Livro de Rute (Rt) - Capítulo 4

1RESTAURAÇÃO DA ?CASA? DE ELIMELEC
Booz foi para a porta da cidade e lá se sentou. Quando o redentor de que tinha falado foi passando, ele lhe disse: ?Fulano, pára e senta aqui?. Ele parou e sentou-se.
2Depois abordou dez senhores dos conselheiros da cidade, pedindo que sentassem ali; e eles sentaram-se.
3Em seguida ele disseao redentor: ?O terreno que é herança do nosso parente Elimelec está sendo negociado por Noemi, que voltou dos campos de Moab.
4Eu, de minha parte, para que tomes conhecimento, na presença dos que aqui estão sentados, anciãos do meu povo, digo-te: ?Fica com o terreno. Se queres mesmo ser o redentor, que o sejas, se não, declara-o, para que eu saiba. Pois antes de mim não há outro redentor além de ti?. Ele respondeu: ?Aceito ser o redentor?.
5Booz, então, lhe disse: ?No momento em que adquires o terreno das mãos de Noemi, adquires também como esposa a Rute, a mulher moabita daquele que morreu, para restaurar o nome do falecido sobre este terreno?.
6Disse, então, o redentor: ?Então, não posso ser o redentor, pois eu estaria prejudicando os meus negócios. Sejas tu o redentor, adquire tu, que eu não posso fazer isso?.
7Ora, antigamente, em Israel, a propósito da redenção e dos negócios em geral, fazia-se o seguinte: para garantir a palavra, o sujeito tirava a sandália e entregava ao comprador. Era esse o costume em Israel.
8Disse, então, o primeiro redentor a Booz: ?Fica com ela!? e tirou a sandália.
9Booz disse, então, aos anciãos e a todo o povo: ?Todos vós sois testemunhas de que estou adquirindo hoje das mãos de Noemi tudo o que pertenceu a Elimelec, a Maalon e a Quelion.
10E também estou adquirindo para ser minha esposa Rute, a moabita que foi esposa de Maalon, a fim de restaurar o direito do falecido sobre sua herança, para que seu nome não seja cortado do meio dos seus irmãos e da comunidade de sua cidade. Hoje vós sois testemunhas!?
11Os anciãos e todo o povo que estava junto à porta responderam: ?Somos testemunhas! E a mulher que vai entrar em tua casa seja como Raquel e Lia, as duas que construíram a casa de Israel. Que faças fortuna em Éfrata e sejas famoso em Belém.
12E, graças à descendência que terás desta jovem, tua casa seja como a casa de Farés, filho que Tamar deu a Judá.
13Booz casou-se com Rute, tornando- a sua esposa. Eles se uniram e, com a graça do Senhor, ela ficou grávida e deu à luz um filho.
14As mulheres disseram a Noemi: ?Bendito seja o Senhor, que hoje não te deixou sem redentor e preservou o nome de tua família em Israel.
15Que ele venha restaurar a tua vida, sustentar-te na velhice, pois nasceu de tua nora, que te ama e para ti está sendo melhor do que sete filhos?.
16Noemi pegou o bebê, pôs no colo e passou a cuidar da criança.
17Quando as vizinhas chegaram para dar o nome, diziam: ?Nasceu um filho para Noemi?. Deram-lhe o nome de Obed (Servo). Ele foi o pai de Jessé, que foi pai de Davi.
18NOTA: GENEALOGIA DE DAVI
Estas são as gerações de Farés: Farés gerou Hesron,
19Hesron gerou Aram, Aram gerou Aminadab,
20Aminadab gerou Naasson,Naason gerou Salmon,
21Salmon gerou Booz, Booz gerou Obed,

Capítulos