valentemente defendida e desmantela a força em que ela confiava.
23Quem guarda a sua boca e sua língua preserva das angústias sua alma.
24Soberbo e arrogante, eis o que é o zombador, aquele que age com raiva e insolência.
25Os desejos causam a morte do preguiçoso, pois suas mãos não querem fazer nada:
26ele passa o dia todo a cobiçar e desejar; quem é justo, porém, dá e não retém.
27Os sacrifícios dos ímpios são abomináveis, tanto mais porque oferecidos criminosamente.
28A testemunha falsa perecerá; a que sabe ouvir, vencerá quando falar.
29O ímpio ostenta uma firmeza aparente; quem é reto, porém, sabe retificar o seu caminho.
30Não há sabedoria nem prudência, nem mesmo conselho, contra o Senhor
31Treina-se o cavalo para o dia da batalha, mas quem dá a vitória é o Senhor.