Primeira Epístola aos Coríntios (1Cor) - Capítulo 4
Que as pessoas nos considerem como ministros de Cristo e administradores dos mistérios de Deus.
2Ora, o que se exige dos administradores é que cada um se mostre fiel.
3Quanto a mim, pouco me importa ser julgado por vós ou por alguma instância humana. Nem eu me julgo a mim mesmo.
4É verdade que minha consciência não me acusa de nada. Mas isto não quer dizer que eu deva ser considerado justo.
5Quem me julga é o Senhor. Portanto, não queirais julgar antes do tempo. Aguardai que o Senhor venha. Ele trará à luz o que estiver escondido nas trevas e manifestará os projetos dos corações. Então, cada um receberá de Deus o devido louvor.
6Estas coisas, irmãos, expliquei em figuras, a respeito de mim e Apolo, para vosso proveito, para que de nós aprendais a regra: ?Nada além do que está escrito? e não fiqueis cada qual torcendo por um contra o outro.
7Pois quem é que te faz diferente? Que tens que não tenhas recebido? Mas, se recebeste tudo que tens, por que, então, te glorias, como se não o tivesses recebido?
8Vós já estais saciados! Já vos enriquecestes! Sem nós, já começastes a reinar! Oxalá estivésseis mesmo reinando, para nós também reinarmos convosco!
9Na verdade, parece-me que Deus nos apresentou, a nós apóstolos, em último lugar, como pessoas condenadas à morte. Tornamo-nos um espetáculo para o mundo, para os anjos e a humanidade.
10Nós somos loucos por causa de Cristo, vós, porém, sensatos em Cristo; nós somos fracos, vós fortes; vós sois tratados com honra, nós com desprezo.
11Até à presente hora, padecemos fome, sede e nudez; somos esbofeteados e vivemos errantes;
12esgotamo-nos no trabalho manual; somos injuriados, e abençoamos; somos perseguidos, e suportamos;
13somos caluniados, e exortamos. Tornamo-nos como que lixo do mundo, a escória universal, até ao presente. Pai e modelo a ser imitado
14Isto vos escrevo, não com a intenção de vos envergonhar, mas para vos exortar como a filhos queridos.
15De fato, mesmo que tenhais milhares de educadores em Cristo, não tendes muitos pais. Pois fui eu que, pelo anúncio do evangelho, vos gerei no Cristo Jesus.
16Portanto, eu vos peço, sede meus imitadores.
17É justamente por isso que vos enviei Timóteo. Ele, filho meu querido e fiel no Senhor, vos recordará minhas normas de vida em Cristo, tais quais eu tenho ensinado, por toda parte, em cada igreja.
18Imaginando que eu não voltaria a vós, alguns se encheram de presunção.
19Ora, se Deus quiser, irei em breve estar convosco e, então, tomarei conhecimento, não das palavras desses presunçosos, mas do que efetivamente fazem.
20Pois o reino de Deus não consiste em palavras, mas em força ativa.
21Que preferis? Que eu vá até vós com vara, ou com amor e espírito de mansidão?