Livro do Êxodo (Ex) - Capítulo 24
Ele disse a Moisés: ?Sobe até o Senhor junto com Aarão, Nadab, Abiú e setenta anciãos de Israel, e vos prostrareis a distância.
2Apenas Moisés se aproximará do Senhor. Os outros não se aproximarão, nem o povo subirá com ele?.
3Moisés foi transmitir ao povo todas as palavras e todos os decretos do Senhor. O povo respondeu em coro: ?Faremos tudo o que o Senhor nos disse!?
4Então Moisés escreveu todas as palavras do Senhor. Levantando-se na manhã seguinte, ergueu ao pé da montanha um altar e doze colunas sagradas, segundo as doze tribos de Israel.
5Em seguida, mandou alguns jovens israelitas oferecer holocaustos e imolar novilhos como sacrifícios de comunhão ao Senhor.
6Moisés pegou a metade do sangue, colocou-o em vasilhas e derramou a outra metade sobre o altar.
7Tomou depois o livro da aliança e o leu em voz alta ao povo, que respondeu: ?Faremos tudo o que o Senhor falou e obedeceremos?.
8Moisés pegou, então, o sangue, aspergiu com ele o povo e disse: ?Este é o sangue da aliança que o Senhor fez convosco, referente a todas estas cláusulas?.
9Moisés subiu com Aarão, Nadab, Abiu e setenta anciãos de Israel,
10e eles viram o Deus de Israel. Debaixo dos pés dele havia uma espécie de pavimento de safira, límpido como o próprio céu.
11E ele não estendeu a mão contra os israelitas escolhidos: eles puderam contemplar a Deus e depois comeram e beberam.
12DEUS DÁ AS TÁBUAS DA LEI E O MODELO DO SANTUÁRIO AS TÁBUAS DE PEDRA
O Senhor disse a Moisés: ?Sobe para junto de mim no monte e fica ali. Eu quero dar-te as tábuas de pedra, a Lei e os mandamentos que escrevi para que instruas o povo?.
13Moisés levantou-se com Josué, seu ajudante, e subiu ao monte de Deus.
14Ele tinha dito aos anciãos: ?Esperai por nós aqui até voltarmos. Aarão e Hur ficam convosco. Quem tiver alguma questão dirija-se a eles?.
15Quando Moisés subiu ao monte, a nuvem cobriu o monte.
16A glória do Senhor pousou sobre o monte Sinai, e a nuvem o cobriu durante seis dias. No sétimo dia, ele chamou Moisés do meio da nuvem.
17A glória do Senhor aparecia aos israelitas como um fogo devorador sobre o cume do monte.
18Moisés, porém, penetrando na nuvem, subiu a montanha e permaneceu ali quarenta dias e quarenta noites.