Segunda Epístola aos Coríntios (2Cor) - Capítulo 9
Quanto à ajuda aos santos, não é necessário escrever-vos.
2Pois conheço as vossas generosas disposições, e é por causa delas que me glorio de vós junto aos macedônios, dizendo-lhes: ?A Acaia está preparada desde o ano passado?. Aliás, o vosso zelo estimulou grande número de igrejas.
3No entanto, envio os irmãos, para que estejais mesmo preparados, como dizia, e assim não seja considerado sem fundamento o orgulho que temos de vós, neste ponto.
4Com efeito, temo que, se alguns macedônios forem comigo e vos encontrarem despreparados, esta nossa confiança em vós seja motivo de vergonha para nós, ou antes, para vós.
5Julguei, pois necessário pedir aos irmãos que nos precedam entre vós e ponham em ordem os donativos da vossa generosidade, prometidos já faz tempo. E que esses sejam mesmo sinal de liberalidade e não de mesquinhez.
6É bom lembrar: ?Quem semeia pouco também colherá pouco, e quem semeia com largueza colherá também com largueza?.
7Que cada um dê conforme tiver decidido em seu coração, sem pesar nem constrangimento, pois ?Deus ama quem dá com alegria?.
8Deus é poderoso para vos cumular de toda sorte de graças, para que, em tudo, tenhais sempre o necessário e ainda tenhais de sobra para empregar em alguma boa obra,
9como está escrito: ?Distribuiu generosamente, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre?.
10Aquele que dá a semente ao semeador e lhe dará o pão como alimento, ele mesmo multiplicará as vossas sementes e aumentará os frutos da vossa justiça.
11Assim, tornando-vos ricos em tudo, podereis praticar toda espécie de liberalidade que, por nosso intermédio, resultará em ação de graças a Deus.
12Com efeito, esta ajuda comunitária não só provê às necessidades dos santos, mas também faz com que se multipliquem as ações de graças a Deus.
13Apreciando a validade desta ajuda, eles glorificarão a Deus por vossa obediência na profissão do evangelho de Cristo e pela generosidade da vossa partilha com eles e com todos.
14E por suas orações mostrarão a grande afeição que têm por vós, por causa da graça transbordante que Deus vos concedeu.
15Graças sejam dadas a Deus por seu dom inefável.