Livro de Tobias (Tb) - Capítulo 8

1A NOITE DE NÚPCIAS
Quando terminaram de comer e beber, quiseram dormir. Levaram o jovem e o acompanharam até o quarto.
2Tobias então lembrou-se das palavras de Rafael, e retirou da sua bolsa o coração e o fígado do peixe e os colocou sobre as brasas do incenso.
3O odor do peixe manteve à distância o demônio, que fugiu para as regiões mais remotas do Egito. Rafael foi até lá, prendeu-o e logo voltou.
4Os outros tinham saído e fecharam a porta do quarto. Tobias levantou-se do leito e disse a Sara: ?Levanta-te, minha irmã! Oremos e supliquemos a nosso Senhor, para que nos conceda misericórdia e saúde?.
5Ela levantou-se, e começaram a orar e suplicar o Senhor, para que lhes fosse concedida a saúde. Esta foi a sua oração: ?Tu és bendito, Deus de nossos pais, e é bendito o teu Nome pelos séculos dos séculos. Bendigam-te os céus e toda a tua criação por todos os séculos.
6Tu fizeste Adão e lhe deste como auxiliar e amparo Eva, e de ambos surgiu a descendência humana. Foste tu que disseste que não era bom o homem ficar só: Façamos para ele uma auxiliar que lhe seja semelhante.
7Agora, não é por luxúria que me caso com esta minha irmã, mas com reta intenção. Ordena que tenhas misericórdia, de mim e dela, e que possamos chegar, os dois, a uma ditosa velhice?.
8Disseram ambos: ?Amém, Amém?,
9A COVA
e dormiram, a noite inteira. Ao levantar-se, Ragüel mandou chamar seus servos, saíram e cavaram uma sepultura.
10Pois, disse consigo: ?Pode ser que ele tenha morrido, e seríamos alvo do escárnio e da injúria de todos!?
11Tendo terminado de cavar, Ragüel voltou para casa, chamou sua esposa
12e disse- lhe: ?Manda uma das criadas, para que entre e veja se ainda está vivo; se morreu, nós o sepultaremos sem que ninguém o saiba?.
13Mandaram a criada, acenderam a lâmpada e abriram a porta. Ela entrou e os encontrou deitados, ambos dormindo.
14Voltando, a moça comunicou que ele estava vivo e que nada de mal tinha acontecido.
15Então bendisseram o Deus do céu, dizendo: ?Tu és bendito, ó Deus, com toda a bênção santa e pura, e te bendigam todos os teus santos e toda a tua criação! Todos os anjos e os teus eleitos bendigam-te por todos os séculos!
16Tu és bendito, por que me alegraste e não sucedeu o que eu imaginava, mas agiste conosco segundo a tua grande misericórdia.
17Tu és bendito porque tiveste compaixão de dois filhos únicos. Manifesta-lhes, Senhor, a tua misericórdia e salvação e faze que a sua vida decorra na misericórdia e na alegria?.
18O FESTIM DAS BODAS
Então Ragüel mandou a seus servos que enchessem a cova antes que amanhecesse.
19Mandou também à sua esposa que fizesse muitos pães. Depois, indo ao rebanho, trouxe duas vacas e quatro carneiros, mandou matá-los e começaram os preparativos.
20Chamou então Tobias e intimou-o, sob juramento: ?Durante quatorze dias não sairás daqui, mas aqui ficarás, comendo e bebendo comigo, e alegrarás minha filha, ainda magoada por tantos infortúnios.
21Do que eu possuo, recebe a metade, e volta são e salvo para a casa de teu pai. A outra metade dos bens, quando tivermos morrido eu e minha esposa, será vossa. Coragem, filho! Eu sou teu pai e Edna é tua mãe. Nós somos teus e da tua irmã, desde agora e para sempre. Coragem, filho!?

Capítulos