Primeira Epístola a Timóteo (1Tm) - Capítulo 3

1O ?BISPO? (EPÍSCOPO)
É digna de fé esta palavra: se alguém aspira ao episcopado, está desejando um trabalho valioso.
2Pois é preciso que o bispo seja irrepreensível, casado uma só vez, sóbrio, ponderado, educado, hospitaleiro, apto para o ensino;
3que não seja dado ao vinho nem violento; pelo contrário, que seja moderado, pacato, não cobiçoso;
4que dirija bem a própria casa e saiba manter os filhos na submissão, com toda a dignidade. (
5Com efeito, quem não sabe governar a própria casa, como poderá cuidar da igreja de Deus?)
6Que não seja um recém-batizado, para não acontecer que se ensoberbeça e incorra na mesma condenação que atingiu o diabo.
7É preciso que ele receba testemunho favorável dos que não pertencem à comunidade, para que não venha a cair em descrédito e no laço do diabo.
8OS DIÁCONOS
Os diáconos, igualmente, devem ser pessoas decentes, homens de palavra, não viciados no vinho nem afeitos a lucros torpes.
9Saibam guardar o mistério da fé com uma consciência pura.
10Será preciso, primeiro, examiná-los; depois, caso não haja nada a censurar-lhes, é que assumirão as funções de diácono.
11Suas esposas também sejam honestas, não maldizentes, sóbrias, fiéis em tudo.
12Os diáconos sejam casados uma só vez, eduquem bem seus filhos e saibam dirigir sua própria casa.
13Os que tiverem exercido bem a sua função alcançarão para si uma posição honrosa e se sentirão muito seguros na fé em Cristo Jesus.
14O PROCEDIMENTO NA COMUNIDADE
Escrevo-te estas coisas, embora espere ir logo ter contigo.
15Caso, porém, eu demore, já estarás sabendo como deves proceder na casa de Deus, que é a igreja de Deus vivo, coluna e fundamento da verdade.
16Como nós todos reconhecemos e professamos, é grande o mistério da piedade: Ele foi manifestado na carne, justificado pelo Espírito, contemplado pelos anjos, proclamado entre as nações, acreditado no mundo, arrebatado na glória.