Livro do Êxodo (Ex) - Capítulo 7
2Dirás tudo o que eu mandar, e teu irmão Aarão falará ao faraó, para que deixe sair os israelitas do país.
3Quanto a mim, vou endurecer o coração do faraó e multiplicar sinais e prodígios no Egito.
4O faraó não vos atenderá, mas eu porei minha mão sobre o Egito e farei sair do Egito os meus exércitos, o meu povo, os israelitas, com grandiosos atos de juízo.
5Os egípcios ficarão sabendo que eu sou o Senhor, quando eu estender minha mão contra o Egito e tirar os israelitas do meio deles?.
6Moisés e Aarão fizeram exatamente o que o Senhor lhes havia ordenado.
7Moisés tinha oitenta anos, e Aarão oitenta e três, quando foram falar ao faraó.
8MOISÉS, AARÃO E OS MAGOS DO EGITO
O Senhor disse a Moisés e Aarão:
9?Quando o faraó vos pedir que façais algum prodígio, mandarás Aarão pegar a vara e jogá-la diante do faraó, e ela se transformará em serpente?.
10Moisés e Aarão se apresentaram ao faraó e fizeram como o Senhor tinha mandado. Aarão jogou a vara diante do faraó e de seus ministros, e a vara virou uma serpente.
11Mas o faraó convocou os sábios e os feiticeiros, e também eles ? os magos do Egito ? fizeram o mesmo com seus encantamentos:
12cada qual jogou sua vara, que se transformava em serpente. Mas a vara de Aarão engoliu as varas dos outros.
13Todavia o coração do faraó ficou endurecido, e ele não lhes atendeu o pedido, conforme o Senhor tinha predito.
14AS ÁGUAS TRANSFORMADAS EM SANGUE (1ª PRAGA)
O Senhor disse a Moisés: ?O coração do faraó endureceu e ele não quer deixar o povo partir.
15Vai ao faraó amanhã cedo. Quando ele sair para a água, estarás à sua espera à beira do rio, levando contigo a vara que foi transformada em serpente.
16Tu lhe dirás: ?O Senhor, o Deus dos hebreus, enviou-me a ti com esta ordem: Deixa partir o meu povo para me prestar culto no deserto. Mas até agora não me escutaste.
17Portanto, assim diz o Senhor: Deste modo saberás que eu sou o Senhor: com a vara que tenho na mão vou bater nas águas do rio Nilo, e elas se mudarão em sangue.
18Os peixes que estão no rio morrerão, e o rio ficará tão poluído que os egípcios sentirão nojo de beber a água do Nilo??.
19O Senhor disse a Moisés: ?Dize a Aarão: ?Toma a vara na mão e estende a mão sobre as águas do Egito: sobre os rios, os canais, os pântanos e sobre todos os reservatórios de água. Toda a água se transformará em sangue, e haverá sangue por todo o Egito, até mesmo nas vasilhas de madeira e nos recipientes de pedra?.
20Moisés e Aarão fizeram como o Senhor lhes tinha ordenado. Erguendo a vara, Aarão feriu as águas do Nilo à vista do faraó e de todos os seus ministros, e toda a água do rio virou sangue.
21Morreram os peixes que havia no rio, e o rio ficou poluído, de modo que os egípcios não podiam beber de sua água, e houve sangue em toda a terra do Egito.
22Mas os magos do Egito fizeram o mesmo com seus encantamentos, de modo que o coração do faraó continuou endurecido e ele não atendeu ao pedido de Moisés e Aarão, conforme o Senhor tinha dito.
23O faraó retornou ao palácio sem preocupar-se com o caso.
24Os egípcios cavaram nas margens do rio à procura de água potável, pois não podiam beber da água do rio.
25A PRAGA DAS RÃS (2ª PRAGA)
Passados sete dias depois de ter ferido o rio Nilo,
26O Senhor disse a Moisés: ?Apresenta- te ao faraó e dize-lhe: Deixa partir o meu povo para me prestar culto.
27Se te recusares a deixá-lo ir, vou infestar de rãs todo o teu território.
28O rio fervilhará de rãs. Elas sairão do rio e penetrarão em teu palácio, no quarto de dormir e até sobre o leito; nas casas dos ministros e do povo, até nos fornos e nas amassadeiras.