Livro de Ester (Est) - Capítulo 6

1DESGRAÇA DE AMÃ
Naquela noite, o rei não conseguiu dormir. Mandou então que lhe trouxessem o livro dos registros, os anais dos tempos antigos. Tendo-se começado a leitura,
2chegou-se à passagem onde estava escrito como Mardoqueu tinha denunciado as tramas de Bagatã e de Tares, os dois eunucos encarregados das portas, que tinham planejado erguer a mão contra Assuero.
3Ouvindo isto, perguntou o rei: ?Que honra ou prêmio recebeu Mardoqueu por esta prova de fidelidade?? Responderam-lhe seus servos e ministros: ?Absolutamente nada!?
4Perguntou ainda o rei: ?Quem se encontra no átrio?? Nesse momento, Amã tinha entrado no átrio exterior do palácio, com a intenção de sugerir ao rei que mandasse enforcar Mardoqueu, na forca que lhe havia sido preparada.
5Responderam os servos ao rei: ?É Amã que está no átrio?. Disse o rei: ?Que entre!?
6Tendo Amã entrado, o rei perguntou-lhe: ?Que se deve fazer à pessoa a quem o rei deseja honrar?? Pensando no seu íntimo, e achando que o rei não quereria honrar a outro senão a ele mesmo,
7Amã respondeu: ?O homem a quem o rei deseja honrar
8deve ser revestido das vestes reais, que o próprio rei já usou, deve montar o cavalo que é da montaria do rei, e receber o diadema real sobre sua cabeça.
9E o primeiro dos mais nobres príncipes reais seja aquele que o deve revestir, e depois conduzir o seu cavalo pela praça da cidade, indo à frente e proclamando: ?Assim é honrado aquele a quem o rei quer honrar!??
10Disse-lhe então o rei: ?Depressa, providencia pelas vestes e o cavalo e, como disseste, faze-o para o judeu Mardoqueu, que se encontra sentado à porta do palácio. Toma cuidado para não omitires nada daquilo que falaste!?
11Assim, Amã teve de providenciar pelas vestes e o cavalo e, tendo revestido Mardoqueu e tendo-o feito montar a cavalo, foi à frente dele pela praça da cidade, proclamando: ?É digno desta honra aquele a quem o rei quer honrar!?
12Mardoqueu retornou para a porta do palácio, enquanto Amã apressou-se em voltar para casa, abatido e com a cabeça coberta.
13Ele contou a Zares, sua esposa, e aos amigos, tudo o que lhe tinha acontecido. Então os sábios, com os quais se aconselhava, bem como sua mulher, lhe disseram: ?Se este Mardoqueu, ante o qual começaste a cair, é de descendência judaica, nada poderás contra ele. Pelo contrário, hás de cair à sua frente!?
14Eles ainda estavam falando, quando vieram os eunucos do rei e logo o levaram para o banquete que a rainha havia preparado.

Capítulos