Livro de Ester (Est) - Capítulo 5

1ESTER APRESENTA-SE AO REI
Ao fim de três dias, Ester revestiu-se dos trajes de rainha e veio para o átrio do palácio real, situado no interior, diante da sala do trono. O rei estava sentado no seu trono, na sala de audiências, no lado oposto à porta.
2aQuando ele viu a rainha Ester, alegrou-se em vê-la, e estendeu em sua direção o cetro de ouro que tinha nas mãos. Ela, aproximando-se, tocou na ponta do cetro.
2bResplandecendo nos trajes de rainha, e tendo invocado a Deus, Salvador e Senhor de todas as coisas, ela havia tomado consigo duas escravas, apoiando-se numa, com elegância, enquanto a outra seguia sua senhora, carregando a cauda do vestido.
2bA própria Ester, com o rosto enrubescido e o olhar gracioso e resplandecente, escondia um ânimo triste e angustiado, pelo medo da morte. Tendo transposto todas as portas, ela postara-se no átrio interior, à vista do rei, o qual estava sobre o trono com as vestes reais, refulgindo em ouro e pedras preciosas. Era terrível o seu aspecto, com o cetro de ouro na mão. Tendo levantado os olhos e vendo-a, num primeiro momento, como touro enfurecido, havia pensado em matá-la, clamando em tom ameaçador: ?Quem ousou entrar na sala real sem ter sido chamado?? A rainha estremeceu e, mudada sua cor em palid
3ESTER PREPARA O CONFRONTO ENTRE ASSUERO E AMÃ
Disse-lhe então o rei: ?Que queres, rainha Ester? qual é o teu pedido? Ainda que pedisses a metade do meu reino, ela te seria concedida?.
4Ester respondeu: ?Se for do agrado do rei, peço-te que venhas hoje, e Amã contigo, para o banquete que preparei?.
5Imediatamente o rei determinou: ?Chamai logo Amã, para que se cumpra o desejo da rainha Ester!? Vieram, pois, o rei e Amã, para o banquete preparado pela rainha.
6Disse a ela o rei, depois de ter tomado vinho: ?Que me pedes, para que te seja dado? Qual o pedido que tens? Se me pedisses a metade do meu reino, a receberias!?
7Respondeu Ester: ?Eis o meu pedido, a minha súplica:
8Se encontrei graça aos olhos do rei, e se ao rei agradar a concessão do meu pedido, o atendimento da minha súplica, venha o rei e Amã a mais um banquete, que vou preparar, e amanhã direi o que desejo?.
9Saiu dali Amã alegre e contente. Ao ver Mardoqueu sentado à porta do palácio, percebendo que ele não só não se levantara, mas nem sequer se movera da sua posição, ficou furioso.
10Disfarçando a raiva, chamou-os amigos e sua mulher, Zares,
11e mostrou-lhes o fausto de suas riquezas, o número de seus filhos e de quanta glória o rei o havia cumulado acima de todos os seus príncipes e servos.
12E acrescentou: ?A própria rainha Ester não chamou a mais ninguém para o banquete com o rei, senão a mim. E com ela novamente amanhã devo tomar a refeição, junto com o rei!
13Entretanto, mesmo tendo tudo isso, é como se não tivesse nada, enquanto continuar a ver Mardoqueu, o judeu, sentado à porta do rei?.
14Responderam-lhe Zares, sua esposa, e os outros amigos: ?Manda preparar uma forca de cinqüenta côvados de altura, e dize pela manhã ao rei para que nela seja enforcado Mardoqueu. Assim irás alegre, com o rei, para o banquete?. Agradou-lhe a proposta, e ele mandou levantar a forca.

Capítulos