Primeira Epístola aos Tessalonicenses (1Ts) - Capítulo 4

1EXORTAÇÃO PARA A VIDA CRISTÃ
Enfim, irmãos, nós vos pedimos e exortamos, no Senhor Jesus, que progridais sempre mais no modo de proceder para agradar a Deus. Vós o aprendestes de nós, e já o praticais. Oxalá continueis progredindo cada vez mais.
2Sabeis quais são as normas que vos temos dado da parte do Senhor Jesus.
3A vontade de Deus é que sejais santos e que vos afasteis da imoralidade sexual.
4Saiba cada um de vós viver seu matrimônio com santidade e com honra,
5sem se deixar levar pelas paixões, como fazem os pagãos que não conhecem a Deus.
6Neste assunto, ninguém prejudique ou lese o irmão, pois o Senhor é vingador de todas estas coisas, como já vos dissemos e atestamos.
7Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade.
8Portanto, quem rejeita esta instrução não rejeita a uma pessoa humana, mas ao próprio Deus, que vos dá também o seu Espírito Santo.
9O AMOR FRATERNO. O TRABALHO
A respeito do amor fraterno, não é preciso que vos escrevamos, porque vós mesmos aprendestes de Deus a vos amar uns aos outros.
10Aliás, já tendes praticado este amor para com todos os irmãos em toda a Macedônia. Por isso, contentamos-nos em vos exortar, irmãos, a fazer novos progressos.
11Que vos empenheis em viver tranqüilos, ocupando-vos dos vossos próprios negócios e trabalhando com as próprias mãos, como vos ordenamos.
12Assim, estareis levando uma vida digna aos olhos dos que não são da comunidade, e não tereis necessidade de ninguém.
13OS FALECIDOS, NA VINDA DO SENHOR
Irmãos, não queremos deixar-vos na ignorância a respeito dos mortos, para que não fiqueis tristes como os outros, que não têm esperança.
14Com efeito, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, cremos igualmente que Deus, por meio de Jesus, com ele conduzirá os que adormeceram.
15Eis o que temos a vos dizer, de acordo com a palavra do Senhor: nós, os vivos, os que ficarmos em vida até a vinda do Senhor, não passaremos à frente dos que tiverem morrido.
16Pois o Senhor mesmo, à voz do arcanjo e ao som da trombeta de Deus, descerá do céu. E então ressuscitarão, em primeiro lugar, os que morreram em Cristo;
17depois, nós, os vivos, que ainda estivermos em vida, seremos arrebatados, junto com eles, sobre as nuvens, ao encontro do Senhor, nos ares. E, assim, estaremos sempre com o Senhor.
18Reconfortai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.

Capítulos